Pingo-de-ouro, dicas de como plantar, cuidar e podar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

pingo de ouro em muro

O pingo de ouro é uma planta muito versátil, vistosa e com uma cor amarela esverdeada, que lembra ouro – por isso recebeu esse nome popular. Ela é uma planta que pode ser usada de diversas formas, tanto em jardins como em vasos dentro de casa.

De crescimento rápido e muito resistente às variações climáticas, ela se tornou muito popular nas casas do Brasil inteiro, sendo ideal para quem não dispõe de muito tempo para cuidar de plantas.

Planta pingo de ouro, tudo sobre ela

Com inúmeras aplicação na jardinagem, o pingo-de-ouro é excelente para estabelecer delimitações de canteiros, fazer as vezes de cerca-viva, topiaria (podas artísticas e ornamentais), formar recantos de arbustos em canteiros, bonsais e, até mesmo, se você preferir, deixar crescer transformando-a em uma pequena árvore.

O colorido de suas folhas sempre o destaca na companhia de qualquer outra planta. Essa é mais uma razão pela qual ele tem tantas aplicações em jardins, pois como também é de fácil poda e manutenção, ele não concorre com as outras plantas. Você pode dar a ele o formato e o tamanho que decidir e, dessa forma, realçar e destacar ainda mais as plantas em sua volta, de acordo com o projeto de jardinagem.

De origem mexicana, o pingo de ouro (de nome científico Duranta Erecta) também é conhecido como violeteira, foi criado através de mutações de outras plantas e tem como característica principal de que quanto mais luz solar direta recebe, mais com aparência dourada ele fica.

É uma planta que pode ficar exposta ao sol direto o ano inteiro sem nenhum cuidado especial e que só floresce se não for podado constantemente. Suas flores são delicadas e podem ser roxas, rosa ou brancas. Ela ainda produz pequenos frutos redondos na cor laranja quase dourados, que atraem pássaros, abelhas e borboletas para o jardim.

Como plantar pingos de ouro

A propagação do pingo de ouro pode ser feita através de estaqueamento e requer pouca experiência. A partir de uma planta adulta saudável você pode fazer estacas com alguns galhos com medidas de cerca de 15 centímetros. Prefira os galhos das pontas, pois esses estão em pleno crescimento. Deixe-os descansando por até dois dias e depois mergulhe-os em água ou alguma solução para desenvolvimento de raízes.

Adube adequadamente a terra ou substrato em um vaso ou em um saquinho para mudas onde você vai colocar as estacas. Espete isoladamente cada uma das estacas, deixe-as em um lugar com pouco sol e sempre muito bem regada. Após cerca de 15 dias elas já podem ser transferidas para seu local definitivo. Você também pode pular a etapa de plantar em um vaso, plantando-as diretamente no local definitivo, mas isso exigirá cuidados iniciais maiores.

Como fazer uma cerca viva ou delimitar caminhos com pingos de ouro

As cercas vivas feitas com pingo-de-ouro geralmente são mais bonitas e exuberantes que as cercas feitas com outras plantas, em função da sua cor vibrante. Mas, o processo para fazer cercas vivas ou caminhos é o mesmo, a diferença entre eles é o tamanho da poda que será feita no futuro.

Como é uma planta que fecha muito bem quando está saudável, então ela também é ótima para esconder locais do jardim que não queremos mostrar ou muros e cercas que não queremos deixar visíveis.

pingo de ouroPara iniciar uma cerca viva, você deve plantar as mudas com um espaçamento pequeno entre elas (até 30 centímetros no máximo). Prepare e adube o solo onde será feito o plantio. Faça as covas com o espaçamento desejado entre as mudas. Coloque uma muda por cova. Feche as covas e regue constantemente.

Como cuidar da cerca viva de pingo de ouro

Então, na medida em que as mudas forem se desenvolvendo, você deve realizar as podas para dar o formato, a espessura e a altura desejados. Assim, você pode fazer as podas com podadores automáticos, tesoura ou até motosserra, dependendo da espessura dos galhos que você vai podar e do formato que você deseja.

Você também pode optar por comprar as mudas já enraizadas para assim, aumentar as chances de sucesso do plantio.

Por fim, depois de adultos, manter os pingos de ouro é muito fácil, basta mantê-los sempre adubados e regados para ter uma planta perene. Eventualmente você pode ter algum ataque de insetos nessas plantas, devido a proximidade entre as folhas. Mas isso também não é difícil de manter sob controle.


Leia também:
24 ideias para embelezar ainda mais um jardim utilizando pedriscos
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
A importância da adubação de hortas e jardins
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?
Como plantar e como cuidar da Uva do Oregon (Mahonia aquifolium)
Como e quando podar o bordo japonês

Compartilhe...

49 comentários em “Pingo-de-ouro, dicas de como plantar, cuidar e podar

  1. Dado disse:

    Boa noite, pessoal. Tudo bem? Tenho uma dúvida e talvez vocês possam me ajudar. Montei uma floreira com pingo de ouro. As mudas parecem saudáveis, mas elas simplesmente não crescem. Será que é porque eu plantei as mudar muito próximas umas das outras (cerca de cinco centímetros)? Se eu replantá-las com mais distância, será que elas passam a crescer mais? Desde já, muito obrigado

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Dado, talvez esteja faltando adubo, água ou sol para elas se desenvolverem mais rapidamente, é difícil dar alguma sugestão à distância, verifique se está atendendo todas as necessidades dela. Além disso, realmente, 5 cm entre uma e outra é muito perto, nem para fazer uma cerca viva cm ela é necessário plantar tão perto. Depois que crescerem certamente uma vai prejudicar a outra.

  2. Tatiane Barbosa disse:

    Olá, gostaria de saber como faço mudas a partir das sementes do pingo de ouro? Já tentei fazer por estalque mais não pegam, não sei o que estou fazendo de errado.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Tatiane, infelizmente não temos essa informação, nunca tentamos plantar a partir de sementes e nem em nossas pesquisas encontramos alguém que tenha feito.

      • sarah disse:

        Comprei 1.000 sementes e semeei em uma bandeja com areia e fiquei molhando de 2 em 2 dias. Esperei quase 3 meses e agora q elas estao saindo… ja ia joga fora achando que nao ia pegar mas para ser sincera, nao vale a pena pois so nasceram 10 das 1.000
        Muito extresse e dinheiro para pouco retorno.

    • Renato Luiz Moreira disse:

      Boa noite alguém poderia me dizer qual o tamanho médio das raízes do pingo de ouro quando atinge 1m?

  3. Osvaldo Aparecido Bini disse:

    Com que idade e tamanho começo a fazer a poda e se melhora no crescimento. Agradeço de já.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Osvaldo, depende apenas do tamanho que você queira que ele fique. O pingo-de-ouro, se não podado pode virar até uma pequena árvore. As podas não ajudam no crescimento, mas no fechamento, para cercas vivas, por exemplo, na medida em que vai podando nascem galhos novos por baixo que vão fechando mais.

      • Vinícius disse:

        Como ela se comporta na geada? Nossa região tem em média uns 30 dias de geada por ano. Cobertura quando em desenvolvimento e depois de adultas são resistentes?

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Vinícius, resistem sim, pode queimar as folhas mas não mata a planta.

  4. Brito disse:

    É possível cultivá-las em jarros não varanda de apartamento?
    Se sim. Qual a profundidade ideal do jarro?

    Obg!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Brito, sim, é possível. O tamanho do vaso dependerá do tamanho que você quer que a planta fique. Quanto mais terra disponível, mais ela cresce.

  5. Mariana disse:

    Bom dia , quero plantar nos canteiros do meu comercio, quanto eu preciso de adubo ou terra( o que for melhor e mais em conta) para 1m2? E a quantidade boa das mudas seriam de 4 para 1m2? Obrigada
    Mariana

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Mariana, utiliza substrato pronto para árvores (não para flores). Quanto à quantidade de mudas,depende do que você quer fazer, se serão arbustos individuais com topiaria ouse quer formar uma cerquinha fechada.

  6. Ilma teresinha Hister disse:

    Quero plantar pingo de ouro em cima dum barranco no meio d mato. Pra fazer um cercado . isso no sitio. Fica bm sera.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Fica bem se ele pegar pelo menos um pouco de sol diariamente Ilma, senão demorará muito para se desenvolver.

  7. Gilsiel disse:

    Qual o tipo de adulbo coloco nos pingo de ouro pra crescer

    • Lar, Doce Lar disse:

      Se você tiver adubo orgânico, é suficiente. Caso não tenha e queira usar adubo químico, o mais recomendável é NPK 10-10-10

  8. Leonardo sancandi disse:

    Qual o tamanho que essa planta atinge em um ano? E quanto tempo leva pra ela alcançar uns dois metros?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Leonardo, isso depende das condições que você oferece para ela, das podas e da adaptação ao local, mas ela é uma planta de crescimento rápido.

  9. Sebastião Gomes balagao disse:

    Tem como plantar a semente e ela germinar ou não?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Sebastião, o pingo de ouro pode ser cultivado através de sementes sim, mas demorará muito mais a se desenvolver e exigirá mais cuidados.

  10. WESLEY ROGERIO ZANITTI CARVALHO disse:

    Para criar uma cerca viva alta, qual o espaçamento ideal devo plantar as mudas?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Wesley, em torno de 30 cm entre cada muda

  11. Rubens Mendonca disse:

    Olá. Qual deve ser o tamanho da cova? Muito obrigado e parabéns por compartilharem um conteúdo tão útil e positivo!
    Abraços

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Rubens, o tamanho da cova vai depender se você pretende enriquecer mais os solo onde irá plantar. Caso o solo já esteja pronto e preparado, cave apenas o suficiente para enterrar as raízes.

  12. Brenda disse:

    Quanto tempo os galhos tem que ficar na água?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Até desenvolverem raízes.

  13. Cátia Bauer disse:

    Bom dia!
    Nossa cerca viva de pingo de ouro cresce bastante aí podamos mas chega até um certo ponto ela começa a ressecar e fica bem feia o q podemos fazer?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Cátia, aterra deve estar ficando esgotada e dura, é preciso adubar e afofar a terra de vez em quando

  14. Priscila disse:

    Para fazer as mudas devo tirar os galhos mais finos (das pontas), deixar descansando por dois dias (no caso cortado, fora da água), daí então por na água para criar raízes. É isso, ou entendi errado?
    Pq já tentei fazer isso, mas ao transplantar para o solo definitivo (cerca viva) ele secou… desde já, agradeço

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Priscila. É assim mesmo que ele se propaga. Experimente plantar mais protegido e em saquinhos antes de plantar no local definitivo

      • ODIRLEI MOREIRA DA SILVA disse:

        Os meus estão ficando secos por baixo, como resolvo isso?

        • Lar, Doce Lar disse:

          Não são folhas secas que precisam ser podadas? Se ele fecha muito em cima as folhas que ficam no escuro morrem por falta de sol.

  15. Joyce disse:

    Que quantidade de água é ideal pra regar uma muda de pingo de ouro?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Joyce, depende da região e da estação. O ideal é nunca deixara terra seca por muito tempo.

  16. ALCR disse:

    Olá.
    Conheci hoje o site.
    Obrigado pelas informações. Elas são muito úteis.
    Tenho um pingo de ouro no vaso e agora sei como cuidar.
    Admirável o fato de vc responder todos os comentários.
    Parabéns!!!!!

  17. Solange Rodrigues disse:

    Parabéns e obrigada por me ajudar com as dúvidas. Incrível sua paciência em responder todas as perguntas.

  18. Conceição Aparecida de Siqueira Souza disse:

    Estou querendo plantar o pingo de ouro junto com a dracena vermelha. Como ela cresce e vira uma vareta, estava pensando em plantar o pingo em baixo, um pouco mais longe da drace na. Será que as raízes vão atrapalhar? Ou planto ao lado?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Conceição, pode plantar sim, juntas ou ao lado, as duas opções darão certo. Apenas tome o cuidado para que o pingo de ouro não atrapalhe o crescimento da dracena, ela não pode ficar abafada.

  19. Luciano da Sanches disse:

    Ola … plantei às mudinhas já enraizadas e logo em seguida choveu muito e alagou muito porém os galhos com as folhas ficaram para fora da água … será que elas vão morrer ?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Luciano. A princípio não vão morrer se o solo secar.

  20. Nina disse:

    Minha cerca viva de pingo de ouro está com bastante cochonilha, por baixo da folha. Como faço pra controlar? Qual produto mais indicado.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Nina, se você não quer usar produtos químicos, como óleo mineral, que são perigosos, uma alternativa é limpar os pontos de contaminação com uma esponja macia, água e sabão neutro. Você também pode borrifar uma mistura de álcool com vinagre sobre elas.

  21. Euclides Marques disse:

    Tenho plantada uma cerca viva a , aproximadamente, 1 m de uma piscina de vinil. As raízes crescem muito?
    Podem atingir e danificar a Piscina?
    Obrigado!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Euclides, provavelmente não, as raízes do pingo-de-ouro não são invasivas

  22. Erick disse:

    Bom dia, agradeço pelos comentários feitos sobre os pingos de ouro! Preciso saber como posso preparar a terra para poder plantar, fazendo uma cerca?

  23. Sandro disse:

    Plantei várias mudas de pingo de ouro mas várias caíram as folhas,isso é normal?!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Sandro, isso depende de vários fatores, como a época em que você plantou, se as mudas estavam fracas, se a terra em que foram plantadas é fraca, se faltou regas, enfim, procure identificar o motivo nesse caso específico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *