Caminhar uma hora por dia combate os efeitos causados pelo sedentarismo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

O sedentarismo é considerado um dos principais fatores de risco que podem causar a morte súbita, além disso, na maioria das vezes está associado, direta ou indiretamente, às causas ou ao agravamento da maioria das doenças. Saiba que o simples ato de andar uma hora por dia anula todos os efeitos causados por ele.

Andar ou pedalar uma bicicleta por uma hora todos os dias pode eliminar totalmente os efeitos de ficarmos sentado oito ou mais horas, afirmam pesquisadores que analisaram os dados de 16 estudos feitos com mais de um milhão de pessoas em várias universidades do mundo.

O resultado desse estudo foi publicado na revista The Lancet, e é uma síntese de todos os outros estudos, agrupando e comparando, de forma coerente, todos os dados obtidos nos 16 estudos.

É sabido por todos que inúmeros estudos apontam para os perigos causados pela vida sedentária, sobretudo no mundo ocidental, onde os trabalhadores costumam passar muitas horas sentados em veículos no trânsito das grandes cidades ou em suas mesas de trabalho.


Esta inatividade tem resultados significativos na saúde das pessoas. Todos os anos mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por não estarem cumprindo as recomendações mínimas de atividade física, afirmam os pesquisadores da Universidade de Cambridge, no comunicado onde divulgam os resultados da análise dos estudos consolidados.

Para evitar estes problemas de saúde, os investigadores recomendam de 60 a 75 minutos de exercícios moderados por dia.

“A nossa mensagem é positiva: é possível reduzir – até eliminar – estes riscos se formos suficientemente ativos, mesmo sem praticar esportes ou frequentar uma academia”, explica o professor Ulf Ekelund, da Universidade de Cambridge, um dos participantes da investigação.

No estudo, que incluiu dados obtidos a partir de mais de um milhão de homens e mulheres, os analisados foram agrupados em quatro grupos, dependendo do seu nível de atividade física, começando em 5 e acabando em 60 minutos de exercício por dia.

A análise final dos dados revelou que as pessoas menos ativas têm entre 28% a 58% mais chances de morrer subitamente ou prematuramente.

“Para as pessoas que se deslocam de carro para o trabalho e têm empregos de escritório, não há maneira de evitar estarem sentados durante períodos prolongados”, continua o professor. “Para estes, em particular, não podemos reforçar o suficiente a importância de fazer exercício, seja uma caminhada na hora do almoço, uma corrida de manhã ou ir de bicicleta para o trabalho,” conclui.

Caminhar não precisa ser um sacrifício, uma caminhada pode ser encarada com um hobby, ou um passatempo, ou mesmo uma forma de espairecer e botar as ideias em dia, dessa forma estaremos fazendo bem não só a nossa saúde física, como também a nossa saúde mental.

Se você não tem tempo ou condições de caminhar na rua, recomendamos a leitura de um texto que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” enviado por um leitor, muito bem humorado e animador para quem pretende encarar uma esteira em suas caminhadas diárias mas não tem coragem de começar, leia-o aqui (Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?).


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras postagens:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
Jardinagem, o hobby que me encanta!
10 hobbies que melhoram a inteligência
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *