Como transformar sua cozinha em um espaço agradável para reunir a família e os amigos

Gostou? Compartilhe...

Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Nas gerações passadas, mais formais e com casas enormes e com muitas peças, a cozinha das casas era exclusivamente para cozinhar e, geralmente uma cozinheira contratada ou a dona da casa. Atualmente nossas cozinhas por vezes se transformaram no centro multifuncional da casa.

Para muitas famílias, principalmente as que têm membros que gostem de cozinhar como hobby, a cozinha é o centro social da casa, onde os familiares, os parentes e os amigos ficam conversando e confraternizando enquanto a refeição é preparada e, algumas vezes, onde também fazem a refeição depois de pronta.


Nos tempos modernos passamos muito tempo em nossas cozinhas. Muitas famílias estão optando por receber amigos para o jantar em vez de sair, principalmente em grandes cidades. Os almoços de família nos finais de semana também são uma constante.

Mas nós não estamos usando a cozinha como antigamente, somente para cozinhar. Hoje, além de organizar jantares, coquetéis e almoços, também a usamos como um espaço social para nos conectarmos com nossos familiares, conversar com vizinhos ou ainda socializar com amigos que chegam de surpresa para uma visita rápida.

Em função desse novo hábito da sociedade, nossas cozinhas precisam ser planejadas e projetadas de acordo e não apenas como eram montadas antigamente. Novos itens e móveis passaram a fazer parte dela. Como a cozinha se transformou em um centro social da casa, é importante que o seu design corresponda ao seu estilo de vida e aos seus hábitos sociais.

Se você está entre os adeptos dessa nova tendência e gosta de receber as pessoas na sua cozinha o ideal é transformá-la em um espaço mais social, agradável e aconchegante para que as pessoas se sintam confortáveis. Ao planejar uma cozinha que atenda essas necessidades, existem algumas questões que julgamos importante serem consideradas. Vamos a elas?

Abra o espaço da cozinha para a sala

Uma cozinha apertada e fechada com apenas uma porta normal pode parecer sufocante para abrigar várias pessoas simultaneamente. Tente abrir o máximo possível espaço, isso possibilitará que mais pessoas participem do processo de preparação da refeição, se ela estiver sendo preparada, além de socializarem mais confortavelmente.

As cozinhas americanas, com os espaços abertos entre a cozinha e sala de jantar são excelentes espaços sociais. Esse modelo de cozinha permite que mais ainda pessoas enxerguem e conversem com quem está cozinhando, enquanto desfrutam de mais espaço longe do local principal onde a comida está sendo preparada, se assim o desejarem.

Se você ainda vai construir sua casa, considere a opção de projetar a cozinha integrada com a sala, caso sua cozinha já exista e tem apenas uma porta para a sala, verifique se é possível remover a parede que separa os dois ambientes para criar um espaço mais amplo para a cozinha.

Adicione um ponto social dentro, ou próximo da cozinha, com vista para ela

O ponto focal social de uma cozinha é a sua ilha central, um balcão ou uma bancada que a separa da sala. Esses móveis se transformam em recursos multifuncionais, podem ser usados ​​para preparação de alimentos, como apoio para armazenar os alimentos que estão à espera de utilização, para fazer as refeições e ainda como um espaço de entretenimento.

Uma mesa, uma ilha, um balcão ou uma bancada, combinada de bancos ou cadeiras se torna um espaço perfeito para os assistentes dos cozinheiros conversarem e petiscarem enquanto aguardam a refeição ficar pronta.

Existem muitos modelos e opções diferentes para uma ilha de cozinha ou para um balcão, que podem incorporar uma série de soluções de armazenamento de utensílios de cozinha e alimentos.

Aproveite ao máximo a luz natural e projete uma iluminação artificial adequada

Uma cozinha brilhante e bem iluminada fica mais ampla, acolhedora e calorosa. Durante o dia, tente obter o máximo possível de luz natural e, se possível, também de ar vindo do exterior da casa. Isso pode ser obtido planejando janelas amplas e que possam ser abertas ao construir a casa ou ampliando as já existentes no caso de uma reforma.

Claraboias podem cumprir essa função de iluminar e arejar naturalmente muito bem se for viável instalá-las na sua residência. A luz solar direta em uma cozinha tem o poder de transformá-la completamente, se você tem a possibilidade de utilizar esse recurso, sugerimos também a leitura do texto “Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar ” publicado aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

Da mesma forma, as luzes artificiais também precisam entrar em cena para tornar a cozinha mais atraente socialmente. Alternativas de luzes com opções de várias nuances permitem criar ambientes diferentes para atender todas as necessidades da cozinha e ocasiões.

Uma iluminação mais focada pode ser instalada nos locais de trabalho com o objetivo de fornecer uma luz funcional e atender o aspecto decorativo, enquanto os espaços sociais podem receber uma iluminação mais tênue para as pessoas se reunirem e conversarem em um espaço mais aconchegante.

Instale bancos ou cadeiras para quem não estiver cozinhando sentar-se confortavelmente

A ilha da cozinha ou o balcão que separa a cozinha da sala são os melhores lugares para adicionar assentos como bancos e cadeiras, pois nesse caso eles serão multifuncionais, servirão também para as pessoas fazerem as refeições como se estivessem em uma mesa, depositar seus copos enquanto esperam, notebook, ou até mesmo jogarem com um jogo de tabuleiro ou de cartas.

Entretanto se você tem uma cozinha maior, é possível, e pode ficar muito interessante, disponibilizar outras opções de assentos ou locais para as pessoas se sentarem. Você pode montar recantos com sofás ou poltronas, bancos de parede, assentos de janelas, uma mesinha pequena alta com bancos, entre outras opções.

Os espaços abertos entre a cozinha e a sala de estar também proporcionam a oportunidade de distribuir os sofás da sala de forma que fiquem próximos a ela e que permitam a integração entre quem cozinha e quem assiste.

Incorpore opções de tecnologia e de entretenimento à sua cozinha

Algumas pessoas desaprovam televisão na cozinha pois consideram que ela não favorece a conversa entre as pessoas, outras consideram a televisão uma necessidade essencial. Decidir-se por instalar uma televisão dependerá do seu estilo de vida e de sua família, pois ela poderá trazer muitas vantagens e muitas desvantagens em reuniões sociais.

Você pode ter um familiar que queira estar sempre com uma televisão ligada, por exemplo, neste caso, se você não tiver uma na sua cozinha provavelmente nunca contará com a sua companhia. A questão principal é que ter uma televisão em sua cozinha não necessariamente implica em ela estar sempre ligada, mas poderá haver ocasiões em que você e seus amigos ou familiares queiram assistir a um noticiário ou a um jogo enquanto cozinham, nesse caso ela vai aproximar as pessoas em vez de separá-las entre os que estão na cozinha e os que estão na sala.

Se você quer ter uma televisão somente para esses momentos especiais e evitar que alguém a veja e fique insistindo para que seja ligada, existem algumas formas de escondê-la com portas de armários.

Além da televisão, hoje muitas pessoas são dependentes de computadores, tablets e celulares, não conseguem afastar-se deles, nesse caso seria interessante disponibilizar estações para laptop e tablet incorporadas a ilha de cozinha ou do balcão, com tomadas e acesso à internet.

Aplicando essas dicas, certamente você estará no caminho de ter a cozinha social dos seus sonhos, existem outras questões a serem consideradas, porém, isso são particularidades que dependerão de outras necessidades que você tenha. Imagine-se na sua cozinha depois de pronta, se acha que já sabe o que quer, mãos à obra e boa sorte em seu projeto.

E se você estiver procurando por mais inspiração para montar sua ilha de cozinha e escolher os assentos que vai disponibilizar para seus convidados, sugerimos também a leitura do texto “Dicas de ilhas de cozinha e seus assentos + 36 ideias para inspiração“, com muitas fotos e dicas.


Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas essenciais para resolver problemas comuns da cozinha
Como montar uma cozinha ao ar livre
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Como cozinhar sem seguir receitas? 7 dicas simples e úteis
Vasos autoirrigáveis
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades

Gostou? Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *