Congelar couve-flor é uma ótima maneira de preservá-la por mais tempo e garantir que ela mantenha suas propriedades, sabor e textura.
Atualmente, para evitar o desperdício de alimentos e fazer com que durem mais tempo, o congelamento é uma das opções.
Portanto aprenda alguns métodos simples para congelar couve-flor.
Como congelar couve-flor
Congelar couve-flor além de ser uma ótima maneira de evitar desperdícios, também tornará o tempo de cozimento mais rápido depois de descongelada.
Como a maioria dos vegetais congelados crus, a textura, o sabor, a cor e o valor nutricional da couve-flor deterioram-se. Portanto, certifique-se de escaldá-la para preservar estes elementos. Além disso, sempre use couve-flor fresca para congelar, não espere ela perder suas qualidades.
No entanto, se você não quiser escaldá-la antes de congelar, corte-a em cubos ou pique as florzinhas finamente. Em seguida, congele em uma bandeja até ficarem sólidas e, então transfira-as para um saco hermético retirando o excesso de ar.
Mas, esteja ciente que ao fazer assim haverá deterioração, conforme dissemos acima. Sendo assim, é melhor usá-la em pratos cozidos quando for descongelá-la.
Métodos básicos para congelar a couve-flor
Primeiramente prepare a couve-flor lavando-a bem em água corrente e cortando-a em floretes de tamanhos iguais. Remova os caules duros e as folhas.
Como congelar couve-flor cortada
Para escaldar a couve-flor, ferva uma panela de água e prepare uma tigela com água gelada e uma bandeja forrada com papel de cozinha.
Coloque a couve-flor em água fervente e escalde-a por cerca de 2 a 3 minutos, mas dependendo do tamanho que você cortou pode ficar um pouco mais.
Ao fazer isso você vai eliminar as enzimas naturais que podem causar a deterioração da couve-flor ao congelá-la, além disso, preserva sua cor e textura.
Em seguida, retire a couve-flor com uma escumadeira e mergulhe-a na tigela com água gelada. Então, deixe descansar o mesmo tempo que a couve-flor foi escaldada.
Com isso, você interromperá o processo de cozimento e ajudará a manter a cor e a textura da couve-flor.
Então retire-a com a mesma escumadeira, escorra-a e coloque-a na bandeja forrada. Você também pode usar uma peneira e esperar escorrer e secar completamente
Depois de escorrida e seca, coloque a couve-flor em uma bandeja e congele até ficar sólida. Você pode então transferi-la para um saco hermético, retirar todo o excesso de ar e colocá-la no freezer.
Se você tiver outros recipientes próprios para congelamento que evitem a entrada de ar, também pode usá-los. Mas remova o máximo de ar possível, pois o ar pode causar queimaduras de congelamento e afetar a qualidade da couve-flor congelada.
Você deve consumir a couve-flor escaldada e congelada dentro de 6 meses.
Como congelar arroz de couve-flor
Primeiramente corte a couve-flor em quatro partes e retire o miolo grosso.
Então coloque os pedaços de couve-flor em um processador de alimentos e pulse até ficar parecido com cuscuz.
Em seguida, transfira para sacos hermeticamente fechados e retire todo o excesso de ar.
Por fim, congele identificado. O arroz de couve-flor congelado pode ficar congelado por até 2 meses.
O que é arroz de couve-flor
O arroz de couve-flor é um alimento que substitui o arroz tradicional por couve-flor picada ou processada.
Dessa forma é possível criar uma opção com baixo teor de carboidratos para quem deseja reduzir a ingestão de calorias ou carboidratos. Além disso, é uma maneira criativa de incorporar mais vegetais às refeições.
Ele é muito comum em dietas de baixo teor de carboidratos, como por exemplo a dieta cetogênica.
Para preparar o arroz de couve-flor, ela geralmente ralada ou processada crua em um processador de alimentos até que atinja uma textura semelhante à do arroz.
Depois você pode cozinhá-lo em uma frigideira com um pouco de óleo ou manteiga, temperado com sal e pimenta. Também pode-se adicionar outros temperos e ingredientes, como cebola, alho, ervas frescas ou queijo para dar mais sabor.
Você pode usá-lo como base para outras receitas ou como acompanhamento de carnes, aves, peixes ou pratos vegetarianos e veganos.
Como cozinhar couve-flor congelada
Não há necessidade de descongelar a couve-flor congelada antes de cozinhar. Na verdade, o ideal é cozinhá-la direto do frezer para, assim, manter sua aparência e consistência.
Ela pode ser adicionada diretamente aos pratos que estão sendo cozidos, como ensopados, caçarolas e assados no forno, ou adicionada nos últimos minutos em um macarrão sendo cozido em água fervente.
Ferver a couve-flor congelada
Ferva em água e sal por cerca de 5 a 8 minutos, lembrando que o tempo de cozimento é menor devido ao branqueamento que você fez antes de congelar.
Assar a couve-flor congelada
Você pode assar a couve-flor congelada. Coloque-a em uma assadeira, regue com um pouco de azeite, tempere e leve ao forno a 200°C por cerca de 20 minutos, dependendo do tamanho, até ficar macia e totalmente cozida.
Fritar a couve-flor congelada
Coloque uma pequena quantidade de couve-flor congelada em uma panela com manteiga ou óleo em fogo baixo, mexendo sempre até ficar macia.
Couve-flor congelada no micro-ondas
Coloque a couve-flor congelada em um prato adequado para micro-ondas com um pouco de água. Então cubra-a com uma tampa adequada para micro-ondas e ligue por cerca de 3 minutos em potência alta, ou até que a couve-flor esteja macia e cozida.
Reaquecer arroz de couve-flor congelado
Você pode descongelar o arroz de couve-flor na geladeira antes de usar. No entanto o arroz de couve-flor congelado pode ser levado direto ao micro-ondas por cerca de 4 minutos na potência mais alta em uma tigela coberta com filme plástico. Na metade do tempo, pause e misture-o.
Leia também:
O versátil, nutritivo e delicioso manjericão
Aprenda a congelar manjericão
Como descongelar pão mantendo fresquinho?
O que é CSA, Comunidade que Sustenta a Agricultura?