Como livrar-se do mofo de uma forma fácil e para sempre

O crescimento de mofo dentro da sua casa é um fator de risco à saúde que deve ser combatido o mais rápido possível, além de poder ser uma fonte de desconforto por sua aparência e pelo seu odor. Isto porque a presença de mofo pode afetar você e sua família, principalmente as crianças, podendo levar a problemas nas articulações, no sistema nervoso, no cérebro e no seu sistema imunológico.

A maioria dos produtos de limpeza convencionais tem como base produtos químicos pesados que podem levar à formação de fumaças ou vapores tóxicos. Assim, é sempre bom procurar formas mais naturais e menos nocivas para eliminar o mofo de dentro de suas casa – muitas delas já eram conhecidas pelos seus avós como formas efetivas, mais adequadas e menos nocivas ao meio ambiente. Existem algumas soluções naturais para remover mofo que você pode testar:

  1. Peróxido de Hidrogênio: uma solução simples e barata para o seu problema com mofo com concentração de 3%. Misture partes iguais de peróxido de hidrogênio 3% com vinagre de álcool. Coloque a mistura em uma garrafa borrifadora e use-a para borrifar sobre as áreas afetadas. Deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos e então esfregue e remova o mofo com um pano seco e limpo;
  2. Vinagre: vinagre é um ácido fraco que tem o poder de matar 99% das bactérias, 82% dos mofos e 80% dos germes. Para fins de limpeza dê sempre preferência pelo vinagre de álcool – coloque o vinagre em uma garrafa borrifadora sem diluir. Borrife o vinagre sobre a superfície mofada e deixe agir por cerca de 1 hora. Depois de decorrido esse tempo, limpe a área com água pura e deixe secar. O cheiro do vinagre deverá desaparecer em poucas horas, mas se permanecer poderá ser facilmente eliminado se você colocar uma vasilha com água e suco de limão próxima do local onde ele foi utilizado.
  3. Extrato de Sementes Cítricas: Ao contrário de outras soluções, o extrato de sementes cítricas não deixará qualquer cheiro ou rastro de sua utilização no ambiente. Dilua cerca de 20 gotas do extrato em 2 xícaras de água. Misture bem e coloque em uma garrafa borrifadora. Borrife sobre a superfície mofada e deixe agir da mesma forma que as duas soluções anteriores;
  4. Bicarbonato de Sódio: este é certamente o ingrediente mais eficaz de toda esta lista. Você pode usá-lo tanto com vinagre e água ou só com água – sua eficiência será sempre muito alta. Misture o bicarbonato de sódio com água ou com uma solução de água e vinagre de álcool, colocando em uma garrafa borrifadora. Borrife sobre a superfície mofada e escove, preferencialmente com um esfregão de aço. Limpe com um pano seco.

Lembramos que você não precisa esperar o mofo aparecer em uma superfície para removê-lo. Fazendo uso preventivo de qualquer destas soluções que mencionamos acima, você vai evitar que o mofo apareça nas superfícies do seu lar. Além disso, se você tiver algum problema de umidade dentro de casa, recomendamos que você compre um desumidificador para manter a umidade em 50% ou menos. Isto impedirá o crescimento do mofo, pois o mofo necessita de água líquida ou em altas concentrações na atmosfera pra conseguir se desenvolver.

Recomendamos também a leitura de outra postagem que publicamos aqui no Blog “Lar, Doce Lar” , “Você sabe que o mofo causa doenças?“, onde detalhamos melhor os malefícios trazidos pelo mofo ao nosso organismo e mais dicas sobre como evitá-lo.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos
Porque o Desodora funciona?
Toalheiro térmico vale a pena?
As incríveis utilidades do vinagre branco
10 alimentos que podem ser usados como produtos de limpeza
Dica simples para deixar o forno do fogão como se fosse novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *