Por que queimar folhas de louro dentro de casa?

Se você já esteve alguma vez em um estúdio de ioga ou em uma loja de produtos zen, você provavelmente percebeu que estes locais normalmente tem um cheiro bem característico. Isto porque muitos destes locais regularmente defumam suas dependências com a fumaça de ervas holísticas e purificantes.

A folha de louro é muito popular como uma especiaria para ser utilizada na culinária e provavelmente você tenha uma boa quantidade em sua cozinha. Porém, o que poucos sabem é que, além da preparação de alimentos, as folhas dessa árvore de origem mediterrânea também podem ser usadas para muitos benefícios para a saúde.

As ervas aromáticas têm sido utilizadas por diversas culturas ao redor do mundo, ao longo do tempo, não somente na culinária, mas na elaboração de remédios naturais e de outros produtos que levam uma grande gama de benefícios aos seus utilizadores. O louro teve um papel incontestável nas civilizações grega e romana.

O ritual de defumação dos ambientes é semelhante à queima de um incenso, prática de origem oriental já muito comum e difundida nas culturas ocidentais. As folhas de louro são recomendadas para isso pois vêm sendo consideradas ervas purificadoras há muito tempo: tanto nas culturas grega e romana, quanto na indiana e caribenha, esta erva sobreviveu ao teste do tempo. Desta forma, as folhas de louro são utilizadas não somente como condimento nas mais diversas receitas, mas como ingredientes para cremes, loções, perfumes, sabões e detergentes.

De acordo com pesquisas feitas com povos antepassados nossos, tradicionalmente as folhas do louro já foram utilizadas como base para o preparo de sedativos, analgésicos, anticonvulsivantes e anti-inflamatórios naturais. Além disso, as folhas do louro contam com propriedades bactericidas e antifúngicas e também auxiliam na redução da pressão arterial e na manutenção da frequência cardíaca. Desta forma, muitas vezes é indicada como tratamento fitoterápico a ser utilizado no tratamento natural para insônia, estresse crônico e alterações de humor.

Muito presentes nas mais variadas tradições culinárias do mundo, as folhas de louro também oferecem diversos benefícios à saúde quando acrescidas em receitas, podendo auxiliar na redução dos níveis de glicose e de colesterol, mostrando-se grande aliada para as pessoas com problemas de diabetes, no fígado e nos rins. Além disso, diversas culturas ao redor do mundo também utilizam o chá de folha de louro como um incremento aos tratamentos de doenças crônicas, dadas as suas propriedades no combate à dor e à inflamação.

Considera-se que as folhas de louro tenham tantas propriedades benéficas para a saúde e para aromatizar, que elas são usadas comumente como ingrediente de fragrâncias em cremes, loções, perfumes, sabões e detergentes.

Os principais prováveis benefícios para a saúde que a folha de louro pode trazer:

  • Reduzir dores;
  • Acalmar o sistema nervoso;
  • Aumentar e estimular o processo de transpiração;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Aumentar a atividade mental geral.

Assim, se você estiver se sentindo estressado ou de mau humor, simplesmente proceda com a queima de uma ou duas folhas de louro para defumar o seu ambiente. Para evitar riscos com o fogo, você pode fazer isso colocando as folhas dentro de uma travessa de alumínio ou de outro material não inflamável e permitindo que a fumaça tome conta do ambiente com todas as aberturas fechadas, retirando-se do recinto durante este processo. Após um período de, no mínimo, 10 minutos, ao retornar à sala abra as janelas e portas para que o ar volte a circular. Depois disso basta sentar e aproveitar a fragrância relaxante que terá tomado conta do ambiente, fazendo com que seus músculos e sua mente fiquem mais relaxados, o que permitirá que você se concentre com maior facilidade em alguma tarefa que precise realizar.

As folhas de louro ainda trazem um benefício extra, as baratas odeiam o seu aroma, portanto elas são muito eficientes para espantá-las.

Leia também
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
Razões pelas quais você deveria considerar fazer ioga
Será que devo fazer exercícios físicos em casa?
10 hobbies que melhoram a inteligência
10 coisas para fazer nos 10 primeiros minutos do dia
Como cuidar de seus sapatos
Conheça 20 outras utilidades para a vodca, algumas são realmente surpreendentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *