Você já deve ter ouvido falar de arnica como remédio caseiro para muitas coisas, mas sabe para que ela serve realmente? Além disso, você sabe dos riscos de usá-la?
A arnica era o coringa de nossos antepassados, para tratar pequenas dores era uma das ervas preferidas. Vamos descobrir então o que a ciência acha disso?
História da arnica na medicina
A arnica (Arnica montana) é uma planta selvagem com flores amarelas. Com espécies nativa de áreas montanhosas da Sibéria e da Europa central e outras nativas da América.
É uma erva usada para fins medicinais desde 1500 e ainda é muito popular até hoje.
As flores de Arnica têm uma longa história na medicina popular e têm sido tradicionalmente usadas para tratar feridas, entorses, contusões, dores nas costas e febres, entre outras moléstias.
Hoje usa-se a arnica como um remédio herbal que está amplamente disponível em lojas de produtos naturais e farmácias. Também é muito comum usá-la na medicina homeopática.
Aplicada sobre pele como creme, pomada, linimento, ou tintura, a arnica serve principalmente para aliviar dores musculares, reduzir inflamações e curar feridas. Portanto, seu uso é muito comum em lesões, como entorses e contusões.
Como erva, a arnica geralmente é usada topicamente (na pele), isso porque pode causar efeitos colaterais graves quando tomada por via oral.
Há remédios homeopáticos orais que contêm arnica, mas em uma forma muito diluída. Esse volume não é considerado perigoso. Mesmo assim, sempre converse com seu médico antes de fazer uso dessa poderosa substância.
Como é a planta de arnica?
A arnica é uma planta perene que cresce a uma altura de até 60 centímetros com flores amarelas (algumas variedades alaranjadas), semelhantes às margaridas.
Suas hastes são redondas e peludas, terminando em 1 a 3 hastes de flores, com flores de até 7 centímetros de diâmetro.
Suas folhas são verdes brilhantes. As folhas superiores são dentadas e ligeiramente peludas, enquanto as folhas inferiores têm pontas arredondadas.
Para que serve a arnica
A arnica é usada topicamente (aplicada na pele) para uma ampla gama de condições, incluindo contusões, entorses, dores musculares, cicatrização de feridas, flebite superficial, dores nas articulações, inflamação de picadas de insetos e inchaço de ossos quebrados. Estudos mais recentes sugerem que ela também pode ser útil no tratamento de queimaduras.
Também é usada na homeopatia para tratar músculos doloridos, contusões e outras condições causadas por esforço excessivo ou lesão. Mas as doses homeopáticas são extremamente diluídas. Elas não contêm nenhuma quantidade detectável da planta e geralmente são seguras para uso interno quando tomadas de acordo com as instruções do rótulo.
Apesar do seu uso homeopático, usa-se mais a arnica como tratamento tópico para contusões, entorses e dores musculares. Sendo assim, encontra-se arnica com mais frequência na forma de pomada ou líquido. Deve-se esfregar na área afetada da pele várias vezes ao dia.
Segundo o HMPC, Comitê de Medicamentos Herbal da Agência Europeia de Medicamentos, as conclusões sobre o uso desses medicamentos à base de flor de arnica para o alívio de contusões, entorses e dores musculares localizadas são baseadas em seu uso tradicional.
Isso significa que, embora não haja evidências suficientes de ensaios clínicos, a eficácia desses medicamentos fitoterápicos é plausível. Isso porque há evidências de seu uso com segurança dessa maneira há pelo menos 30 anos.
Precauções ao usar arnica
A arnica pode ser tóxica em grandes quantidades, assim como pode causar irritação na pele. Os produtos que contêm arnica contêm quantidades controladas que são seguras para aplicar na pele ou para ingerir.
É por isso que é sempre melhor usar um produto de arnica pré-preparado em uma farmácia ou loja de produtos naturais, em vez de tentar preparar seu próprio remédio.
Além disso, é importante que você use a arnica como recomendado e nunca dobrar as doses se não sentir nenhum benefício. Com produtos para a pele usados para hematomas ou entorses, é recomendável que você fale com um médico se os sintomas persistirem.
Você não deve tomar arnica por via oral sem supervisão médica, exceto em uma forma extremamente diluída como remédio homeopático, porque os efeitos colaterais podem ser graves.
A arnica é geralmente segura quando usada na pele. No entanto, usá-la por muito tempo pode irritar a pele, causando eczema, descamação, bolhas ou outras condições de pele.
Além disso, você não deve usar arnica em pele aberta, como por exemplo úlceras de pernas. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que a arnica usada topicamente aumentou a dor nas pernas 24 horas depois que os participantes realizaram exercícios na panturrilha.
Usa-se a arnica raramente como remédio herbal interno porque ela pode causar tonturas, tremores e arritmias cardíacas. Também pode irritar as membranas mucosas e causar vômitos. Grandes doses podem até ser fatais.
Portanto, repetindo, não tome arnica por via oral, exceto sob supervisão do seu médico. Geralmente, você pode tomar remédios homeopáticos, que usam quantidades extremamente pequenas de arnica, com segurança.
Se estiver grávida ou amamentando, evite tomar arnica e pergunte ao seu médico antes de usá-la na pele. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento, incluindo ervas.
Quem não deve usar tratamentos com arnica?
O HMPC aconselha que crianças menores de 12 anos ou mulheres grávidas ou amamentando não devem usar arnica em nenhuma forma.
Você também deve evitar a arnica se tiver alergias a plantas da família Asteraceae. Nessa família estão incluídas as margaridas, crisântemos, dentes-de-leão e girassóis.
Efeitos colaterais do uso de arnica
Apesar de agora você saber que a arnica serve para tratar vários problemas, você não deve usá-la indiscriminadamente.
Como a arnica não é um tratamento médico recomendado ou prescrito por órgãos nacionais de saúde, seus efeitos colaterais não são catalogados e estudados da mesma forma que os medicamentos prescritos.
No entanto, sabe-se que a arnica pode causar uma reação alérgica na pele chamada dermatite de contato em algumas pessoas.
Portanto, se ao fazer uso tópico da arnica você notar vermelhidão, coceira ou qualquer tipo de reação na pele então interrompa o uso imediatamente e entre em contato com seu médico.
Leia também:
Erva-de-são-joão, benefícios e cuidados
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Por que o feijão é bom para a saúde?
Benefícios para a saúde do dente-de-leão