Você já deve ter ouvido ou lido em dicas de jardinagem para usar perlita, também chamada de perlite. Mas você sabe para que serve e o que é?
Também, provavelmente você já encontrou perlita à venda em floriculturas e outras lojas especializadas em agricultura e jardinagem. Ela se parece com pequenas pedrinhas brancas ou seixos.
De fato, ela é um mineral amplamente usado na agricultura devido às suas propriedades únicas e vantagens que oferece para o cultivo de plantas.
Nesse artigo vamos explicar então tudo sobre esse excelente aliado dos jardineiros.
Saiba mais sobre a perlita
A perlita é um mineral formado por silicato de alumínio encontrado em rochas ígneas (vulcânicas) ou metamórficas. Ela se forma quando alguns tipos de rochas vulcânicas, ricas em água, sofrem resfriamento rápido.
Isso porque o resfriamento rápido faz com que o material derretido se solidifique em pequenas esferas de estrutura laminada, resultando na formação da perlita.
Portanto, perlita é o nome de uma rocha siliciosa que se forma espontaneamente na natureza. Ela geralmente é branca ou cinza claro e possui uma textura granular.
Em função da sua estrutura de múltiplas camadas, ela contém pequenas bolsas de ar, o que lhe confere excelentes características isolantes.
Além de seu uso na agricultura, a perlita é frequentemente usada na construção civil como isolante térmico em materiais como argamassas, concretos leves e revestimentos.
A característica que diferencia a perlita de outros vidros vulcânicos é que, quando aquecida até um ponto adequado em sua faixa de amolecimento, ela se expande de quatro a vinte vezes seu volume original.
Isto se deve à rápida expansão da água dentro da perlita, que cria um composto extremamente leve e que usamos para jardinagem.
A perlita acelera a germinação e o enraizamento, melhora a aeração, drenagem e isolamento em misturas para vasos e melhora a textura dos solos argilosos.
A principal função da perlita para a jardinagem é auxiliar na retenção de água e na aeração, bem como melhorar as misturas de compostagem.
Benefícios da perlita na jardinagem
Por suas características, a perlita oferece vários benefícios para a jardinagem, como por exemplo: impedir a compactação do solo; melhorar a aeração e a drenagem; estimular o surgimento das raízes e o crescimento vigoroso das plantas; reter a umidade sem encharcar o solo;
Além disso, ela possui outras características essenciais que não atrapalham o cultivo de plantas, como por exemplo: ter PH quase neutro; nunca se decompor; ser livre de doenças, ervas daninhas e insetos; isolar e minimizar as mudanças de temperatura; ser inorgânica, inerte e estéril; não ter nenhuma toxicidade conhecida ou risco de incêndio.
A seguir vamos detalhar alguns os principais benefícios da perlita na jardinagem e agricultura.
Germinação de sementes
A perlita acelera a germinação e melhora o crescimento das mudas. Ela é um componente muito comum em substratos para mudas e sementes.
Sua textura leve evita que as sementes fiquem enterradas profundamente no solo, permitindo que germinem com mais facilidade e alcancem a superfície.
Para potencializar as sementes, semeie-as em uma mistura bem regada de partes iguais de perlita e turfa de musgo Sphagnum. Como alternativa, adicione 1 parte de perlita a 2 partes de composto para vasos que já estejam prontos.
Para uso puro da perlita, mantenha sempre úmido por irrigação capilar ou névoa intermitente. Após a semeadura, polvilhe as sementes com uma fina camada de turfa fina e cubra com vidro ou plástico para reter a umidade até a germinação.
Misturas para vasos
Usa-se a perlita em misturas de composto para vasos para melhorar a aeração, drenagem e isolamento térmico. Seu uso serve tanto para abrir a estrutura de argila pronta como para compostos à base de turfa.
Para misturas de composto sem solo, use 3 ou 4 partes de turfa de musgo Sphagnum para 1 parte de perlita.
No entanto, para misturas de composto à base de argila, use partes iguais de argila esterilizada, turfa e perlita, além de calcário e nutrientes. Misture bem e regue após o plantio.
Enraizamento e estacas
A perlita acelera o desenraizamento, reduz o risco de tombamento, proporciona um equilíbrio ideal entre ar e água e torna quase impossível o encharcamento.
Também minimiza os danos às raízes e a interrupção do crescimento devido ao transplante.
Condicionamento do solo
A aeração adequada do solo é fundamental para o desenvolvimento de raízes saudáveis.
A perlita é muito porosa, o que significa que ajuda a melhorar a estrutura do solo e a aumentar sua porosidade. Em solos pesados ou argilosos ela é fundamental para aumentar a aeração e a drenagem.
Sendo assim, ela melhora a circulação do ar e proporciona uma drenagem mais eficiente da água, evitando o encharcamento das raízes das plantas.
Também minimiza a tendência de “tapar” as sementes em germinação. Essas propriedades durarão por muitos anos.
Para canteiros de flores delicadas, use até 25% de perlita aplicada nos 5 a 10 cm superiores antes da semeadura.
Para árvores, arbustos e rosas, misture perlita com o solo ao preencher a cova de plantio para estimular o crescimento das raízes.
Melhoria da grama
Como a perlita melhora a aeração e a drenagem, ela auxilia no equilíbrio entre ar e umidade e garante melhor desenvolvimento das raízes e crescimento da grama.
Você pode usar a perlita para recuperar áreas de grama compactadas e mal drenadas em grama velha, ou mesmo para o estabelecimento de grama nova, abrindo pequenos buracos e despejando-a dentro deles.
Plantações hidropônicas
Como já dissemos, a perlita é um agregado inerte, estéril, neutro, ultraleve e com altíssima capacidade de retenção de ar e água.
Sendo assim, você pode adicioná-la à água nas culturas hidropônicas.
Nesse formato de plantio, a perlita funciona como um meio de suporte para as plantas. Sua estrutura porosa permite que as raízes tenham acesso a oxigênio e nutrientes de maneira eficiente, enquanto o excesso de água é drenado.
Outros usos práticos da perlita
A perlita é um mineral que possui ainda outras aplicações em diferentes áreas além da agricultura.
Isolamento térmico e acústico
Em função de conter bolsas de ar em sua estrutura, a perlita expandida é um excelente isolante térmico e acústico. Portanto, ela é frequentemente utilizada em materiais de construção, como placas de isolamento, argamassas leves e estuques.
Construção civil
A perlita também é usada na fabricação de concretos e argamassas leves, que são mais fáceis de manusear e têm uma melhor capacidade de isolamento térmico e acústico.
Filtragem
Também em função da sua estrutura porosa, usa-se a perlita como meio de filtragem. Por exemplo, seu uso aplica-se na filtragem de água potável, separação de produtos químicos e filtragem de processos industriais.
Isolamento de fornos e equipamentos industriais
Usa-se também a perlita expandida para isolar termicamente fornos, fornalhas e equipamentos industriais que operam em altas temperaturas. Ela tem duas funções nessa aplicação, reduzir a perda de calor, assim como melhorar a eficiência energética.
Material de enchimento
A perlita é frequentemente usada como material de enchimento em materiais como gesso, argamassas, cimento leve e materiais de construção pré-fabricados.
Indústria de fundição
Na fundição de metais, a perlita é usada como agente de expansão em moldes de areia para criar espaços vazios, permitindo que o metal derretido flua e preencha o molde de maneira uniforme.
Revestimentos e texturas
Adiciona-se a perlita em revestimentos e texturas decorativas para aumentar sua capacidade de isolamento térmico e acústico, além de melhorar a aderência e a resistência a fissuras.
Qual a diferença entre perlita e vermiculita?
Tanto a perlita quanto a vermiculita são minerais que você pode usar na jardinagem e na horticultura para melhorar as propriedades do solo e auxiliar no cultivo das plantas.
Ambas melhoraram a drenagem, aeração e retenção de água do solo. No entanto elas têm origens e características um pouco diferentes, conforme veremos a seguir.
Perlita
Como você provavelmente já leu acima, a perlita é um mineral de origem vulcânica expandido por meio de aquecimento. Ela é composta basicamente de sílica, que é um material naturalmente abundante.
A perlita é aquecida a altas temperaturas, fazendo com que sua umidade interna se expanda e, então, forme pequenas bolhas. Essas bolhas resultam em uma estrutura leve e porosa.
A perlita geralmente é branca ou cinza claro e possui uma textura granular.
Principais características da perlita:
- Excelente para melhorar aeração do solo, evitando assim a compactação;
- Ajuda a aumentar a drenagem, prevenindo o encharcamento das raízes das plantas;
- Não retém muita água, portanto, é mais adequada para plantas que preferem solos mais secos ou para misturas de solo que precisam ser bem drenadas;
- Você pode usá-la em misturas de envasamento ou misturá-la diretamente no solo.
Vermiculita
A vermiculita também é um mineral de origem natural, no entanto é um silicato em camadas. Quando aquecida, ela expande de forma semelhante à perlita, mas forma folhas leves e escamosas, em vez de bolhas.
A vermiculita é geralmente dourada ou marrom clara e tem uma textura semelhante a flocos pequenos.
Principais características da vermiculita:
- Possui uma capacidade de retenção de água maior do que a perlita, tornando-se adequada para plantas que preferem solos mais úmidos;
- Também melhora a aeração e drenagem, mas pode reter um pouco mais de água que a perlita;
- Você pode usá-la para melhorar a estrutura de solos argilosos, ajudando a torná-los mais fáceis de trabalhar;
- Também é usada em misturas de envasamento e na propagação de sementes.
Afinal, qual usar?
Em resumo, você deve escolher a que atenda as necessidades específicas das plantas que você está cultivando e das características do solo em que está trabalhando.
Além disso, é comum usar ambas em diferentes proporções para criar uma mistura de solo que atenda às exigências das plantas em termos de drenagem, aeração e retenção de água.
Conclusão
A perlita tem muitas funções úteis e está em diversos itens que usamos em nossas casas.
Por exemplo, na jardinagem e horticultura ela é misturada com substratos de solo para melhorar a aeração e a retenção de água, contribuindo para o crescimento saudável das plantas.
Ela também pode ser expandida em grânulos maiores, resultando em produtos leves para usar em isolamento térmico, enchimentos para concreto leve e até em alguns produtos alimentícios e farmacêuticos.
Dessa forma, a perlita é um material versátil que desempenha um papel importante em várias áreas.
No entanto, é importante saber que ela, por si só, não contém muitos nutrientes para as plantas. Portanto, você deve usá-la em combinação com outros materiais, como vermiculita, fibra de coco e turfa, para criar substratos equilibrados e nutritivos para as plantas.
A quantidade de perlita que você vai usar pode variar dependendo do tipo de cultura, assim como das condições climáticas e do sistema de cultivo empregado.
Leia também:
Comigo-ninguém-pode: como cuidar
Bokashi, o adubo orgânico japonês que está fazendo sucesso no Brasil
A importância da adubação de hortas e jardins
A primavera está chegando, o que você acha de dar um “UP” em seu jardim?
Jardim para idosos, como montar?
Vermiculita, o que é e para que serve?