O óleo de soja é um dos óleos mais utilizados no planeta, já que a soja é cultivada praticamente no mundo inteiro.
A soja é uma planta nativa da Ásia, foi trazida para a América no Século XIX, e vem sendo utilizada por mais de 5.000 anos na alimentação humana das mais diversas formas, como o óleo, o leite de soja, o molho de soja, a proteína de soja e o tofu.
Suas propriedades alimentícias são valorizadas por produzir um óleo livre de colesterol, com altos índices de gordura poli-insaturada, por um baixo custo de produção e comercialização.
Uma colher de sopa de óleo de soja possui cerca de 103 calorias e 14 gramas de gordura, das quais 2 gramas são de gordura saturada. Ou seja, óleo de soja (como outros óleos), em sua forma pura, não contém carboidrato, sódio ou proteína.
Cada 100 gramas de óleo de soja é composta por 16 gramas de gordura saturada, 23 gramas de gordura mono-saturada e 58 gramas de gordura poli-insaturada.
Além disso, o óleo de soja contém vitaminas K, E e B, que são muito benéficas para o nosso corpo. Isso porque elas agem como antioxidantes e na proteção do sistema nervoso e da pele.
Óleo de soja é bom para quê?
Por possuir essa composição, é que utilizar o óleo de soja na alimentação pode trazer muito benefícios, como os que listamos abaixo:
1. Estabilização do nível de colesterol
Colesterol é uma substância necessária para que nosso corpo produza hormônios, sendo naturalmente produzido pelo próprio organismo. Entretanto, alguns alimentos que consumimos possuem colesterol, o que pode elevar seu nível, provocando assim problemas arteriais e cardíacos.
Os nutrientes presentes no óleo de soja permitem que o corpo regule o nível de colesterol, ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim.
2. Saúde dos ossos
A vitamina K possui um importante papel na saúde humana de acordo com estudos que demonstram sua importância na manutenção dos ossos. Esses estudos indicam que a vitamina K pode aumentar a densidade mineral dos ossos, auxiliando no seu desenvolvimento e diminuindo o risco de fraturas.
3. Antioxidante maravilhoso
Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo nosso corpo como parte do ciclo metabólico do oxigênio a nível celular – ou seja, o corpo humano produz radicais livres no processo de conversão dos alimentos em energia.
Entretanto, alguns elementos ambientais, como a exposição solar, a poluição do ar e consumo de tabaco podem levar a um índice mais alto de radicais livres. Os radicais livres podem causar danos irreparáveis às células e suas membranas – é o chamado estresse oxidativo.
Os antioxidantes protegem as células dos efeitos negativos dos radicais livres – e a vitamina E, presente no óleo de soja, impede a produção de radicais livres quando a gordura é oxidada pelo corpo humano.
4. Saúde da pele
O óleo de soja pode estimular o surgimento e crescimento de novas células de pele, acelerando o processo de cura deste tecido e combatendo sinais prematuros de envelhecimento. Isso acontece graças à vitamina E, que mantém a elasticidade da pele e aumenta a sua hidratação.
5. Impacto cognitivo
De acordo com estudos recentes, uma grande dose de vitamina E diária pode reduzir a progressão da doença de Alzheimer – que é a forma mais comum de demência, causando problemas de comportamento, confusão de pensamentos e falta de memória, principalmente a recente.
Isto se dá porque a vitamina E protege as células dos danos causados pelo estresse oxidativo, ao qual as células do cérebro são especialmente vulneráveis durante o processo de envelhecimento.
6. Saúde da próstata
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum a afetar os homens. Segundo pesquisas, o consumo de produtos a base de soja, como o óleo de soja, o tofu e o leite de soja podem reduzir o risco dessa doença em até 70%.
Isto acontece porque os alimentos a base de soja mantém a glândula prostática saudável, em função dos altos índices de isoflavonas. Isoflavonas influenciam no balanço hormonal e reduzem os riscos alguns câncer relacionados aos hormônios, como o de próstata, o de mama e o uterino.
Como utilizar o óleo de soja na alimentação
Muitos produtos incluem o óleo de soja em seus ingredientes, como margarinas, maionese, pães, bolos e molhos para salada, já que o óleo de soja é um dos óleos com sabor menos pronunciado e não altera o sabor dos alimentos. Veja algumas dicas para a utilização do óleo de soja no dia a dia:
- Molho para salada: você pode combinar o óleo de soja com um vinagre de sua preferência, na proporção de 2 para 1, também misturando alho e manjericão picados. Você também pode misturar o óleo de soja com suco fresco de limão ou de laranja e misturar com um pouco de pimenta do reino;
- Pratos refogados: em vez de usar óleo de outros vegetais para refogar legumes, use o óleo de soja;
- Pães e bolos: você pode utilizar o óleo de soja nestas preparações para que fiquem com menos índices de gorduras saturadas e menos calorias. Dessa forma você vai manter todo o sabor do seu bolo o pão.
Leia também:
Micoproteína: tudo o que você precisa saber
Proteína texturizada de soja: prós e contras
Dica para beber água fresca por muito tempo durante a prática de exercícios
Saiba porque você deve incluir o repolho na sua alimentação
O banho de contraste quente e frio realmente traz benefícios?
Bokashi, o adubo orgânico japonês que está fazendo sucesso no Brasil
Meu Deus!!! Não acredito que vi essa reportagem!
Semana passada mesmo li uma pesquisa onde mostrava que após a introdução do óleo de soja e óleos vegetais na dieta inúmeras doenças cresceram de forma desenfreada.
Nunca vi um médico sério indicar o uso de óleo de soja. Na melhor das hipóteses indicam usar o mínimo possível e os mais conceituados na área da saúde mandam abolir este “alimento” definitivamente.
Precisam rever as fontes de pesquisa para matérias do blog!
Olá Danilo, nossas postagens são baseadas em estudos feitos, portanto, se você conhece novos estudos, por favor nos informe para que possamos atualizar a postagem. Além disso, nunca estimulamos ninguém a consumir nenhum produto com base em nossos textos, eles são apenas informativos. A indicação de alimentos e remédios sempre deve ser feita por profissionais especializados.