A telha que capta energia solar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

telha que capta energia solar

Conheça a telha que capta energia solar. Vivemos em uma sociedade estruturada para fazer grandes gastos em energia, além disso, a tecnologia avança de uma forma muito rápida.

Portanto, a indústria lança todos os dias novos produtos eletrônicos para alegrar os consumidores ávidos por novas engenhocas. Assim, seja no trabalho, em hobbies ou como auxílio nas atividades domésticas, a tecnologia sempre está junto conosco.


No entanto, com tanto consumo, todos sabemos o peso no orçamento doméstico da conta de energia ao final de cada mês. Dessa forma, o valor do gasto de energia no Brasil avançou tanto nos últimos tempos, que já se aproxima de países do primeiro mundo.

Quem nunca ouviu que nos países ricos a energia é muito cara e as pessoas poupam muito nesse quesito? Da mesma forma, o Brasil se dirige para o mesmo caminho. Dessa forma, ficou para trás o tempo em que se esbanjava energia, deixando luzes e equipamentos ligados por muito tempo sem uso.

Conheça a telha que capta energia solar

Mas, para a sorte de todos, a tecnologia avança nesta área. Assim, os criativos italianos, experts em design, conseguiram desenvolver uma telha que é capaz de captar energia solar. Além disso, ela tem a mesma eficiência que os conhecidos painéis solares usados há décadas no Brasil.

Os italianos sempre buscam conciliar boa estética com alta tecnologia para facilitar a vida das pessoas. Por exemplo, eles criaram uma telha que já contém placas solares para captação de energia.

Assim, essa solução é uma alternativa sustentável que não atrapalha a estética original das telhas. Assim como acontece muitas vezes com os painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados.

Cada uma das telhas contém quatro células que conseguem transformar a luz solar em energia elétrica, mantendo a fiação escondida.

Então, essas células fotovoltaicas nada mais são do que dispositivos semicondutores com a propriedade de captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica.

O produto tem a capacidade de gerar cerca de 3kw de energia a partir de uma área de 40 m². Assim, para você compreender melhor o significado disso, esse estoque de energia já seria capaz de suprir todas as necessidades energéticas da residência.

O material usado suporta ventos de 120 km/h e dura tanto quanto os outros materiais de construção aos quais as telhas são integradas.

Essas telhas cerâmicas com células fotovoltaicas integradas são mais caras do que as placas convencionais. Mas sua instalação é feita da mesma maneira que se instala as telhas comuns. Dessa forma seu custo fica diluído.

Em caso de dano, substitui-se apenas a peça atingida. Além disso, outra vantagem, é que a estética do telhado mantém os padrões clássicos. Dessa forma, as placas solares pesadas que interferem no projeto residencial desaparecem.

Como é o incentivo para energia solar no exterior

Nos Estados Unidos, as empresas já aderiram e produzem as telhas em grande escala há alguns anos. Por lá, existem das mais variadas cores e também transparentes. Assim como nos EUA, a Europa, oferece incentivos governamentais para quem opta por esse tipo de produção e consumo.

Por exemplo, na França, Alemanha e outros países, os mercados de produtos ligados à energia solar estão crescendo rapidamente. Isso se deve a subsídios e programas que pagam aos proprietários de imóveis pela eletricidade que eles geram e fornecem à rede elétrica.

Além disso, o local onde a maioria dessas telhas está instalada é Veneza, que é uma das principais cidades do mundo com esses telhados solares. Também os portugueses e espanhóis já fazem uso dessa nova opção de energia. Igualmente, todos com incentivos dos governos locais.

Contudo, aqui no Brasil, até então temos conhecimento de que a Eternit fabrica uma telha fotovoltaica de concreto. Não conhecemos nenhuma outra empresa que fabrique essas telhas no momento em que escrevemos esse texto.

Caso você saiba de alguma outra – ou seja o próprio fabricante ou revenda -, informe-nos para que possamos a ajudar nossos leitores, com esse texto atualizado.


Leia também:
Por que o Desodora funciona?
Decoração, acerte nas cores
Toalheiro térmico vale a pena?
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
5 plantas para cultivar dentro de casa
32 ideias de lareiras externas
Como limpar o ventilador
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia

Compartilhe...

4 comentários em “A telha que capta energia solar

  1. Terezinha disse:

    Aí é que vemos como o Brasil está atrasado em relação aos outros países.

  2. Natalino disse:

    Boa noite! Gostaria de ter mais informações sobre este telhado que capta energia solar, obrigado.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Natalino, as empresas que desenvolveram essa telha da postagem são as italianas Area Industrie Ceramiche e REM, se você pesquisar em sites italianos existem também outros modelos, de outras empresas e dessas. Não encontramos no Brasil ainda empresas que comercializem essa telha.

  3. Edson disse:

    A natureza criada por Deus, oferece energia limpa e gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *