Casas incríveis – Jikka, Shizuoka, Japão – você moraria?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você já ouviu a expressão que os anos da terceira idade são os melhores? Nem todos concordam com essa expressão, mas seria muito difícil argumentar contra ela, se você a ouvisse de quem mora nessa incrível casa planejada para duas senhoras aposentadas no Japão.


Este conjunto de estruturas em estilo de tendas foi projetado pelo arquiteto japonês Tokyo Issei Suma, como moradia para idosos de uma pequena comunidade japonesa. O projeto do complexo, chamado Jikka, contém uma cozinha comunitária e uma piscina em forma de espiral.

sikka_08Esse pequeno complexo é constituído por cinco estruturas pontiagudas que contemplam todas as instalações, equipamentos e serviços necessários para moradia dos idosos, incluindo um cozinheiro e um assistente social. Sua disposição e localização facilita o serviço de entrega de comida para as pessoas mais velhas e a assistência de enfermagem para os moradores com deficiências.

Localizada em uma área rural da província de Shizuoka, nas montanhas do Japão, a casa possui 100 metros quadrados que contemplam tanto a moradia como o local de trabalho.

sikka_03Cada um dos cinco blocos tem forma de quadrado e se sobrepõem um ao outro. A arquitetura é espetacular, com paredes em forma de arcos e telhados pontudos, por isso foram apelidadas de tendas. Suma descreve o esquema que projetou como “um pequeno complexo de cinco pequenas cabanas unidas”.

Externamente os prédios são envolvidos com painéis de madeira, internamente foi usado concreto e vigas em madeira. O complexo também contempla um sofisticado sistema de exaustão e ventilação.

Cada bloco tem uma função diferente, o maior deles, localizado no centro do complexo, contém uma espaçosa cozinha de aço inoxidável, onde as refeições estão preparados e enviadas para os moradores. Ele também inclui uma pequena sala de jantar, para quem preferir comer no local. Dois blocos foram projetados como dormitórios e contém um quarto compartilhado, um banheiro e uma área de armazenamento. Um bloco acomoda duas camas para os hóspedes. O último bloco contém a piscina em forma de espiral, que foi projetado para permitir fácil acesso aos cadeirantes.

Veja mais imagens da casa abaixo, não é a pior alternativa de moradia para chegarmos ao fim da vida, não é mesmo?



Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destes:
Casas incríveis – Casa Invertida, Moscou, Rússia
Casas incríveis – Casa do Penedo, Fafe, Portugal
Casas incríveis – Fallen Star, San Diego, EUA – você moraria?
Casas incríveis – Syros, Grécia – você moraria?
Casas incríveis – The Water Tower, Londres, Inglaterra – você moraria?
Casas incríveis – Water Nest 100 – o ninho da água
Casas incríveis – Modern Rusca House, Genestrerio, Suíça
Casas incríveis – Villa Berkel, em Veenendaal, Holanda
Como adaptar uma casa para pessoas idosas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *