Como evitar ou diminuir o inchaço abdominal causado por gases

Se você às vezes tem a sensação de que seu abdômen vai explodir após uma refeição, ou já se olhou no espelho seu corpo está parecido com o de uma mulher grávida, saiba que possivelmente a simples substituição de alguns alimentos em seu cardápio diário pode resolver esse problema.

Nem sempre o inchaço abdominal é um problema simples de ser resolvido, ele pode ser consequência de algumas doenças que provocam a retenção de líquidos. Algumas dessas doenças podem ser graves e devem ser tratadas por médicos. Porém, aquele inchaço causado por gases oriundos de alguns alimentos que consumimos pode ser facilmente eliminado através da substituição de alimentos que o aliviam e que, até mesmo, “achatam” o abdômen. 

Segundo a nutricionista e autora do livro The Gut Makeover (algo como “Mudando os intestinos”), Jeannette Hyde, em algumas pessoas esse inchaço é causado por infecções parasitárias e bactérias nocivas que se alojam em nosso intestino. Para combater essa situação, a especialista sugere a seguinte alimentação: 

Alho e orégano fresco

As bactérias ruins adoram e prosperam no açúcar, portanto o ideal é cortar o açúcar e incluir alimentos antimicrobianos que as combatam.

O alho e orégano estão na base da cozinha mediterrânica, considerada uma das mais saudáveis.

Pique o alho, inclua-o em seus molhos de salada e use-o como base em sopas, ensopados ou como tempero para as carnes. Utilize as folha frescas de orégano como chá, ou corte-as em molhos para saladas, sopas e ensopados.

Substituir o leite (para quem é intolerante à lactose)

Substituir o leite de origem animal por leites obtidos de vegetais, como o leite de amêndoa, sem açúcar. Muitas pessoas ficam inchadas porque seu organismo não produz a enzima chamada lactase, que tem a função de quebrar corretamente o açúcar natural (lactose) contido no leite de origem animal.

Aumentar o consumo de frutas e vegetais

Inclua em sua dieta vegetais mais diversos, como ervas, legumes, folhas e frutas. Quanto mais colorido seu prato, mais adequada é sua alimentação, mais cores e mais fibras ajudam a proliferar as boas bactérias contidas no intestino.

Verduras como chicória e radicchio

Adote o hábito de consumir chicória, ou radicchio temperados com azeite extra virgem e limão antes do prato principal. As folhas amargas ajudam a digerir melhor os alimentos, reduzindo o inchaço e o melhorando o metabolismo e o trato digestivo.

Vinagre e azeite

Misturar vinagre e azeite em uma salada pode ajudar a acionar o suco gástrico que o estômago libera para ajudar a melhorar a digestão. Pode ser vinagre de maçã, vinho, ou qualquer outro vinagre.

Vinagre de vinho tinto costuma ser um dos mais apreciados pelo seu sabor, mas ele também traz o beneficio dos polifenóis contidos em sua fórmula – o pigmento escuro do qual as boas bactérias no intestino se alimentam. Quando as boas bactérias estão dominando o ecossistema do intestino, o inchaço diminui.

Principal fonte de pesquisa:  “Do YOU get bloated? Try these foods! 11 stomach-flattening ingredients you already have in your kitchen” (Daily Mail)

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