Você sabe o que é telhado verde?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Ainda pouco comuns no Brasil, os telhados verdes vêm ganhando muito espaço em diversos lugares do mundo. Inclusive, em países mais desenvolvidos, são incentivados e, algumas vezes, até exigidos em regiões de metrópoles de grande concentração urbana. Esses países já possuem legislação, regras para sua utilização, empresas de materiais adequados e muitos especialistas no assunto.

Mas você sabe o que são telhados verdes?

Também chamados de telhados com coberturas vivas, ou ecotelhados, tratam-se de telhados que são, parcial ou totalmente, cobertos por vegetação de todo tipo, como árvores, arbustos, rasteiras, perenes, entre outras. É uma técnica de plantio de vegetação nas coberturas das residências e edifícios, utilizada pela arquitetura urbana, com o objetivo de criar prédios sustentáveis, que diminuam os impactos causados ao meio ambiente pela ocupação urbana, reaproximar o homem da natureza e facilitar o controle de temperatura interna nas edificações.

As principais vantagens dessa técnica são: A disponibilização de mais áreas verdes em regiões de grande ocupação urbana; a diminuição da poluição ambiental; o aumento do conforto termo acústico interno; o aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde; o embelezamento urbano através do paisagismo; e a minimização dos gastos com energia para aquecimento e refrigeração.


Utilizada desde a década de 60 na Alemanha, onde atualmente 15% das residências e edifícios do país são contemplados com essa técnica e onde existem várias normas, manuais e materiais específicos para sua implantação, utilizá-la no Brasil ainda não é tão simples, pois como por aqui ainda não está muito difundida e não existem normas para sua utilização, corre-se o risco de aplicá-la de forma incorreta, podendo ocasionar infiltrações e umidade dentro dos prédios.

Além disso, aqui no país, os custos de implantação e de manutenção ainda são um pouco altos, em função do preço dos materiais necessários para a impermeabilização e drenagem da cobertura dos prédios ainda terem serem elevados. Com a popularização da técnica no país, a tendência é que esses preços se tornem bem mais atrativos em um futuro próximo.

Os prédios precisam, já na sua concepção, prever o ecotelhado, pois o peso que terão que suportar é muito superior ao peso dos telhados tradicionais, justamente por ser composto por mantas de impermeabilização anti raízes, terra, substrato, vegetação e sistemas de irrigação e drenagem. Em um dia de chuva, por exemplo,o peso que a terra encharcada proporcionará sobre a estrutura será imenso.

Os telhados com cobertura viva podem ser utilizados em superfícies planas, ou com qualquer inclinação, desde que respeitadas as condições de carga e impermeabilização exigidos pelo método, outro ponto importante a ser observado é a escolha da vegetação adequada ao local, a orientação solar do prédio e a forma de irrigação e manutenção que facilitem o acesso, afinal, essa técnica vem para ser uma solução e não um pesadelo.

Já imaginou uma cidade como São Paulo dominada por telhados verdes? No meio do trabalho fazer aquela pausa relaxante, cercado pela natureza? E quando vem aquelas enxurradas, os telhados ajudando a absorver a água, evitando alagamentos, mortes e caos no trânsito? O que você acha, vamos plantar essa ideia? Sonhar não custa nada!



Se você gostou desta dica, provavelmente também vá gostar dessas:
DIY – blocos de concreto
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas americanas – ideias e dicas
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?
5 dicas para melhorar o aproveitamento do balcão da cozinha
Topiaria, uma pitada de charme em qualquer ambiente + 46 ideias para você se inspirar

Compartilhe...

Um comentário em “Você sabe o que é telhado verde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *