Como evitar ou diminuir o inchaço abdominal causado por gases

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Se você às vezes tem a sensação de que seu abdômen vai explodir após uma refeição, ou já se olhou no espelho seu corpo está parecido com o de uma mulher grávida, saiba que possivelmente a simples substituição de alguns alimentos em seu cardápio diário pode resolver esse problema.


Nem sempre o inchaço abdominal é um problema simples de ser resolvido, ele pode ser consequência de algumas doenças que provocam a retenção de líquidos. Algumas dessas doenças podem ser graves e devem ser tratadas por médicos.

Porém, aquele inchaço causado por gases oriundos de alguns alimentos que consumimos pode ser facilmente eliminado através da substituição de alimentos que o aliviam e que, até mesmo, “achatam” o abdômen.

Segundo a nutricionista e autora do livro The Gut Makeover (algo como “Mudando os intestinos”), Jeannette Hyde, em algumas pessoas esse inchaço é causado por infecções parasitárias e bactérias nocivas que se alojam em nosso intestino.

Para combater essa situação, a especialista sugere a seguinte alimentação:

Alho e orégano fresco

As bactérias ruins adoram e prosperam no açúcar, portanto o ideal é cortar o açúcar e incluir alimentos antimicrobianos que as combatam.

O alho e orégano estão na base da cozinha mediterrânica, considerada uma das mais saudáveis.

Pique o alho, inclua-o em seus molhos de salada e use-o como base em sopas, ensopados ou como tempero para as carnes. Utilize as folha frescas de orégano como chá, ou corte-as em molhos para saladas, sopas e ensopados.

Substituir o leite (para quem é intolerante à lactose)

Substituir o leite de origem animal por leites obtidos de vegetais, como o leite de amêndoa, sem açúcar. Muitas pessoas ficam inchadas porque seu organismo não produz a enzima chamada lactase, que tem a função de quebrar corretamente o açúcar natural (lactose) contido no leite de origem animal.

Aumentar o consumo de frutas e vegetais

Inclua em sua dieta vegetais mais diversos, como ervas, legumes, folhas e frutas. Quanto mais colorido seu prato, mais adequada é sua alimentação, mais cores e mais fibras ajudam a proliferar as boas bactérias contidas no intestino.

Verduras como chicória e radicchio

Adote o hábito de consumir chicória, ou radicchio temperados com azeite extra virgem e limão antes do prato principal. As folhas amargas ajudam a digerir melhor os alimentos, reduzindo o inchaço e o melhorando o metabolismo e o trato digestivo.

Vinagre e azeite

Misturar vinagre e azeite em uma salada pode ajudar a acionar o suco gástrico que o estômago libera para ajudar a melhorar a digestão. Pode ser vinagre de maçã, vinho, ou qualquer outro vinagre.

Vinagre de vinho tinto costuma ser um dos mais apreciados pelo seu sabor, mas ele também traz o beneficio dos polifenóis contidos em sua fórmula – o pigmento escuro do qual as boas bactérias no intestino se alimentam. Quando as boas bactérias estão dominando o ecossistema do intestino, o inchaço diminui.

Principal fonte de pesquisa: “Do YOU get bloated? Try these foods! 11 stomach-flattening ingredients you already have in your kitchen” (Daily Mail)


Leia também
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde
Jardinagem, o hobby que me encanta!
10 hobbies que melhoram a inteligência
10 coisas para fazer nos 10 primeiros minutos do dia
Conheça 20 utilidades surpreendentes para o talco de bebê
Saiba porque você deve incluir o repolho na sua alimentação
Você não consegue ir ao banheiro quando está viajando? Saiba que isso não acontece só com você

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *