Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

cozinhas com claraboias

As cozinhas com claraboias ficam ótimas. Isso porque a cozinha é um dos espaços de uma casa que mais exige luz. Se for natural então, ela se transforma em um ambiente perfeito para quem prepara as refeições.

Um cozinha com muita luz parece mais ampla, e se ela for integrada a outros ambientes da casa, então fica ainda mais charmosa com o brilho da luz solar.

Dicas para cozinhas com claraboias

É comum quando vamos construir ou reformar, nos fixarmos demais nas paredes e no mobiliário quando se trata de design de interiores. Ficamos um bom tempo olhando paletas de cores, pensando nas opções de decoração e outros itens que vão compor cada cômodo da casa.

No entanto, por vezes negligenciamos um item essencial e que tem tanto poder de modificar a aura de um espaço quanto as paredes e os objetos. Esse item é o teto, que em geral não recebe tanta atenção quanto deveria no planejamento de uma reforma ou obra nova.

As claraboias dão vida a uma cozinha

Uma simples mudança na cor do teto ou até uma nova guarnição podem dar ao ambiente uma vibração totalmente diferente da que ele tinha antes da mudança. Portanto você pode imaginar o que uma claraboia é capaz de fazer.

E em uma cozinha então? Nenhum outro ambiente de uma casa se beneficia tanto de uma claraboia como a cozinha, tanto por requerer iluminação constante onde são executadas as tarefas, como também porque dificilmente ela precisará ser escurecida.

Por isso, selecionamos para você 44 ideias de cozinhas lindas e criativas com claraboias, que servirão tanto se você já tem claraboia na sua cozinha e busca inspiração para mobiliá-la, como também se ainda não tem e pretende instalar uma claraboia nela.

Esse texto também faz parte de uma série que estamos publicando sobre claraboias. No primeiro texto da série, “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente“, explicamos detalhadamente sobre os principais tipos de claraboias além de dicas e cuidados que você deverá tomar ao instalá-las.

As claraboias, usadas há muito tempo na arquitetura, agora ganharam ainda mais impulso em função de novas tecnologias para movimentá-las e instalá-las.

A arquitetura criativa moderna usa muito esse recurso não só como forma de iluminar e arejar um ambiente, sua função principal, como também para valorizá-lo de uma forma que a simples iluminação artificial, a pintura e o design de janelas e portas padrão nunca poderiam realizar.

Nossos olhos por diversas vezes direcionam-se naturalmente para o céu. Portanto uma abertura voltada para ele em uma casa cria uma sensação de amplitude muito grande.

Que tipo de cozinha pode receber claraboia?

Se sua cozinha é americana, ou integrada a outros ambientes, conforme escrevemos no início do texto e você gosta de cozinhar para amigos e familiares, e esses assistem ou ajudam no preparo das refeições, a cozinha com claraboia trará um charme a mais e com certeza ficará mais convidativa, aumentando o prazer e melhorando o humor dos participantes.


Como esse texto está voltado especificamente para claraboias em cozinhas, procuramos selecionar ideias que mostrem como é possível valorizar ainda mais sua cozinha através da luminosidade e amplidão oferecidas por essa técnica de “abrir o teto”.

Em uma cozinha você poderá instalar claraboias acima da ilha da cozinha, da estação de trabalho, da mesa ou de um balcão. Assim, você garante que haja um fluxo direto de luz natural durante o dia. Nessas mesmas posições, você pode instalar pingentes e luzes fixas para assumirem essa tarefa ao anoitecer.

Procuramos abranger a maior variedade possível de estilos e configurações de cozinhas para mostrar o alcance que esse recurso pode atingir. Esperamos que você goste dessa seleção.

44 ideias de cozinhas com claraboias


Leia também:
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Selecionamos 30 ideias de claraboias instaladas em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
30 ideias de salas de jantar com claraboias
Banheiros com claraboia, 34 ideias para obter uma luz natural mais intensa
Como aproveitar melhor um sótão usando claraboias e ainda 30 ideias incríveis
Salas de estar com claraboias, 30 ideias e muitas dicas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *