Como aproveitar melhor o espaço em casas com peças pequenas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Já há alguns anos, principalmente nas grande cidades, os prédios são projetados e construídos com peças cada vez menores. Imóveis com peças grandes, ou são muito antigos, ou, se recém construídos, são caríssimos, com valores geralmente proibitivo para a maioria da população brasileira. Portanto, é preciso adaptar-se a essa nova realidade.

Como mobiliar peças pequenas?

A melhor forma de enfrentar esse problema é adaptar o interior das casas às novas condições de moradia. Infelizmente, nem sempre aquele sofá de família, que passava de uma geração para outra, ou aquela mesa de jantar imensa para acomodar as famílias enormes podem continuar sendo utilizados.

Além disso, uma peça com móveis desproporcionais ou inadequados ao seu tamanho fica pouco acolhedora e geralmente de difícil utilização, portanto, listamos abaixo alguns truques e dicas que podem ajudar a minimizar o problema causado pelo pouco espaço.

Se as peças de sua casa forem poucas e muito pequenas, o ideal é transformar o maior número de peças possíveis em multifunções, para que seja possível realizar diversas atividades em uma mesma peça.

Apartamentos pequenos precisam comportar diversas funcionalidades de uma casa em pouco espaço, como por exemplo a sala de estar integrada a sala de jantar, ou a cozinha e a sala integradas, entre outras combinações possíveis de espaços.

Qual o segredo para montar mais de um ambiente em uma peça pequena?

É possível fazer adaptações em pequenos espaços para que, apesar de sua limitação, os transformem em ambientes funcionais, aparentemente espaçosos e bem decorados. O uso de acessórios e decorações adequados ajuda muito a possibilitar isso.

Aproveite todos os espaços disponíveis possíveis

Para criar um ambiente funcional em uma peça pequena, devemos começar pelo máximo aproveitamento de todos os espaço disponíveis. A regra básica é que qualquer cantinho é aproveitável, escadas podem ser espaços para armazenamento, as estantes podem integrar-se aos sofás, bancos e banquetas podem assumir a função de criados mudos. Atribuindo multifunções aos itens de um ambiente, diminuímos o número de móveis necessários, com isso ganhamos espaços sem perder a funcionalidade de uma peça.

Dicas para a decoração de peças pequenas

  • Cores: Procure utilizar preferencialmente cores claras e neutras, elas ampliam o espaço. Se você quiser quebrar a decoração, com cores mais fortes, faça isso com quadros e itens de decoração que sejam adequados ao tamanho do ambiente;
  • Móveis: Em ambientes pequenos o ideal é a instalação do mínimo de móveis possíveis e que tenham o maior número de funcionalidades. Procure escolher móveis que possibilitem pelo menos duas funções; Evite móveis grandes e sofás profundos.
  • Luzes: Quanto mais iluminado um espaço maior é a sensação de amplitude que ele transmite. A luz branca é a mais apropriada para espaços pequenos. Procure também evitar a formação de sombras, colocando os pontos de luz nos pontos mais adequados.
  • Use e abuse de espelhos, de preferencia refletindo o exterior da ambiente. Eles sempre aumentam a sensação de espaço.

Utilize móveis sob medida

Os móveis sob medida são, sem sobras de dúvidas, a solução ideal para espaços pequenos. Com os móveis adequados ao espaço disponível temos condições de aproveitar ao máximo até o menor canto de uma peça. Os móveis modulados também são uma excelente alternativa, pois poderemos ampliá-los, se necessário.

Existem muitos exemplos desse tipo de móvel, como camas que contém espaços para armazenamento no seu interior, uma gaveta de cozinha que pode ser recolhida para dentro do balcão e que pode assumir a função de mesa auxiliar, o móvel da sala com a televisão embutida ou ainda uma mesa de jantar que dobrada, transforma-se em um aparador.

Utilize portas de correr

Uma boa ideia para ganhar espaço em peças pequenas é a utilização de portas de correr, tanto para a separação das peças da casa como para os móveis. O espaço necessário para a aberturas de portas limita muito o aproveitamento de espaço, portando essa alternativa é excelente. Outra alternativa, são as portas “camarão”, que se dobram ao abrir.


Se você considerou as dicas acima úteis, provavelmente também vá gostar dessas:
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Aprenda como utilizar a decoração para minimizar o calor
20 inspirações para você utilizar o clássico tapete listrado preto e branco na decoração
5 sugestões criativas e simples para renovar sua casa
DIY – Faça sua própria decoração de Natal
Vasos autoirrigáveis
30 ideias para renovar a fachada de sua casa
Toalha para cabelo, existe coisa mais prática?
Dicas para montar uma sala de jantar pequena + 50 ideias

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *