Quer reformar? Saiba como inovar usando móveis planejados

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Saiba como inovar usando móveis planejados

Porque você deveria pensar em móveis planejados?

Sem dúvidas, na hora de reformar uma casa, muitas dúvidas entram em nossas cabeças. Decoração da cozinha, os móveis da casa, assim como, utilizar o seu espaço de maneira funcional. Enfim, essas são apenas algumas das questões que nos fazemos na hora de planejar uma reforma.

Mas, sempre quando pensamos em móveis planejados, o preço nos assusta. No entanto, é um investimento que vale muito a pena. Além de podermos escolher cada detalhe dos móveis, uma outra coisa muito boa que podemos decidir, é a funcionalidade que ele terá.

Para te ajudar a escolher os detalhes que seu móvel planejado terá, separamos algumas dicas de como inovar ao investir nesses bens, que podem durar para sua vida toda!

Móveis com mais de uma utilidade

Cada vez mais os apartamentos e casas estão ficando menores e, na hora de compor ambientes e deixá-los práticos e modernos, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil. Usando móveis, podemos muito bem chegar em um ótimo resultado que atinjam esses quesitos.

Hoje em dia, uma ótima alternativa são os móveis multifuncionais, que agregam mais de uma utilidade e funcionalidade aos ambientes. Um grande exemplo disso são as camas baús. Elas nos possibilitam guardar malas, roupas de cama e mesa, diversos objetos debaixo do colchão, sem perder a funcionalidade e o espaço da cama.

Prateleiras que viram mesas de trabalho, mesas de jogos que se transformam em mesas de jantar, espelhos que são sapateiras, ou até mesmo televisores, mesas de centro com compartilhamentos internos, armários que vão até o teto. Existem infinitas possibilidades.

Esses móveis são muito práticos e uma ótima solução para quem tem ambientes pequenos e precisa otimizar o espaço. Além disso, eles também são perfeitos para quem tem um espaços grandes em suas casas, porém querem investir no estilo minimalista e seguirem as tendências do mercado.

Dicas para otimizar o espaço

Na sala podemos utilizar bancos e sofás com baús, já na sala de jantar, mesas dobráveis ou que se expandem, Elas ocupam pouco espaço e podem ser desdobradas conforme a necessidade de quem for usá-las.
No escritório, uma escrivaninha pode ficar embutida na estante de livros ou, até mesmo, dentro do armário.

Na cozinha, para otimizar o espaço, podemos utilizar gavetas com divisórias, prateleiras, suportes e ganchos. Sempre na hora de planejar a decoração da cozinha, o ideal é guardar os objetos e utensílios que você não usa com muita frequência na parte superior do armário, deixando o que usa para baixo, para que o alcance seja melhor.

Você pode aplicar a ideia de aproveitar o espaço de diversas formas em vários cômodos da casa. Ou também podemos usar até mesmo a estrutura da casa para colocar uma funcionalidade. Por exemplo, aproveitando as laterais de escadas como armário para sapatos.

Como aproveitar máximo do espaço de sua casa

Os projetos de móveis planejados nos possibilitam aproveitar qualquer canto da casa. Isso não é apenas uma vantagem, mas também é também uma ótima alternativa para quem precisa ou de muito mais espaço disponível.

Os móveis sob medida, além de valorizar os imóveis, também duram por muito tempo, o que gera uma grande economia de tempo e dinheiro nos anos seguintes ao seu desenvolvimento e instalação em sua casa.

cozinha planejada

Como escolher as cores de seus móveis

Sempre quando for escolher as cores de um móvel, é extremamente importante sempre refletir se a sua escolha porque ela é uma cor do momento, está na moda, ou se é realmente uma cor que você realmente gosta.

As cores nos móveis, geralmente, devem seguir a mesma ideia de linha das cores de todo o ambiente. Elas estão presentes em alguns detalhes ou na peça inteira.

Cores quentes ou escuras

Essas cores fazem o ambiente parecer menor, mais quente, aconchegante e elegante. Dentre as cores quentes estão o amarelo, vermelho, laranja e suas variações. Elas são indicadas, principalmente, para salas e cozinhas, áreas externas e espaços gourmets. Ou seja, espaços que são bem movimentados e que, geralmente, recebem visitas. Porém, é preciso muito cuidado na hora de usá-las, afinal, são cores que cansam a vista quando são usadas em excesso.

Cores frias ou claras e neutras

Essas cores são as mais comuns e combinam com qualquer projeto. Geralmente, quando vamos decorar quartos, escritórios e salas de estar, então colocamos esses tipos de cores. Elas trazem tranquilidade e clareza para o ambiente, além também de fazerem com que o espaço pareça mais maior. O branco, azul, roxo e o verde são cores frias muito em alta em projetos de móveis sob medida. Bem menos vibrantes que as cores quentes, elas combinam com ambientes mais sóbrios e delicados.

quarto planejado

Simplicidade

Sempre quando vamos escolher móveis, a decoração e também as cores utilizadas em um ambiente, os mais simples são os melhores, entretanto, sempre com um toque de aconchego e elegância. Os materiais preferidos para os móveis, especialmente os do quarto, sempre são os macios ao toque, confortáveis e de boa qualidade.

O minimalismo é uma tendência do mercado que ganha cada vez mais o coração de quem quer começar uma reforma em sua casa. Portanto, a proposta é bem simples e clara: basta compreender que o menos é mais.

Use móveis planejados que sejam fáceis de usar e combinar, nesse conceito, a madeira e o metal são muito utilizados. Os ambientes claros e que trazem a sensação de sossego, relaxamento e uma melhor compreensão do espaço e de como utilizá-lo, também se aplicam a essa ideia.

Esse conceito cresceu bastante durante a pandemia da COVID-19, mas que já era bastante conhecida. As pessoas estão em busca de conforto e ambientes mais acolhedores para viver e receber suas visitas.

Conclusão

Sempre quando for iniciar um projeto de móveis planejados, sobretudo tente achar uma funcionalidade a mais para eles, além também de analisar o seu ambiente e o que você quer que ele transmita.

Além disso, as cores que você escolher vão decidir qual a sensação que o seu ambiente irá passar, seja em relação ao conforto ou ao espaço.


Leia também:
Móveis para casa de praia: dicas para deixá-la prática e bonita
Inspire-se com esses móveis multifunção, que aproveitam melhor os pequenos espaços
Algumas maneiras de repaginar os móveis e os ambientes da sua casa
Móveis “inesperados”, 14 ideias para você se inspirar
Objetos de decoração que vão deixar sua casa com um estilo minimalista
Quais as melhores cores para interiores?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *