Conheça 20 outras utilidades da vodca, algumas são realmente surpreendentes

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

utilidades da vodca

São muitas as utilidades da vodca em nossa casa, então, vamos descobrir quais são?

A vodca é uma bebida destilada muito popular, que, apesar de ter um teor alcoólico alto (geralmente entre 35% e 60%), é quase sem sabor e incolor. Por isso ela é uma das bebidas de maior consumo em alguns países frios, como a Polônia e a Rússia, justamente pelo seu teor alcoólico.

Em várias línguas eslavas, vodca é o diminutivo de água. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a vodca é uma grande aliada como produto de limpeza da casa e de higiene pessoal.


Assim como o vinagre branco, a vodca é um verdadeiro produto multiuso para a limpeza da casa. Muito mais do que um produto versátil para fazer coquetéis e caipirinhas, a vodca surpreende pelas suas outras utilidades.

Em alguns textos postados aqui no blog “Lar, Doce Lar” – “Aprenda 3 formas de perfumar a sua casa com produtos naturais“, e “10 alimentos que podem ser usados como produtos de limpeza” -, já havíamos relatado algumas das aplicações dessa bebida que muitas pessoas têm em casa.

Então, agora vamos ampliar essa lista de utilidades, quem sabe algumas delas não sejam muito úteis para você?

Utilidades para a vodca

1. Dá brilho às louças e copos. Assim, quem costuma usar máquina de lavar louça deve estar acostumado com  suas louças e vidros embaçados. Até mesmo para quem lava manualmente sua louça, com o passar do tempo já deve ter observado que isso acontece. Então, para recuperar seu brilho natural, molhe um pano em vodca e esfregue vigorosamente sobre a superfície embaçada.

2. Para polimento de torneiras, maçanetas e outros materiais cromados. Além disso, a mesma coisa pode ser feita para trazer de volta o seu brilho original.

Vodca é boa para a casa

3. Para limpar joias, principalmente prata. Para isso, mergulhe a joia em um recipiente com vodca por cerca de cinco minutos. Em seguida, retire-a, lave e seque bem. Mas, tome cuidado com bijuterias, pois pela qualidade do material pode ficar danificada.

4. Tira o cheiro de guardado das roupas. Algumas roupas que usamos eventualmente, como ternos e vestidos, que são guardados novamente sem terem sido lavados por não estrarem sujos podem ficar com aquele cheiro desagradável. Da mesma forma isso acontece com roupas que são guardadas ainda úmidas ou que ficam em armários muito úmidos. Então, para resolver isso, coloque vodca em um borrifador e borrife a roupa, principalmente pelo seu lado interno, depois pendure-a em um local bem ventilado ou ao sol.

5. Impede a oxidação das lâminas de barbear, aumentando assim a sua vida útil. Além disso, age como desinfetante. Para isso, deixe-as de molho em um recipiente com vodca.

6. Aumenta a durabilidade das flores colhidas e colocadas em vasos. Dilua um pouco de vodca e uma colher de açúcar na água que vai ser colocada no vaso. Assim, a cada troca de água repita esse procedimento, as flores demorarão bem mais para murchar, pois a vodca mata as bactérias e o açúcar fornece nutrientes que as alimentam melhor do que apenas com água pura.

Vodca é boa para para higiene corporal

7. Dá mais brilho aos cabelos. Misture 2 colheres de vodca no frasco do shampoo e use-o normalmente. Ela também pode ser misturada no condicionador de cabelos.

8. Para limpar óculos embaçados e com gordura das mãos. Dilua um pouco de vodca em água utilize essa mistura para limpar as lentes dos óculos. Além disso, você pode guardar essa mistura em um vidro de spray pequeno e usá-la por muito tempo.

9. Ajuda a retirar cola de adesivos. Assim, você pode usar a mesma mistura feita para limpar óculos e borrifá-la sobre as colas e adesivos difíceis de retirar de alguma superfície.

10. Limpa vidros e espelhos. O álcool contido na vodca ajuda a retirar as manchas das janelas e espelhos. Misture em um borrifador um copo de água e uma colher de vodca, borrife a superfície e depois passe um pano macio e que não esfiape.

11. Tira o mau cheiro dos pés. Se o cheiro de chulé está impregnado nos pés, deixe os pés de molho na vodca por algum tempo, depois lave-os normalmente. Também borrife vodca no seus calçados causadores do mau cheiro.

12. Substitui o álcool em uma emergência para desinfetar as mãos, bolhas ou machucados. Isso porque a vodca, é um excelente bactericida e desinfetante.

13. Facilita a retirada de curativos. Molhe um algodão na vodca e passe na parte com cola do curativo, ele sairá com muito mais facilidade.

Vodca é boa para combater insetos

14. Substitui pesticidas químicos para eliminar as ervas daninhas. Misture duas colheres de vodca, algumas gotas de detergente líquido e duas xícaras de água em um borrifador. depois borrife essa mistura sobre as ervas daninhas.

15. Funciona como repelente de insetos. Coloque a vodca em um borrifador e utilize-a como qualquer outro repelente de insetos.

16. Auxilia na limpeza de mofos e bolores. Borrife vodca sobre o mofo e depois limpe-o normalmente.

17. Deixa as massas folhadas mais crocantes. Então, use um pouco de vodca em substituição da água no preparo da massa, o álcool vai evaporar e não ficará nenhum gosto diferente.

18. Retira manchas de batom doas roupas. Molhe um pano na vodca e esfregue sobre a mancha. depois lave a roupa normalmente.

19. Para a limpeza de pele. Umedeça uma bola de algodão na vodca e passe no rosto para limpar e fechar os poros. Também ajuda a secar pequenas feridas.

Vodca é boa para reduzir dores

20. Para aliviar a dor em batidas e contusões. Se você costuma utilizar sacos de gelo para aliviar a dor, então, antes de colocá-los no freezer, misture um pouco de vodca à água. Assim você vai impedir que a água fique completamente congelada, facilitando a sua utilização.

Portanto, se você gosta de vodca, vale a pena desperdiçar um pouco dela para facilitar seu dia a dia, não é mesmo? E se você não gosta e alguém deixou uma garrafa na sua casa na última festa, está uma boa oportunidade de torná-la útil. Assim, aproveite todas essas utilidades da vodca.


Leia também:
Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos
Porque o Desodora funciona?
Toalheiro térmico vale a pena?
As incríveis utilidades do vinagre branco
Você se preocupa com sua escova de cabelos?
Você sabe que o mofo causa doenças?
Saboaria fitoterápica, o que é e qual a sua utilidade
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *