10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Em outras publicações que fizemos sobre vasos autoirrigáveis, dos quais somos entusiastas e incentivadores, alguns leitores nos perguntaram se realmente vale a pena utilizar os vasos auto irrigáveis, quais as principais vantagens que eles oferecem.

Se você ainda não teve contato com eles, primeiro vamos esclarecer o que são vasos autoirrigáveis: São vasos dotados de um reservatório de água acoplado a eles, de forma a permitir às plantas o acesso à água permanentemente, na medida de sua necessidade. Dentro do vaso, há cordões, que, em contato com a água do reservatório, são responsáveis por transferi-la deste para a terra, como uma espécie de raiz artificial.

O modelo de vaso autoirrigável que vamos analisar é da marca Raiz, primeira empresa a apostar e lançar esse produto genial no mercado brasileiro. A empresa conseguiu aliar tecnologia, inovação, praticidade e preço baixo em um único produto, aliás, um não, mas quatro produtos, pois disponibiliza seus vasos com quatro opções de tamanho.

Explicado o que são vasos autoirrigáveis, vamos às principais vantagens de utilizá-los no cultivo de plantas.

1 . Na reposição da água, não transborda através do prato que fica embaixo do vaso, como algumas vezes ocorre nas reposições em vasos comuns, molhando e estragando o móvel sobre qual o vaso está colocado. Nesse item, os vasos da marca Raíz ainda apresentam uma vantagem extra, em relação a outros modelos disponíveis no mercado, pois seu reservatório de água é transparente, facilitando em muito a observação, tanto do momento em que é necessária a reposição de água, como até que ponto deve ser preenchido o reservatório.

2 . Nos vasos autoirrigáveis, as plantas consomem somente a quantidade certa de água que necessitam para ficarem lindas e viçosas, não extraem do reservatório nem mais, nem menos, do que a quantidade ideal, diferentemente dos vasos comuns, onde podemos matar nossas plantinhas pela falta ou pelo excesso de água (sim, excesso de água também pode matar algumas plantas, pelo apodrecimento de suas raízes).

3 . Os vasos autoirrigáveis dispensam a utilização de pratos, pois o reservatório acoplado a ele também faz essa função de prato, portanto não há pratos para esconder dentro de um cachepô, que aliás, os vasos, por serem em cores lindas, também podem substituir.

4 . Facilitam em muito quando precisamos nos ausentar de casa por alguns dias, em férias ou viagens de trabalho, sem termos que nos preocupar em pedir para amigos ou parentes irrigarem nossas plantas. Dependendo da planta e da estação do ano, nos vasos autoirrigáveis, ela pode ficar semanas sem ser regada.

5 . Para os esquecidos em regar suas plantas eles são ótimos, com a possibilidade de enxergar a água ainda disponível no reservatório, basta completar o que está faltando, além disso, o própria planta “ensina” qual a periodicidade em que ela necessita essa reposição, facilitando em muito essa tarefa.

6 . Evita a proliferação de mosquitos dentro de casa, diminuindo em muito a possibilidade de contrairmos as doenças transmitidas por eles, como dengue, zika vírus, chikungunya, entre outras, infelizmente tão comuns no nosso país.

7 . Proporciona economia de água, pois acaba com o desperdício pelo transbordamento do vaso, ou pelo excesso de água colocado na planta.

8 . Facilita a colocação de adubos e nutrientes necessários à planta através do cano de irrigação, juntamente com a água.

9 . Podem ser suspensos, pendurados em correntes, ou colocados em jardins verticais.

10 . Os vasos também permitem manter, facilmente, uma horta sempre saudável dentro de casa. Para quem mora sozinho é uma solução excelente para ter temperos sempre fresquinhos ao alcance da mão. O sucesso na utilização dos vasos autorrigáveis como mini hortas foi tão grande, que a empresa lançou uma “Linha Gourmet”, que ficou linda, servindo também como decoração para a cozinha. A linha é composta por 7 tipos de ervas diferentes: orégano, hortelã, alecrim, manjericão, cebolinha, salsa e sálvia. A Linha Gourmet está disponível para venda individual na loja Inova Store, quem pretende começar sua horta indoor escolhe entre as 7 opções, seus temperos preferidos.

A loja Kamari, outra empresa que comercializa os vasos autoirrigáveis Raiz, optou por personalizar os vasos, e comercializá-los de outra forma para formar hortinhas. A loja montou kits de 4 vasos, com cores a escolher e em 3 tamanhos diferentes, pequeno, médio e grande, acompanhados de uma cartela com 10 etiquetas contendo os nomes dos temperos: alecrim, manjerona, capim limão, orégano, cebolinha, pimenta, hortelã, salsa, manjericão e sálvia.

Além dos motivos para utilizar os vasos autoirrigáveis que relacionamos acima, são muitos outros os benefícios que eles trazem, você poderá descobrir novos quando passar a utilizá-los. Recomendamos também a leitura do texto que escrevemos sobre esse assunto, onde ensinamos também como você pode fazer seus próprios vasos autoirrigáveis, leia aqui.

 
Se você já utiliza vasos autoirrigáveis e descobriu outras vantagens em fazê-lo, envie-nos sua experiência para compartilharmos com nossos leitores.

10 comentários em “10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

  1. Luzia salvina teixeira disse:

    Nao tinha nem ouvido falar acheo maximo .Onde eu acho? Obrigada

  2. Maria José Barbieri disse:

    Interessante

  3. Keli disse:

    Eu bolei vasos assim faz uns 2 anos, antes de inventarem, com um vaso de ceramica em cima de um vaso de vidro, agora estrou trocando todos pelos vasos da Raiz pra ver como se comportam.

    Mas uma pergunta que tem tirado o meu sono:

    Colocando o fertilizante só na água, é o suficiente?
    Os nutrientes conseguem passar pela cordinha?
    Como estão se comportando as de voces?

    Espero ansiosamente a resposta!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Bom dia Keli, sim os nutrientes passam pelo cordão, nós utilizamos assim e funciona muito bem.

  4. Veronica Santana disse:

    Comprei essa hortinha, na torcida para funcionar legal.

  5. Dayse disse:

    Olá! O cordão deve encostar no fundo do reservatório? Depois de quanto tempo deve ser trocado, o cordão, imagino que estrague?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Dayse, sim, o cordão deve encostar no fundo do reservatório, existe um recipiente para isso e ele se encaixa facilmente. Quanto a sua durabilidade, temos alguns vasos em teste há 3 anos e os cordões ainda estão em perfeito funcionamento, certamente deverão se deteriorar com o tempo, mas ainda não tivemos que substituir nenhum.

  6. Denise Mesquita disse:

    Bom dia
    Só posso usar adubos líquidos ?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *