Como escolher toalhas de banho

sobre_toalhas_1

Se você já curtiu aquela sensação prazerosa de envolver-se em uma toalha de banho macia e absorvente logo após aquela chuveirada restauradora, sabe que nem todas as toalhas são iguais. Mesmo aquelas toalhas aparentemente macias ao toque, na loja, podem decepcionar muito após a primeira lavagem.

Entender o que faz uma toalha ser boa é o que faz toda a diferença. Toalhas para finalidades diferentes são fabricadas com matérias-primas diferentes e gramaturas diferentes. A absorvência de uma toalha está ligada diretamente a sua gramatura, pois isso aumenta sua superfície de secagem.

Mas o que é gramatura? Gramatura é a quantidade de fios por metro quadrado, ou seja, quanto mais “grossa” e pesada for uma toalha, maior a sua superfície de absorção e maior sua maciez, portanto “gramatura” é a palavra chave para escolher uma toalha, pois é justamente ela que causa aquela sensação prazerosa referida acima.

Outro item importante a observar é tamanho da toalha, se você for uma pessoa grande, de nada adianta uma toalha que seja pequena para seu corpo, por maior gramatura que tenha, pois ela vai encharcar rapidamente, deixando aquela sensação de que você não acabou de se secar.

As toalhas infantis encontradas nas lojas especializadas costumam ser menores que as de adultos, pois facilitam a secagem das crianças sem pesar e encharcar muito. Adultos, precisam de toalhas maiores, de preferência as denominadas “gigantes” , essas sim, são perfeitas para o pós banho.

Como comprar então?sobre_toalhas_2

Obviamente, quanto maior a qualidade e tamanho de uma toalha, maior será o seu preço, você precisa decidir quanto quer pagar por conforto. Além disso, nem todas as suas toalhas precisam ser da maior gramatura oferecida pelos fabricantes, porém, ter algumas em casa pode ser um luxo que você pode ser dar, não acha?

Procure as melhores ofertas, nem sempre as melhores toalhas têm o preço tão mais alto que as de baixa qualidade, uma boa dica são as trocas de coleção, normalmente disponíveis nas lojas on-line. O lado positivo de “pagar mais” por uma toalha, além é claro do conforto proporcionado por ela, é que essa toalha tenderá a durar muito mais tempo que as toalhas de baixa qualidade, você vai economizar dinheiro no longo prazo, pois não terá que substituí-la com tanta frequência.

 
Um texto excelente, com dicas sobre como escolher a toalha certa, e as gramaturas adequadas, pode ser encontrado aqui nesse link, da loja Kamari, especializada em cama, mesa e banho.

Muito bem, agora que você é “expert” em toalhas de banho, leia essas dicas finais para aproveitá-las ainda mais:

  • Ao efetuar a compra, procure toalhas que, na sua concepção, combinem com seu banheiro, isso aumenta a sensação de bem estar proporcionada pela qualidade do produto.
  • Evite utilizar amaciantes em suas toalhas, pois eles impermeabilizam o tecido, diminuindo sua absorção e, consequentemente, sua capacidade de secagem. Algumas pessoas utilizam um pouco de vinagre branco na lavagem das toalhas, isso aumenta a sua maciez. O cheiro do vinagre é eliminado depois de seca, mas não exagere na quantidade.
  • Evite máquinas de secar roupas com temperaturas muito altas, pois isso vai ressecar a trama, diminuir a maciez e a durabilidade da toalha.

2 comentários em “Como escolher toalhas de banho

  1. Simone Satto disse:

    Sempre usei amaciante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *