Esta é a sétima postagem da nossa série sobre alimentos probióticos. Nessa postagem você também poderá acessar o primeiro texto da série que introduz ao assunto probióticos, e, a partir dele, todas as outras postagens na medida em que forem publicadas. Nessa postagem nós explicaremos como conseguir seu primeiro SCOBY e como mantê-lo.
O kombucha, como já mencionamos, é uma bebida probiótica obtida através da fermentação de chá adocicado por uma colônia de bactérias e leveduras denominada SCOBY.
SCOBY é a sigla para Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast- ou, em português, Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras – e também é conhecido como kombucha mãe, cogumelo de kombucha ou cogumelo mãe (devido à sua aparência de disco gelatinoso).
Devido ao seu papel central na produção do kombucha – afinal, o SCOBY é o responsável por promover a fermentação com base no açúcar presente no chá – é essencial saber como ter o seu SCOBY antes de iniciar a produção caseira de kombucha.
Como explicamos no texto sobre kefir, que os grãos são doados e não comprados, também existe uma cultura de doação de SCOBY entre os entusiastas dos alimentos probióticos. Isto também ocorre porque o SCOBY se reproduz muito rápido e facilmente – basicamente sempre que houver o processo de fermentação do kombucha haverá a formação de um novo SCOBY – de maneira que é muito fácil encontrar anúncios de doações em grupos do Facebook, por exemplo. Também é muito fácil encontrar o SCOBY desidratado para vender em sites da internet através de uma simples busca no Google.
Entretanto, é também possível cultivar o seu SCOBY a partir do zero, caso você não encontre um doador na sua cidade e não queira comprar através da internet, ou esteja simplesmente interessado no desafio. O recente boom do kombucha facilitou esse processo pois atualmente é muito fácil encontrar kombucha pronto engarrafado a venda em lojas de produtos naturais e orgânicos.
Para cultivar o seu próprio SCOBY do zero, você vai precisar de:
- 1,5 litros de água mineral ou filtrada;
- 10 saquinhos de chá preto;
- 100 gramas de açúcar demerara ou mascavo (preferencialmente orgânico);
- 200ml de kombucha sem sabor comprado pronto (importante: quando for comprar o kombucha leia os ingredientes e certifique-se que não foram adicionados ingredientes para dar sabor ou aroma ao kombucha; além disso, observe o fundo da garrafa contra a luz e dê preferência por comprar aquele que tiver mais sedimentos no fundo da garrafa).
Leve a água à fervura em uma panela de aço inoxidável, porcelana ou vidro, acrescentando o açúcar e misturando bem quando alcançar a fervura.
Desligue o fogo e acrescente os saquinhos de chá à água, mantendo a infusão por 15 minutos. Retire os saquinhos de chá e transfira o chá adoçado para um pote de vidro, protegendo-o com um tecido para que não entrem insetos e permitindo que ele atinja a temperatura ambiente.
Após, acrescente o kombucha comprado pronto, preferencialmente a parte do fundo da garrafa, garantindo que todos os sedimentos estejam misturados. Cubra a mistura com um tecido que permita a troca de gases e impeça a entrada de animais, vedando-o com elásticos, e guarde o vidro em um ambiente arejado e escuro, longe da incidência da luz direta.
O período necessário para a formação do seu primeiro SCOBY poderá variar entre 1 a 4 semanas. Em épocas mais quentes e úmidas, o SCOBY poderá estar maduro após duas semanas de fermentação, enquanto em ambientes mais frios e/ou secos poderá ser necessário aguardar mais tempo.
De qualquer maneira, após a formação do SCOBY, a bebida resultante deverá ser descartada, devendo o SCOBY ser armazenado para a posterior produção de kombucha com apenas 200 ml do líquido fermentado.
Para ter acesso à toda a série que publicamos sobre probióticos e dominar melhor esse assunto, recomendamos você começar pela leitura do primeiro texto: O que são probióticos.
Leia também as outras postagens dessa série: (cada texto sobre o assunto será listado abaixo na medida em que for publicado)
O que são probióticos
O que é kefir
Kefir, como fazer?
O que é kombucha
Kombucha, como fazer? – Parte I
Kombucha, como fazer? – Parte II
Kombucha, como cuidar de seu SCOBY
O que é jun?
Jun, como fazer?
Kombucha de café (Koffucha) – Parte I
Kombucha de café (Koffucha) – Parte II
Saborizando seu kefir de água
Sugestões de sabores para kefir de água
Kefir de leite e intolerância à lactose
Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras postagens:
Substâncias encontradas na uva e ba laranja para combater o diabetes?
Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade
Aprenda 8 dicas excelentes para melhorar a sua memória
O versátil, nutritivo e delicioso manjericão
A influência dos aromas em nossa vida
Citronela funciona para espantar mosquitos?
Vc não disse de quantas gramas tem q ser o chá preto.
Olá Andreia, como está na receita é o equivalente a 10 saquinhos, se você tiver a granel, calcule o equivalente.
Boa tarde.
Meu Scooby semi desidratado chegou.
Mas não sei como começar o que devo fazer agora .?
Olá Jaqueline, recomendamos que você siga as instruções fornecidas por quem enviou o scooby, nunca utilizamos scooby dessa forma, provavelmente eles estejam em estado de latência. Caso você não saiba como proceder, procure seguir as instruções normais dessa postagem.
Olá, boa noite qual foi sua fonte, pois eu estou fazendo um tratamento sobre kombucha. Desde de já agradeço cida
Já usei. Consegui fazer a primeira arborização. Recomendo. É uma delícia.
Mas, infelizmente no segundo preparo deixei contaminar e tive que descartar.
Quero um Sony urgente.
Boa noite, onde consigo um kombucha Scoby?
Olá Karin, uma boa opção são os grupos nas redes sociais, como o facebook, outra opção é em lojas de produtos naturais da sua cidade.
Bom dia gostaria de adquirir o Scooby da kombucha como faço
Olá Izabel, procure por grupos no facebook, sempre tem alguém da sua cidade que pode fazer a doação
Quero comprar o Scoby
Olá Linete, procure em grupos nas redes sociais pessoas da sua cidade que possam vender ou doar
quando o SCOBY é formado no final do processo, devo deixar ele junto com 200ml de qual fermento? o kombucha sem sabor comprado pronto ou o liquido que resultou do processo?
Gostaria de adquirir uma um disco de kambucha, para começar a fazer, achei a bebida muito interessante.
Olá Lelia, tente encontrar em grupos de redes sociais alguém da sua cidade que doe, ou em lojas de produtos naturais
Ola. Eu faço a fermentação somente com starter. O scoby eu colocava num novo recipiente para a próxima leva. Devo sempre colocar o scoby na nova kombucha? Estou com um hotel de scoby já. Todos datados e sendo usados cfme as datas e fermentaçoes.
Você pode usar o mesmo scoby enquanto ele estiver saudável.
Boatardequeria saber se tem alguem que quira doar uma muda de kanbucha meu muito obrigada
Vivo numa cidade do nordeste transmontano e aqui não há lojas de produtos probióticos , há como comprar online?
Olá Maria, é possível comprar online sim, pesquise que você vai encontrar.
Bom dia. Moro em Curitiba e tenho MUITAS panquecas de Kombuchá para doação. Recebi uma proposta de emprego fora daqui e quero levar apenas uma. Se alguém tiver interesse, de coração, serão doadas.
Oi, tudo bem? tenho interesse. Qual é o endereço que posso pegar?
O que fazer quando na troca a gente esquece e joga fora todo o líquido e sobra 2 scubis? Pode colocar igual os 2 scubis no chá pronto? Será que dá certo?
Olá Ilzangela, pode colocar sim, não há nenhum problema.
Olá, tem ainda disponível ?
Olá Larissa, tudo bem? Não fornecemos SCOBY, procure nas redes sociais em sua cidade, sempre há alguém doando.
Boa tarde Susan, vc ainda tem as panquecas de kombucha para doação?
Perdão por não ter informado o meu Whatsapp: 41;99236-9676.
Se você quiser ou souber de alguém que queira, as kombuchas estão a disposição.
Gostaria muito do kombuchas, como devo fazer?
Onde posso comprar o SCOBY para kombucha em Curitiba?
Procure em grupos de Curitiba nas redes sociais, sempre há doadores na região. Algumas lojas de produtos orgânicos também têm.
Gostaria de doar Scoby quem se interessar enviar mensagem para o email: mariaj2507@gmail.com para tratar como enviar o produto