Receita de pão de batata doce

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Receita de pão de batata doce

Descobrimos na Internet e testamos uma receita de pão de batata doce simplesmente S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. Você simplesmente vai amar!

Pela imagem de como ficou o nosso pão acima, você já pode imaginar o sabor e a consistência dele, é da dar água na boca…


A receita que fizemos é bem fácil e encontramos aqui, no site Bake From Strach (“como cozinhar do zero”, em tradução livre) e o resultado superou nossas expectativas.

A receita que selecionamos é de pão rústico, ou seja, um tipo de pão tem a sua massa aumentada durante o processo de produção graças à fermentação natural, isso acontece pela produção de gás que surge a partir do fermento biológico, diferentemente do fermento químico utilizado geralmente em pães industrializados.

A casca fica crocante e com uma tonalidade de laranja brilhante, no entanto, por dentro é macio e o sabor com um leve toque de doçura da batata doce. Além disso, esse pão é sem lactose – para os intolerantes – e vegano.

A foto abaixo é do pão do site original e foi o que nos encantou e atraiu para testar a receita, mas, como você pode verificar na foto acima, o nosso ficou ainda mais crocante e bonito.

Receita de pão de batata doce

Receita de pão rústico de batata doce
Ingredientes para fazer 1 pão:

4 xícaras de farinha de trigo;
1 e 1/2 xícara de batata doce;
1 colher de sopa de sal;
10 gramas de fermento biológico seco;
1 e 1/4 xícara de água morna.

Modo de fazer

Primeiramente, fure as batatas com um garfo e leve-as ao forno em uma temperatura de 220 ºC , ou até que fiquem macias.

Amasse as batatas, retirando a casca se essas estiver muito dura.

Em um recipiente coloque as batatas, a farinha, o sal e o fermento.

Acrescente a água morna e misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos (alternativamente você pode juntar todos os ingredientes acima e usar uma batedeira equipada com pá e bater em uma velocidade média até formar uma massa homogênea e pegajosa, isso acontecerá rapidamente – em menos de um minuto).

O tempo de descanso é importante

Cubra o recipiente onde foi feita a mistura com um pano e deixe crescer por pelo menos 2 horas em um local fresco e seco.

A seguir, retire o pano e cubra o recipiente com um filme e leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas. O ideal é que fique na geladeira de um dia para o outro, pois, conforme explicamos acima, o pão rústico necessita desse tempo de descanso para crescer.

Agora, sobre uma superfície levemente enfarinhada, modele a massa para que fique em formato de bola: pressione-a delicadamente apenas para ficar nesse formato. Começando no lado esquerdo e trabalhando no sentido horário, dobre as bordas da massa em direção ao centro, pressionando levemente. Vire a bola de massa e então, usando as duas mãos puxe-a em sua direção. Gire a massa 90 graus e repita a operação até obter uma bola lisa, firme e selada pela farinha da superfície.

Enrole a massa em um pano ou papel vegetal enfarinhado com farinha de milho e deixe-a descansar assim por 1 hora para ela continuar crescendo.

Então, quando faltar 30 minutos para a massa completar seu crescimento, aqueça uma panela grossa – de ferro ou de barro (nós utilizamos uma panela de ferro) – com a tampa em um forno com temperatura de 220ºC. (Se você não tiver uma panela grossa, uma opção é assar o pão dentro de um saco “assa fácil”).

Passado o tempo de descanso da massa, retire a panela do forno, destampe, disponha a massa dentro dela com cuidado para evitar queimaduras e para que ela não encoste nas laterais da panela. Rapidamente, com uma faca afiada ou uma lâmina faça um ou mais cortes em cima do pão com cerca de 1 centímetro de profundidade.

Finalização

Agora tampe novamente a panela e leve-a de volta ao forno.

Passados 20 minutos de forno, destampe a panela e deixe o pão dourar ao seu gosto.

Finalmente, retire a panela do forno e retire imediatamente o pão da panela para que ele não queime embaixo, deixando-o esfriar em cima de uma grade.

Conclusão

Então, essa receita pareceu ser trabalhosa? Não é, apenas é bem detalhada, você verá que é fácil e que o resultado será compensador.

Bom apetite.


Leia também:
Receita de gengibre cristalizado
Pipoca, saiba mais sobre esse rico alimento
Almôndegas de berinjela
Como descongelar pão mantendo fresquinho?
Muffins de banana com granola
Receita de biscoito de polvilho simples
Receita fácil de dadinho de tapioca

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *