Café combate a impotência sexual?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

café combate a impotência sexual

Qual será a função do café no combate a impotência sexual? A disfunção erétil, conhecida popularmente como impotência sexual, é a incapacidade masculina em obter e manter uma ereção firme o suficiente para uma relação sexual.

Essa é a forma mais comum de disfunção sexual masculina e afeta. Por exemplo, mais de 18 milhões de homens com idades acima de 20 anos nos EUA. Além disso, no Brasil, metade dos homens acima dos 40 anos de idade também sofre com ela.

Será que o café combate a impotência sexual?

As pessoas muitas vezes tratam esse assunto como um tabu. Além disso, por sua amplitude provoca os cientistas a pesquisarem muito sobre ele. Um destes estudos foi publicado pela revista científica norte-americana Plos One. Segundo esse estudo, a cafeína contida no café, nos refrigerantes e nas bebidas energéticas, pode apresentar resultados muito positivos na luta contra essa doença.

Assim, de acordo com a pesquisa, consumir de duas a três xícaras de café por dia pode ser suficiente para reduzir o risco dos homens sofrerem de impotência sexual. E esse risco pode se reduzir em até 42%.


A pesquisa, conduzida pela Universidade do Texas, nos EUA, baseou-se em dados de um censo nacional norte-americano, considerando a ingestão de cafeína através do café, do chá, dos refrigerantes e das bebidas energéticas.

Os pesquisadores, liderados por David Lopez, professor da universidade, estudaram homens que consumem entre 85 a 170 mg de cafeína. Esse volume equivale de duas a três xícaras de café por dia. Então, eles descobriram que  esse homens tinham 42% menos chances de sofrer de disfunção erétil do que os que ingerem entre 0 a 7 mg diários.

Segundo o estudo, os homens que ingerem um volume superior. Ou seja, entre 171 e 303 mg de cafeína por dia, apresentam um risco 32% inferior ao outros de sofrer com esse problema. Essa foi uma tendência que se observou tanto em homens saudáveis como em indivíduos com excesso de peso, obesidade ou hipertensão.

Conclusão do estudo do café no combate a impotência sexual

Entretanto, os cientistas alertaram que há uma exceção a considerar. “Embora tenhamos observado uma redução da prevalência da disfunção erétil entre os homens obesos, hipertensos ou com excesso de peso. No entanto, isso não aconteceu com os homens diabéticos. Isso porque a diabetes é um dos maiores fatores de risco para provocar esse problema”, explicou David S. Lopez, acrescentando ainda que este fato “não foi surpreendente”.

Ainda de acordo com os cientistas, o papel dessas bebidas na redução do risco de impotência deve-se à atuação da cafeína. Assim, o nosso corpo desencadeia uma série de efeitos farmacológicos responsáveis pelo relaxamento das artérias do pênis e, consequentemente, pela melhoria do fluxo sanguíneo.

Mas esse consumo tem um limite?

No entanto, conforme postamos no texto “Malefícios do café”, “A diferença entre o veneno e o remédio é a dose”. Portanto, isso não significa que os homens devem beber um balde de café por dia para acabarem com a disfunção erétil. Isso porque os efeitos colaterais serão enormes.


Leia também:
Vitamina C previne doenças cardiovasculares
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias
Chocolate melhora o funcionamento do cérebro
Como criar o hábito de caminhar
Colocar canela no café, tudo o que você precisa saber!
Conheça a dieta que previne doenças e atrasa o envelhecimento

Compartilhe...

Um comentário em “Café combate a impotência sexual?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *