Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!

Você é uma pessoa que curta hobbies caseiros?

Por exemplo, você aproveita feriados ou finais de semana para curtir a sua casa?

Se você se estica no sofá para assistir televisão com a família, pendura uma rede na varanda para uma boa leitura de um livro, junta os amigos para um bate-papo gostoso ou para divertir-se com jogos de tabuleiros, prepara um almoço especial, aproveita para restaurar um móvel, executa um projeto DIY ou arruma alguma coisa que esteja danificada na casa, você é um praticante de hobbies caseiros.

Ideias de hobbies para fazer em casa

Os hobbies caseiros são inúmeros, e mesmo as tarefas cotidianas ou chatas, podem ser transformadas em um hobby, é só querer, e, como diz aquele antigo ditado de autoajuda: “querer é poder”.

Hobbies caseiros são aquelas atividades que escolhemos fazer por prazer dentro de nossa casa e que não fazem parte das tarefas que temos obrigação de fazer.

Podemos ter muitos hobbies, mas nem sempre nos damos conta que os temos. Alguns exigem equipamentos ou ferramentas especiais ou específicas, outros, podemos fazer improvisando com o que já temos em casa, porém, todos, por seres hobbies, provocam em nós o prazer e a satisfação de executá-los.

Veja abaixo algumas atividades que são consideradas hobbies caseiros.

1. Fazer coleções

O colecionismo é um dos passatempos ou hobbies mais praticados em todo o mundo. Pode-se fazer coleções de quase tudo, como por exemplo: selos, moedas, chaveiros, aviões, carrinhos, máquinas de escrever antigas, globos, figurinhas, filmes, CDs, antiguidades, etc. Essa atividade ajuda no desenvolvimento dos sensos de classificação e organização, de interação e socialização com outros colecionadores e do poder de negociação. Também contribui muito para o aumento cultural sobre os objetos colecionados.

2. Colocar barcos em garrafas ou construir réplicas de modelos

Essas são aquelas atividades que requerem muita paciência, tempo, dedicação e mão firme, contudo, o resultado final geralmente é extraordinário e causa suspiros de todos os admiradores dessa arte. Tanto os barcos em garrafas quanto as réplicas de modelos de carros, comboios, aviões, barcos, ou construções históricas, são atividades demoradas, longas e continuadas, mas que geram muita satisfação ao apreciar o resultado final.

3. Fazer cerâmica

É o ato de trabalhar o barro, moldando-o e transformando-o, o que permite a criação novos objetos e de obras de arte. Trata-se de um hobby muito criativo, que também exige muita paciência, concentração e organização. É uma atividade muito relaxante.

4. Fazer velas artesanais

Fazer velas artesanais de cera é um passatempo muito relaxante e de muito fácil realização. Podem ser feitas velas de várias formas, tamanhos e aromas, depende apenas da imaginação e da criatividade de cada um.

5. Trabalhar a madeira

O ato de trabalhar a madeira permite que se desenvolva a imaginação e criatividade. Trata-se de um hobby extraordinário, pois sempre proporciona a hipótese de criar algo novo e original. Ele pode ser praticado de várias formas, pode ser fazendo entalhes, torneando a madeira ou construindo objetos e móveis.

6. Trabalhar o metal

Assim como a atividade de trabalhar a madeira, o ato de trabalhar os metais permite a criação de novos objetos e obras de arte. Trata-se de uma atividade ou hobby muito criativo que exige muita concentração, organização e método de trabalho. Mas também pode exigir algumas ferramentas bem específicas e locais adequados.

7. Cozinhar

O ato de cozinhar, além da satisfação de criar pratos que serão saboreados é uma forma de reunir pessoas e criar laços. Além disso, é uma tarefa que ajuda a desenvolver a concentração e o planejamento.

8. Jogar cartas ou jogos de tabuleiros

Jogo é um dos hobbies prediletos da maioria das pessoas, uma vez que garante bons momentos de descontração na companhia de outras pessoas. Por outro lado, é uma boa forma das pessoas se distraírem dos problemas ou das dificuldades do quotidiano.

9. Fazer tricô, crochê, costurar, tapeçaria, pintura

São atividades muito relaxantes e gratificantes. Criar peças para uso próprio ou para uso de terceiros é muito bom. Uma curiosidade, o tricô é conhecido por ser uma atividade ou hobby feminino, no entanto no Egito antigo o tricô era feito pelos homens, enquanto as mulheres se incumbiam de produzir o fio com a roca de fiar.

10. Fazer reparos em casa

O ato de fazer reparos em casa é uma atividade ou hobby que pode ser mais simples ou mais complicado, mas muito útil. A sua prática permite-lhe ter um maior conhecimento acerca do funcionamento das coisas e isso é bom pois vai conseguir estar preparado para resolver qualquer tipo de problema.

Essa é uma atividade tradicionalmente considerada como sendo masculina, mas nos tempos atuais, o número de mulheres a realizá-la está cada vez maior.

11. Ler, assistir televisão ou ouvir música

Esses são hobbies perfeitos para quem quer realmente descansar e são os que a maioria das pessoas costuma praticar. São excelentes para desopilar e esvaziar a cabeça dos problemas do dia-a-dia. Transportam-nos para outras realidades e algumas vezes podem vir a ser muito instrutivos, aumentando nosso conhecimento geral e nossa cultura.


Leia também:
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
5 plantas para cultivar dentro de casa
A importância de ter um hobby
A importância da adubação de hortas e jardins
Jardinagem, o hobby que me encanta!
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

Um comentário em “Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!

  1. Rosele Greca disse:

    Perfeito! Porém , acrescento, encontrar os amigos em visitas domiciliares ou em uma mesa de bar para experimentar quitutes saborosos, enquanto rola um papo legal é ótimo e relaxante. Vale até falar um pouco da vida alheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *