Casas incríveis – Minim House, a casa compacta

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

A Minim House é uma casa compacta, cheia de soluções inovadoras e criativas projetada pelos arquitetos das empresas Foundry Architects e Minim Homes. A casa foi criada com o objetivo de ser eficiente em todos os sentidos e totalmente aproveitável.


Tendo como principal vantagem o excelente aproveitamento de todos os espaços que dispõe, a Minim House foi concebida com materiais e recursos com o objetivo de simplificar o processo construtivo. Com uma fachada moderna e com o telhado e as calhas escondidos, os principais materiais do acabamento são ripas de cipreste não tratado e coberturas metálicas de carvão vegetal.

O visual moderno e limpo se repete no interior da casa, com a escolha predominantemente de cores neutras como o branco, uma cozinha em aço inoxidável e um estilo minimalista que confere total simplicidade ao espaço. Com um total de 21,8 m², toda a casa é aberta, para que pareça maior do que seu tamanho real.

O sofá tem os assentos removíveis, que quando retirados revelam espaços escondidos para guardar muitas coisas. A mesa pode ser levantada, abaixada, ou movida entre os quatro apoios fixos existentes no piso, ou seja, ela serve como mesinha de centro, mesa de cozinha, escrivaninha, mesinha de cabeceira e mesa de jantar.

A cama, quando não está sendo utilizada fica encaixada em um desnível de piso, em uma solução perfeita para não ocupar espaço. De forma a maximizar a área de bancada, o fogão é embutido no armário e coberto com uma tábua para cortar alimentos.

O conceito usado é que os ambientes da casa cresçam e diminuam com pequenos movimentos, originando espaço para outros ambientes.


A casa é itinerante, tem um rodado destacável escondido sob ela e pode ser utilizada em vários lugares. Também tem um sistema de aproveitamento da água da chuva e todos os encanamentos. O vaso sanitário do banheiro tem um sistema de incineração.

Segundo o site da empresa, que desenvolveu e comercializa a casa, a Minim House visa repensar completamente o conceito de micro casa móvel, acrescentando habitabilidade, racionalização da construção, modernização estética, e aumentando a versatilidade.

Ainda segundo a empresa, baseada nas pesquisas realizadas com os possíveis clientes, a casa oferece:

  • Sofá-cama fácil de utilizar, sem ficar em um sótão e sem ter que arrastar para cima;
  • 50% a mais de área de janela, em comparação com os principais modelos;
  • Sem paredes, para aumentar a sensação de espaço disponível;
  • Preocupação com o isolamento, para uma melhor eficiência energética e isolamento acústico;
  • Sistema de ventilação para melhor qualidade do ar;
  • Sistema de mesa inovador que pode ser levantado, descido e girado, para funcionar como mesa de cozinha, bar, mesa auxiliar, mesa de café, mesa de jantar e mesinha de cabeceira;
  • Projeto destacável, a casa pode ser desencaixada do seu reboque com apenas 15 parafusos;
  • Permite a utilização em locais sem rede de água, esgoto e eletricidade;
  • Sistema de captação da água da chuva de e armazenamento integrado sem calhas visíveis;
  • Ar condicionado mini-split.

Gostou? Visite o site da empresa: Minim House

Observe atentamente na galeria abaixo como parece realmente que todos os detalhes foram muito bem pensados e planejados.



Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destes:
Casas incríveis – Casa Invertida, Moscou, Rússia
Casas incríveis – Casa do Penedo, Fafe, Portugal
Casas incríveis – Fallen Star, San Diego, EUA – você moraria?
Casas incríveis – Syros, Grécia – você moraria?
Casas incríveis – The Water Tower, Londres, Inglaterra – você moraria?
A importância dos detalhes na decoração
Sugestões de Presentes Criativos
Casas incríveis – Villa Berkel, em Veenendaal, Holanda

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *