Você já parou para pensar o que significa ter sorte na vida? Afinal, existem pessoas mais sortudas do que outras?
De um modo geral, ter sorte na vida significa experimentar situações ou circunstâncias positivas de forma aparentemente aleatória ou imprevista.
Mas será que ser uma pessoa sortuda é simplesmente isso?
Você sente que é uma pessoa de sorte? Ou você se define como uma pessoa azarada?
Você deve conhecer pessoas que sempre parecem estar com sorte, enquanto você constantemente se sente como se sempre estivesse com azar.
Há pessoas que afirmam que a sorte está ligada a muito trabalho, uma boa mentalidade, assim como uma perspectiva positiva sobre os eventos que ocorrem na vida. Enquanto outras acreditam que há pessoas nascem mais sortudas do que outras, que isso é inato.
Seria a sorte ditada por um ser superior e nada que façamos pode mudar isso? Mas o que significa ter sorte? A sorte é algo real ou é um produto de superstição?
O que é ter sorte?
Sorte é pode ser definida pela maioria das pessoas como “coisas boas que acontecem conosco, que não provêm de nossas próprias habilidades ou esforço”.
Pessoas que acreditam nisso atribuem à sorte algo sobrenatural e um direito inato, ditado pelo destino e pelas ocorrências naturais.
No entanto, o conceito de sorte vai mais além, sorte também é considerada algo que ocorre quando você age em sua vida. Por exemplo, os budistas acreditam que controlamos o nosso destino final ao assumirmos o controle consciente do nosso comportamento.
Ao fazer isso, abrimos novos caminhos que levam a oportunidades e experiências de vida, fazendo-nos sentir e parecer “estar com sorte”, quando na verdade isso é o resultado positivo de sair da nossa zona de conforto e correr riscos.
Enfim, a sorte pode se manifestar de diversas formas e em diferentes áreas da nossa vida, como boa saúde, bons relacionamentos, finanças sadias, carreira de sucesso e oportunidades. No entanto, a sorte é uma noção subjetiva e pode ser interpretada de forma diferente por cada pessoa.
Você se considera uma pessoa sortuda ou azarada?
De uma forma geral, você sente que tem sorte ou azar?
Na verdade, “ter sorte” depende da sua visão subjetiva da vida e dos eventos que ocorrem em sua volta.
Por exemplo, você pode se sentir com sorte concentrando-se e valorizando os aspectos da sua vida que lhe trazem felicidade e alegria, como a família ou o lugar onde você mora.
Há pessoas que acreditam que por ter filhos, serem saudáveis e terem o que comer faz de delas uma pessoa de sorte. Outras acreditam que têm sorte por ter um emprego muito bem remunerado, morar em uma mansão e ter um carro do ano.
Portanto, tudo depende da sua perspectiva e da forma como encara sua vida. Por vivermos em uma sociedade de consumo e de competição, é natural querermos sempre mais, seja dinheiro ou coisas materiais.
É natural ter um desejo maior e até ficarmos com inveja quando outra pessoa pé considerada sortuda, isso na nossa concepção. No entanto, é provável que esta seja a razão pela qual as pessoas se consideram “azaradas”, pois concentram-se naquilo que não têm em vez de naquilo que têm.
Além disso, as emoções são contagiosas, as pessoas com quem convivemos impactam a nossa visão da vida. Então, se você convive com muitas pessoas que reclamam que estão sem sorte, é provável que em breve você faça a mesma coisa.
Como você pode atrair mais sorte?
No texto “Dicas para atrair boa sorte mudando a forma de encarar a vida” abordamos esse assunto de uma forma mais completa, portanto, sugerimos também sua leitura.
No entanto, a seguir vamos abordar esse assunto de uma forma mais sucinta, porque, se você chegou até aqui, é possível que esteja em busca de mudar sua sorte.
Amplie suas oportunidades
Assumir riscos coloca você fora da sua zona de conforto e leva ao surgimento de novas oportunidades. Portanto, mantenha sua mente aberta, seja destemido e não se preocupe com o desconhecido.
Pessoas sortudas acreditam em sua intuição e tomam decisões. Elas sempre vão acertar? É claro que não, mas como ampliam suas oportunidades estão mais perto de fazerem a coisa certa.
O que parece ser um revés para uma pessoa pode ser visto como uma oportunidade maravilhosa para outra. Portanto, não se trata do que acontece, mas de como você interpreta e da oportunidade que encontra no que aconteceu.
Pratique boas ações
Acredita-se que o carma seja outro elemento de boa sorte e que ajude a atraí-la. Carma, significa que toda ação, seja ela boa ou má, gera uma reação que retorna com a mesma qualidade e intensidade a quem a realizou. Em outras palavras, quem acredita em carma, acredita em “destino ou sina” seguindo como efeito da causa.
Tudo o que acontece com você, seja bom ou ruim, segue as leis do carma.
Sendo assim, o carma é criado através de uma combinação de palavras, pensamentos e ações e tudo o que fazemos cria uma energia correspondente.
Se você demonstrar compaixão e ajudar os outros quando eles estão sofrendo, isso criará um carma positivo. Ao contrário, se você prejudicar outras pessoas intencionalmente, isso criará um carma negativo.
Portanto, pratique (de coração) a bondade em suas palavras e ações para atrair bom carma. Dessa forma você também atrairá boa sorte.
Espere por coisas boas
Você é daquelas pessoas em enxerga um copo meio cheio e não meio vazio? Se a resposta for sim, então você é uma pessoa otimista.
As leis da atração se baseiam em padrões de pensamento negativos ou positivos. Manter-se positivo durante todo o tempo pode ser difícil, mas acredita-se que ter uma atitude negativa traz consigo circunstâncias negativas.
Por exemplo, se você espera ser reprovado em um concurso, talvez não estude tanto. Sendo assim, sua expectativa negativa se manifesta e isso pode afetar suas opções de carreira.
Sempre espere que coisas boas aconteçam com você, e elas acontecerão. Segundo o escritor motivacional americano William Arthur Ward, “Se você pode imaginar, você pode alcançá-lo. Se você pode sonhar, você pode se tornar isso.”
Portanto, diga a si mesmo que você realmente pode e não deixe a negatividade tirar sua sorte.
Procure fazer boas escolhas
Você pode aumentar suas chances de sorte fazendo boas escolhas.
Embora seja verdade que a sorte envolva um elemento de acaso, ser uma pessoa sortuda também é um reflexo das escolhas que fazemos.
As menores escolhas, desde com quem escolhemos passar o tempo até o que comemos nas refeições, podem ter um impacto significativo nas possibilidades que fluem.
Quer um amigo o ajude a conseguir um ótimo emprego ou a tomar um café da manhã balanceado, isso pode afetar tanto sua renda quanto sua saúde e não tem nada a ver com talento ou realização em si.
Tem tudo a ver com as escolhas que você faz. O segredo está em fazer escolhas positivas que abrem enormes possibilidades, também conhecidas como sorte.
Leia também:
Significados e simbolismos da ferradura
Vamos tentar nos preocupar menos com o que ainda não aconteceu?
Há diferença entre compaixão e empatia?
Por que é importante ter esperança?
Limpeza energética da casa
Caminhos Espirituais: em busca da plenitude