Você sabe o que é telhado verde?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

telhado verde

Telhado verde. Você já teve oportunidade de conhecer algum? Apesar de ainda serem pouco comuns no Brasil, os telhados verdes vêm ganhando muito espaço em diversos lugares do mundo.

Além disso, nos países mais desenvolvidos eles são incentivados e, algumas vezes, até exigidos em regiões de cidades com grande concentração urbana. Esses países já possuem leis e regras para sua utilização, empresas de materiais adequados e muitos especialistas no assunto.

Mas você sabe o que são telhados verdes?

Também chamados de telhados com coberturas vivas, ou ecotelhados, os telhados verdes são, parcial ou totalmente, cobertos por vegetação. Neles você pode usar plantas de todo tipo, como árvores, arbustos, rasteiras, perenes, entre outras.

É uma técnica de plantio de vegetação nas coberturas das casas e edifícios usada pela arquitetura urbana com o objetivo criar prédios sustentáveis. A proposta é que assim, reduzam os impactos causados ao meio ambiente pela ocupação urbana. Além disso, reaproximar o homem da natureza e facilitar o controle de temperatura interna nas edificações.

As principais vantagens dessa técnica são:

A disponibilização de mais áreas verdes em regiões de grande ocupação urbana.

Assim como a diminuição da poluição ambiental.

Do mesmo modo, o aumento do conforto termo acústico interno.

O aumento da umidade do ar nas áreas próximas ao telhado verde.

O embelezamento urbano através do paisagismo.

Por fim, a minimização dos gastos com energia, tanto para aquecer como para resfriar os imóveis.

Como o telhado verde vem sendo utilizado

Essa técnica é utilizada desde a década de 60 na Alemanha, onde atualmente 15% das residências e edifícios do país são contemplados com ela.  Bem como, existem várias normas, manuais e materiais específicos para sua implantação.

No entanto, usar telhados verdes aqui no Brasil ainda não é tão simples. Pois como por aqui ainda não está muito difundido e não existem normas para sua utilização, corre-se o risco de aplicá-la de forma incorreta. Com isso pode ocorrer  infiltrações e excesso de umidade dentro dos prédios.

Além disso, aqui no país, os custos para implantar e de manter ainda são um pouco altos. Isso se dá em função do preço dos materiais necessários para a impermeabilização e drenagem da cobertura dos prédios ainda serem altos. No entanto, com a popularização da técnica no país, a tendência é que esses preços se tornem bem mais atrativos em um futuro próximo.

Quais as exigências de um telhado verde?

Os prédios precisam, já na sua concepção, prever o ecotelhado, pois o peso que terão que suportar é muito superior ao peso dos telhados tradicionais. Isso ocorre justamente pelo telhado verde ser composto por mantas de impermeabilização antiraízes, terra, substrato, vegetação e sistemas de irrigação e drenagem. Em um dia de chuva, por exemplo, o peso que a terra encharcada proporcionará sobre a estrutura será imenso.

Os telhados com cobertura viva podem ser usados em superfícies planas, ou com inclinação. No entanto é preciso respeitar as condições de carga e impermeabilização necessários. Outro ponto a ser pensado é a escolha da vegetação adequada ao local. Além disso, a orientação solar do prédio e a forma de irrigar e manter que facilitem o acesso são fundamentais. Afinal, essa técnica vem para ser uma solução e não um pesadelo.

Imagine uma cidade como São Paulo repleta de telhados verdes. Bem como, fazer aquela pausa relaxante em meio ao trabalho, cercado pela natureza? Além disso, quando chegam aquelas enxurradas, os telhados ajudando a absorver a água, evitando enchentes, mortes e caos no trânsito? O que você acha, vamos plantar essa ideia? Sonhar não custa nada!



Leia também:
DIY – blocos de concreto
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas americanas – ideias e dicas
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?
5 dicas para melhorar o aproveitamento do balcão da cozinha

Compartilhe...

Um comentário em “Você sabe o que é telhado verde?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *