Comigo-ninguém-pode: como cuidar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Comigo-ninguém-pode - capa

A comigo-ninguém-pode é uma planta relativamente fácil de cuidar, mas apesar de sua beleza marcante, seu cultivo precisa de uma atenção especial por ser uma planta tóxica.

Portanto, se você pretende cultivá-la e tem pets ou crianças em casa, deve tomar cuidados redobrados.

Características da planta comigo-ninguém-pode

A comigo-ninguém-pode, nome científico Dieffenbachia seguine, é uma planta muito popular em função de sua folhagem exuberante. Suas folhas são largas e ornamentais, portanto embelezam qualquer ambiente onde forem cultivadas.

Existem várias espécies de comigo-ninguém-pode, o que diferencia uma da outra é basicamente a pigmentação e o formato das suas folhas. No entanto, todas elas exigem o mesmo cuidado.

As mais populares no Brasil são

  • Dieffenbachia Amoena;
  • Dieffenbachia Sunrise;
  • Dieffenbachia ‘Camilla’;
  • Dieffenbachia ‘Compacta;
  • Dieffenbachia Vesuvius;
  • Dieffenbachia Tropic Mariana;
  • Dieffenbachia Velvet.

Suas hastes grossas e folhas largas, que variam da cor de verde clara a escura e muitas vezes com variações e padrões impressionantes tornam-na uma planta única. Além disso, as plantas adultas podem alcançar até 2 metros de altura.

No entanto, entre os cuidados que você deve ter com ela está o de proteger seus pets e crianças do contato com suas folhas. Aliás é por esse motivo que ela recebeu esse nome. Ela possui uma seiva tóxica que causa irritação na pele e pode até ser fatal se ingerida.

É uma planta tropical, nativa da Colômbia e da Costa Rica, mas que se adaptou perfeitamente ao clima brasileiro.

Como toda a planta tropical, a comigo-ninguém-pode prefere sol indireto e temperaturas mais quentes e úmidas.

Nesse texto, vamos explicar passo a passo como cuidar da comigo-ninguém-pode para que você possa desfrutar ao máximo sua beleza.

Mas afinal, como cuidar da comigo-ninguém-pode?

A comigo-ninguém-pode prefere sol ou sombra? Talvez as condições mais importantes a serem consideradas para cultivar essa planta sejam a luminosidade e o clima.

Luminosidade

Qual melhor lugar para colocar comigo-ninguém-pode? A comigo-ninguém-pode prefere luz indireta brilhante, portanto você deve evitar a exposição direta ao sol pleno. Sendo assim, em vaso, coloque-a perto de uma janela com luz filtrada ou longe da luz solar direta, em canteiro, procure um local com meia sombra.

Ao contrário da luz solar a pleno, que pode queimar suas folhas, a luz indireta brilhante ajudará a manter as cores vibrantes das suas folhas.

Comigo-ninguém-pode - jardim

Temperatura

A comigo-ninguém-pode prospera melhor em temperaturas quentes, o ideal é que a temperatura oscile entre 18°C e 28°C.

Além disso, você deve evitar correntes de ar frio e temperaturas abaixo de 13°C. Ela não é uma planta tolerante à frio e geadas.

Umidade

As plantas tropicais preferem climas úmidos, portanto ela não é diferente. Ela aprecia ambientes um pouco mais úmidos.

Sendo assim, você pode aumentar a umidade ao redor da planta, pulverizando água nas folhas, usando um umidificador, ou ainda colocando o vaso sobre uma bandeja de água.

Quando plantada em jardim, escolha o local mais úmido do seu quintal e embaixo de árvores.

Regas

Espere a superfície o solo secar entre as regas, a comigo-ninguém-pode gosta de solos úmidos, mas não encharcados. Portanto, é melhor regar moderadamente e com mais frequência do que encharcar a planta.

Certifique-se também de que o vaso tenha um bom sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água nas raízes. Quando plantada em jardim, escolha um solo bem drenado também.

De um modo geral, o ideal é regá-la a cada dois dias durante os meses quentes e uma vez por semana durante os meses frios.

Fertilização

Fertilize a comigo-ninguém-pode com um fertilizante equilibrado para folhagens durante a primavera e o verão, aproximadamente a cada quatro a seis semanas. No entanto, reduza a fertilização durante o outono e o inverno para evitar estresse na planta.

Ao fertilizar a comigo-ninguém-pode, siga as instruções da embalagem do fertilizante para evitar a superalimentação, o que pode levar a um acúmulo de sais minerais no solo e causar a queima das raízes.

Comigo-ninguém-pode em vaso

Poda

Se a planta ficar muito alta (pernalta) ou desenvolver folhas amareladas, você pode podar as folhas amareladas ou cortar o caule para estimular o crescimento de novas folhas.

As folhas mortas ou danificadas devem ser removidas para, assim, evitar doenças e permitir que mais luz atinja as folhas saudáveis mais baixas.

Limpeza

Limpe regularmente as folhas da comigo-ninguém-pode com um pano úmido para remover poeira e manter a planta saudável. Quando a planta fica muito coberta de pó, tem sua fotossíntese prejudicada.

Transplante

A comigo-ninguém-pode não exige transplantes frequentes. Quando você observar que as raízes estão tomando conta do vaso é o momento de fazê-lo. Dependendo o tamanho do vaso escolhido, a trasfega deve ser feita a cada 2 ou 3 anos.

Lembre-se que, quanto maior o vaso que você usar, mais suas raízes terão espaço para crescer e mais saudável e mais vibrante sua planta vai ficar.

Toxicidade

Já comentamos acima, mas nunca é demais lembrar. A comigo-ninguém-pode é venenosa se ingerida ou manipulada sem cuidados. Portanto, mantenha-a fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Além disso, lave bem suas mãos após o manuseio da planta e evite tocá-la nos olhos ou na boca.

Sinais de problemas e pragas

Apesar de se uma planta resistente, a comigo-ninguém-pode é suscetível a uma variedade de problemas de saúde e pragas.

Entre esses problemas está o apodrecimento das raízes pelo excesso de umidade no solo e manchas nas folhas causadas por fungos e infestações de pragas como ácaros, cochonilhas e pulgões.

Folhas murchas, amareladas ou manchadas podem ser indicativos de problemas de rega, iluminação inadequada ou pragas. Sendo assim, descubra o que está causando isso e corrija.

Dependendo do problema, remova as partes afetadas da planta, trate com pesticidas apropriados, ou diminua o volume de regas ou as condições de iluminação.

É verdade que a planta comigo-ninguém-pode é venenosa?

Porque não pode ter comigo-ninguém-pode em casa? Uma afirmação que você já deve ter ouvido dezenas de vezes é que não se deve ter comigo-ninguém pode em casa.

É verdade que ela tem esse nome devido ao fato de conter substâncias tóxicas que, quando ingeridas, podem causar desconforto e irritação, como queimação na boca, lábios e garganta.

No entanto, isso não significa que seja proibido cultivá-la, pois muitas outras plantas também apresentam essas condições de toxidade.

Ela representa sim um risco para crianças, animais de estimação e até mesmo adultos se não for manuseada com cuidado.

Portanto, seu nome “comigo-ninguém-pode” não se refere a uma proibição de tê-la como planta ornamental, mas sim a um alerta sobre os cuidados necessários ao lidar com essa planta para evitar problemas de saúde.


Leia também:
Como cultivar amarílis (Amaryllis) e muito mais sobre essa linda flor
Como cuidar de azaleias
Vermiculita, o que é e para que serve?
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
O que é perlita e para que serve?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *