Dicas de decoração de quarto de casal

Nos dias de hoje, os dormitórios cumprem várias funções, principalmente se forem usados por crianças ou adolescentes. As dicas abaixo servem para todos os tipo de dormitórios, porém esse artigo é direcionado a orientar a decoração de dormitórios para adultos, ou como é mais conhecido, quarto de casal.

Dormitórios devem ser locais calmos e aconchegantes. Mesmo quando os utilizamos também como escritório, sala de estudo, TV, etc. O ambiente de dormir deve induzir ao relaxamento.

O ideal é que a cor predominante fique na paleta de cores relaxantes, como azul, violeta, verde, tons pastéis ou cores neutras. Procure utilizar sempre cores claras e pouco saturadas. Se o dormitório também for muito utilizado durante o dia para outras atividades que não seja dormir, é interessante usar um pouco de cor mais saturada ou mais energizante em detalhes, como a estampa da colcha, cabeceira da cama ou objetos decorativos.

O piso deve ser, de preferência, quente (madeira, forração, piso flutuante). Caso o dormitório seja de piso frio (cerâmica, porcelanato), sempre cubra-o com tapetes. Podes-se usar um tapete grande que ultrapasse as medidas da cama, ou vários tapetes pequenos nas laterais e nos pés da cama. Se você tiver alergias evite carpetes ou tapetes muito peludos, pois são acumuladores de pó e ácaros.

 
O quarto deve conter uma iluminação principal boa, mas não direcionada para a cama. Use nas laterais da cama pendentes de teto, arandelas ou abajures para proporcionar iluminação de leitura e indireta. A penumbra ajuda a termos um sono mais relaxante e profundo, portanto defina alternativas para poder deixar seu dormitório bem escuro caso necessário, utilizando venezianas, persianas ou black-out e cortinas.

Ao escolher sua cama, observe bem o tamanho da peça em que ela será colocada. Deixe, no mínimo, um espaço de circulação de 60 cm ao redor dela.

Abaixo, selecionei algumas opções de decorações e faço uma avaliação dos pontos fortes e fracos delas, de acordo com os itens relacionados acima, que podem ser tomados como orientação para a tomada de decisão de quem pretende ter um quarto agradável, dentro de suas possibilidades.

Esse dormitório tem um estilo despojado e possui os móveis básicos, cama e criado mudo. Iluminação indireta utilizado arandelas. As cores estão ótimas, base branca com detalhes em azul. Está bem aconchegante por conta do tapete. A única coisa que deveria ser alterada é o tamanho da cama, está muito grande em relação à largura do ambiente. A cama também poderia ter uma cabeceira para evitar o contato direto dos travesseiros com a parede.

****

Um pouco maior, esse dormitório, possui as mesmas qualidades do anterior, ainda apresentando um pouco mais de cor. Um dos criados-mudos tem função de penteadeira. A iluminação indireta é feita por um pendente e um abajur, além da iluminação da cabeceira. Cortina e black-out, para garantir um bom sono. Apesar do predomínio do branco ser quebrado sempre pelo mesmo tom de verde, a decoração não fica monótona por conta das estampas utilizadas nos acessórios.

****

Veja abaixo duas propostas no mesmo estilo para o mesmo espaço. Ambas em tons neutros, observando as especificações necessárias para um dormitório. Porém, observe que na primeira opção a iluminação é direta sobre a cama, o que não é recomendado, para que a luz não incida diretamente nos olhos de quem está acordando. Na segunda proposta essa iluminação foi aproveitada para servir ao armário, o que é muito mais adequado e útil.

****

Essa é uma opção mais colorida, observe que a cor está na parede da cabeceira da cama e que não é vista quando se está deitado, além disso fica parcialmente coberta pelo armário, portanto não prejudica o sono. Embutir a cama também é uma ótima opção para dormitórios pequenos, pois amplia o espaço disponível.

****

Veja outra sugestão de cor forte na cabeceira do dormitório. Qual o ponto fraco desse quarto mais evidente? Observe que o piso é frio, portanto está faltando aquecê-lo. Utilizando tapetes com detalhes na cor da cabeceira o quarto ficará muito mais agradável e aconchegante.

****

Esse dormitório, apesar dos móveis serem escuros, está muito acolhedor com as paredes em um tom claro. A cama é grande mas não atrapalha o espaço de circulação, que está ótimo.

****

Duas opções de dormitórios que somam a função de escritório. O primeiro é a opção ideal, pois tem uma divisória entre o espaço de escritório e a cama, diminuindo a luminosidade do escritório para o dormitório. O segundo apresenta uma opção mais viável para o tamanho das peças dos apartamentos atuais, porém se um membro do casal estiver trabalhando e o outro dormindo, esse certamente ficará incomodado. Evite deixar computadores ou impressoras ligados durante a noite para que as luzes desses aparelhos não atrapalhem seu sono.

****

Esse dormitório está lindo, apresenta todos os requisitos que descrevi para um dormitório. É o ambiente perfeito para mostras de decoração e dá uma sugestão do que se pode usar. Porém, não está prático. A cama está afastada demais dos criados-mudos, que estão totalmente ocupados pelos arranjos. Não tem interruptor próximo à cama para ligar/desligar a iluminação.

A dica final, é que quando você for escolher um modelo para seu dormitório, sempre avalie a praticidade e adapte às suas necessidades, nem tudo o que é caro é melhor, as vezes um quarto simples e barato bem distribuído fica muito mais acolhedor do que um quarto caríssimo e inadequado à necessidade de dormir.

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari, especializada em cama, mesa, banho e decoração.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
Você já pensou em morar em um Contêiner?
Sugestões de Presentes Criativos
Toalheiro térmico vale a pena?
Dicas para a limpeza da casa não ficar tão pesada

3 comentários em “Dicas de decoração de quarto de casal

  1. Rosele M Greca disse:

    Muito interessante as avaliações feitas , mostrando as melhores opções para os dormitórios. A participação de um especialista na decoração de ambientes é importante para embelezar, adequar espaço e necessidades. Parabéns !

  2. Syrlei disse:

    Adoro dormitórios modernos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *