Como plantar, como cuidar da Buganvília (Primavera) e muito mais

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Buganvília

A Buganvília, também conhecida como Santa-Rita, Três-Marias, Primavera, Bouganvillea ou Bouganville é uma planta exuberante de clima tropical com origem na região sul do Brasil, mas que se adaptou bem às outras regiões do país.

Além de sua exuberância, a Primavera caracteriza-se pela sua linda e colorida floração, que pode brotar quase o ano inteiro, dependendo do clima e das condições do local onde está plantada. Por isso é uma das plantas mais admiradas por quem gosta de paisagismo.

Saiba tudo sobre a Buganvília

A Primavera é formada por um arbusto escandente (com um caule que se enrola e apoia em suportes para subir, uma espécie de trepadeira) e que portanto podemos manipular para conferir à ela o formato e a direção desejados.

Na Região Sul do Brasil, onde o clima do inverno é mais frio a Buganvília geralmente floresce na primavera e no verão, sempre chamando a atenção de todo mundo para o seu colorido.

Por ser uma planta muito resistente, ela também se adaptou à Europa. Quem a levou para lá foi o navegador e escritor francês Louis Antoine de Bougainville. Justamente por esse motivo é que a Primavera recebeu o nome científico de Bougainvillea Spectabilis e também é chamada de Buganvília aqui no Brasil.

Hoje podemos encontrar a Bougainville em quase todos os países do mundo. Observe a foto abaixo tirada em um prédio residencial em Shenzhen, na Província de Guangdong do sul da China para entender sua capacidade de adaptação e exuberância.

Buganvília na China

Bouganville na China

E nessa pousada italiana, que recebeu o nome de “La Bouganville” em homenagem à planta, situada em Arma di Taggia.

Bouganville na Itália

Características da Buganvília, cores e formato das flores

O caule da Primavera, que como explicamos acima, se agarra e se apoia em suportes que encontra para subir, é composto também por espinhos vascularizados (são os chamados espinhos verdadeiros) em algumas espécies. Você não deve remover esses espinhos, pois isso prejudicará a planta.

Suas folhas são pequenas, com formato simples, nervuras reticuladas e extremidades lisas. Crescem a partir do caule de forma alternada.

Sua flores também são pequenas, mas 3 brácteas grandes e vistosas às envolvem. Brácteas são folhas parecidas com flores, mas na verdade são estruturas foliáceas (folhas modificadas).

Podemos encontrar flores em diferentes tons de branco, rosa, coral, carmim, laranja, vermelho, púrpura e amarelo.

A propósito, se você não sabia até então o que são brácteas, uma curiosidade sobre elas é que sua função é proteger as flores, que geralmente são mais delicadas. Elas têm as cores, formas e texturas muito parecidas com as das pétalas das flores que envolvem, fazendo assim com que os polinizadores se sintam mais atraídos.

O nome “Três-marias” para a Primavera surgiu devido ao fato das brácteas que envolvem a flor se reunirem sempre em grupos de três.

Origem das Primaveras cultivadas atualmente

Hoje a maioria das Buganvílias cultivadas é híbrida. Além disso, podemos encontrá-las com muitas variações e tamanhos diferentes da espécie original. Suas brácteas formam-se em grandes cachos nas pontas dos galhos e em diversas cores. Inclusive algumas espécies híbridas já não têm mais os espinhos que comentamos acima.

Todas as espécies tendem a subir em direção ao céu, dessa forma, elas se apoiam em árvores, estacas, pérgolas, paredes ou qualquer outro apoio que consigam se agarrar.

São espécies muito versáteis e por isso são muito usadas no paisagismo. Assim, muitos jardineiros usam como trepadeira, em arcos, em pórticos, sobre muros e até mesmo como bonsai. Além disso, elas aceitam muito bem a topiaria.

O crescimento da Buganvília é bem rápido, portanto, conforme as condições oferecidas, uma muda poderá atingir facilmente até 5 metros em apenas 2 anos.

Flor da Buganvília

Uso medicinal da Buganvília

A flor da Primavera foi e continua sendo muito estudada pelos cientistas no tratamento de diversas doenças. Portanto, muitos dos seus benefícios já foram confirmados e já estão sendo aplicados.

Não pretendemos indicar aqui nenhum tratamento de saúde, pois isso deve ser feito por especialistas. Vamos apenas listar abaixo alguns dos benefícios atribuídos a essa planta para você entender melhor a sua importância também nessa área.

Para cada problema de saúde existem receitas com a forma e o volume que deve ser consumido da flor de Buganvília. Seja através de chás, sucos, consumo da própria flor e até mesmo remédios que já estão sendo produzidos por laboratórios.

Benefícios da Buganvília
  • Como desintoxicante: o consumo regular da flor da Primavera ajuda o organismo a liberar as toxinas e tem ação antibacteriana;
  • Combate a tosse e melhora as funções pulmonares: a flor da Primavera possui propriedades expectorantes que melhoram o trato respiratório e eliminam o muco;
  • Alivia a dor de garganta: as principais causas da dor de garganta são alergias ou infecções e a flor da Primavera tem propriedades antissépticas que reduzem a inflamação e aliviam a dor;
  • Combate o diabetes: pesquisas científicas demostraram que a flor da Primavera contém propriedades que regeneram as células pancreáticas e possuem efeitos semelhantes ao da insulina. Outras partes da planta também fazem parte de estudos;
  • Alívio da febre: infusão de flor da Primavera ajuda a reduzir a febre por possuir propriedades antipiréticas;
  • Recupera a flora intestinal: como a flor da Primavera elimina as toxinas, ela ajuda a combater a diarreia causada por infecções;
  • Alivia a dor de estômago: a flor de Primavera reduz a acidez estomacal causadora da dor, alivia as ulcerações e tem efeito anti-inflamatório;
  • Propriedade antisséptica para a pele: é possível usar a flor da Primavera na pele, ela limpa profundamente e previne a acne;
  • Alivia as dores nas articulações: a flor da Primavera combate o problema mais comum de dor nas articulações pela inflamação gerada pelo consumo de açúcares;
  • Aumenta a pressão sanguínea: a flor da Primavera aumenta a pressão arterial, também conhecida como hipotensão. Justamente por esse motivo, quem tem hipertensão não deve consumi-la;
  • Aumenta o bom colesterol: a flor da Primavera combate as placas e melhora a função endotelial coronariana, reduzindo os problemas cardíacos. Também ajuda a prevenir o infarto do miocárdio e cerebral;
  • Tem efeito neuroprotetor e antioxidante: a Primavera é eficaz como neuroprotetor, combatendo várias doenças, como o Parkinson. Além disso, tem efeito antioxidante.
Benefícios espirituais da Buganvília

Há ainda uma crença popular que atribui benefícios espirituais à Buganvília. Segundo essa crença, o espaço em torno da planta é uma espécie de casulo, um “ambiente protegido”. A Buganvília branca proporciona uma proteção integral, enquanto e a vermelha proporciona proteção física.

Como fazer mudas e como plantar a Buganvília

Plantar a Primavera através de sementes é mais difícil de prosperar. Além disso, não há garantias de que a planta resultante seja idêntica à planta que deu origem à semente. Portanto o ideal é propagá-la através de estaqueamento.

Propagação da Primavera por estaca

Faça as estacas fora da época de floração. Prefira as estacas a partir de galhos da grossura de um dedo mínimo e que tenham gemas. Então, corte as extremidades das estacas na diagonal e com um tamanho entre 20 e 30 centímetros.

É preciso prestar bem a atenção em qual é a parte de baixo da estaca retirada da planta. Se você plantar a estaca de forma invertida as raízes não brotarão.

Retire as folhas do meio da estaca, deixando apenas algumas no topo. Em seguida, coloque as estacas de molho em água por alguns dias em um local iluminado mas sem a luz solar direta, após esse período você poderá plantá-la.

Então, procure plantar as mudas em um local que receba muito sol e em solo misto (areia, composto orgânico e substrato para mudas em partes iguais). Regue abundantemente após o plantio e depois somente quando a terra secar. Tanto as plantas adultas, assim como as mudas resistem bem ao clima frio.

Como cultivar e como cuidar da Buganvília

Por ser uma planta rústica, a Primavera não é muito exigente quanto ao tipo de solo, mas mesmo assim, se você pretende quer ela fique bem grande e exuberante mais rápido, escolha um local fértil, com terra fofa e bem drenado para o seu plantio definitivo.

Além disso, se você mora em uma região muito quente, então escolha um local que misture horários de sol com horários de sombra. Caso contrário, prefira um local com sol pleno e direto.

É muito fácil cultivar a Primavera, isso porque ela é uma planta muito resistente. Regue-a somente quando a terra estiver seca, pois essa planta não deve ser encharcada.

Adube-a pelo menos uma vez por ano.

Ela pode ser podada e seus galhos podem ser redirecionados para os espaços que você quer que ela preencha.

Pode plantar Buganvília em vaso?

Sim, a Primavera aceita bem o plantio em vasos e os cuidados são os mesmos de quando você plantá-la diretamente no solo. No entanto, como todas as plantas, quanto mais terra oferecemos para ela, mais ela vai se desenvolver. Portanto escolha um vaso adequado para o tamanho que você quer que ela atinja.

Além disso, você terá que adubar a terra com mais frequência para evitar que ela se esgote e, é provável, que com o passar do tempo tenha que fazer troca de vaso e poda de raízes.

Planta Primavera


Leia também:
Como plantar e cultivar a Rosa do Deserto
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
O que é uma edícula, exemplos, dicas e ideias para você planejar a sua
Dicas interessantes para você aproveitar mais um jardim de inverno
Como e quando podar o bordo japonês
Simbolismo da buganvília

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *