A cor é essencial em nossas vidas, está presente em tudo e em todos os momentos. Na decoração não é diferente. Imagine uma casa inteira de uma só cor, piso, paredes e móveis.
Ficaria uma casa muito monótona e cansativa, não é mesmo? Acontece que esta mesma casa, com pequenos toques de outras cores poderá acabar ficando sensacional.
Assim como a vida, o ideal é que nossa casa não seja nem monocromática e nem super colorida, toques de cor são sempre necessários e bem-vindos. Decoração monocromática ou multicolorida pode ficar pesada e deve ser utilizada apenas em determinadas situações (leia também “Como acertar na decoração monocromática“), por isso o uso da cor deve ser sempre bem dosado. Os extremos são cansativos para os olhos e nos incomodam.
Porque usar uma cor brilhante em um ambiente com decoração sóbria?
Toques de cor em alguns móveis ou objetos fazem toda a diferença na harmonia e leveza de um ambiente. Podem quebrar a monotonia em locais monocromáticos, podem deixar um ambiente mais alegre ou mais sofisticado.
O que definirá a alegria ou sofisticação são os tons escolhido. Cores mais vivas são alegres e cores com toques de cinza são mais sofisticadas.
Você pode mudar totalmente a decoração e a percepção de um ambiente trocando apenas a cor dos objetos usados nele e sem alterar os itens principais. Observe o exemplo que selecionamos abaixo.
A sala com os detalhes em amarelo discreto (não tão puro, misturado com cinza) ficou mais sóbria e calma do que a mesma sala com os detalhes em vermelho bem vivo (puro).
A cor pode ser usada em objetos, em uma parede ou em algum móvel, em um estilo Bauhaus. Entenda por cor também o branco e o preto. Você pode ter uma peça monocromática em azul, por exemplo, e quebrá-lo com toques de branco. Ou uma peça pode ser predominantemente em branco e quebrada com toques de azul.
Veja abaixo como as duas opções de escolha são válidas e bem interessantes.
Para decorações clássicas, discretas ou neutras, um item colorido vai dar o toque de mestre no ambiente. Procure colorir o que você quer que se destaque.
Uma parede, uma cadeira, uma mesa, um quadro, enfim, o item que for mais diferente do resto da decoração é o que mais vai atrair a atenção das pessoas para ele em um primeiro momento (leia também “A importância dos detalhes na decoração“).
Veja os ambientes abaixo, todos eles têm um detalhe que provavelmente seja o primeiro que olharemos ao entrar nesse ambientes. Como você também poderá observar, alguns ambientes tem vários detalhes, mas, nesse caso, todos escolhidos harmoniosamente para que um não anule o outro.
Essa mesa lateral moderna e em vermelho e diferente de toda a sala, clássica e em cores neutras, não ficou sensacional?
E estes toques de amarelo? Muda completamente o ambiente, você não acha?
Compare a sala abaixo sem o quadro sobre a lareira e com o quadro, é outro ambiente, não acha?
Se você gostou destas dicas, certamente também vai gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Como usar o vermelho na decoração
O que é kindercore? Tudo o que você precisa saber
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
O que é a tendência de decoração chinoiserie?
O que é equilíbrio na decoração?
Decorações lindas e originais feitas com objetos que você tem em casa
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
60 ideias para decoração de interiores colorida