19 dicas imperdíveis para você economizar água

Gostou? Compartilhe...

Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Será que algumas mudanças de hábitos podem fazer muita diferença na economia de água?


Está cada vez mais caro tratar a água disponível para torná-la potável para o consumo humano, em função da crescente poluição dos rios.

Economizar água parece papo de eco-chato, porém fazê-lo não só traz uma economia muito grande para todos, mas principalmente para quem a economiza, pois o resultado aparece diretamente em sua conta no final do mês.

Água limpa e potável é fundamental para a sobrevivência do ser humano.

Veja abaixo as dicas que selecionamos para você fazer a sua parte e, com poucas mudanças de hábitos, evitar o desperdício e garantir economia nas suas próximas contas de água:

# 1. Na hora do banho, se você não tem chuveiro com misturador, molhe o corpo, feche o chuveiro, se ensaboe e abra a água novamente para tirar a espuma do corpo, evite ficar com o chuveiro aberto, o consumo por banho pode cair, em média, de 150 para 50 litros.

Se você utiliza chuveiro com misturador, que precise ser regulado a cada vez que é aberto, essa dica é péssima para colocar em prática, nesse caso, evite tomar banhos demorados, um banho de 15 minutos pode consumir até 150 litros de água.

# 2. Se o seu chuveiro demora até atingir a temperatura ideal para o banho (chuveiros com aquecimento a gás ou solar), procure juntar em um balde a água desperdiçada até o início do banho.

Essa água armazenada pode ser utilizada para regar plantas ou para os vasos sanitários, por exemplo, ou ainda para outras utilidades, afinal ela é limpa totalmente potável.

# 3. Esteja sempre atento para possíveis vazamentos. Se a conta de água apresentar muita discrepância em relação a sua média de consumo, a possibilidade de haver vazamentos é grande.

Outra forma de verificar possíveis vazamentos, é fechar todas as torneiras e outras saídas de água da casa e observar o hidrômetro, se ele continuar girando é provável que existam vazamentos.

Um vazamento pequeno mas constante pode desperdiçar até 3 mil litros de água por dia.

# 4. Enquanto estiver escovando os dentes, feche a torneira e só volte a abri-la quando for enxaguar a boca, ou utilize um copo com água para enxaguá-la.

# 5. Feche a torneira também quando estiver fazendo a barba e só reabra quando necessário.

# 6. Não retire aquela “peneirinha” (aerador) das torneiras, ela economiza muita água, espalhando-a melhor na saída e deixando a sensação de que a torneira está com um fluxo maior de água.

# 7. Feche bem as torneiras, uma torneira pingando pode gastar até 50 litros de água por dia.

Conserte todas as torneiras que não fecham completamente, se você tiver um pouco de habilidade, você mesmo pode fazer isso.

# 8. Se você utiliza caixa d’água, mantenha-a sempre bem tampada, isso não só diminui a evaporação da água, como também evita doenças transmitidas por insetos ou pequenos animais que podem cair dentro dela.

Se você utiliza motor para encher a caixa d’água, evite que ela transborde, utilize boias automáticas para desligar o motor antes de chegar ao ladrão (cano que esgota o excesso de água), as boias automáticas são baratas e eficientes.

Além disso, interrompendo o enchimento da caixa d’água antes do derramamento, você também economizará energia elétrica.

# 9. Evite esguichar as calçadas com água tratada, opte por varrê-las.

Uma mangueira utilizada durante 30 minutos pode gastar até 600 litros de água;

# 10. Evite deixar a torneira da pia da cozinha aberta enquanto lava a louça, encha a pia de água juntamente com os utensílios sujos, ensaboe-os e enxágue todos de uma única vez.

Outra vantagem de deixá-los de molho é que fica bem mais fácil lavá-los, pois a sujeira amolece.

Procure limpar os utensílios sujos com um papel toalha antes de lavá-los e jogue o excesso na lata de lixo.

Se você utiliza máquina de lavar-louça, espere ficar cheia de louças para acioná-la, o desperdício para lavar pouca louça é muito grande, cerca de 40 litros cada utilização.

# 11. Para regar plantas e jardins, prefira utilizar regador em vez de mangueira e só quando necessário, caso o espaço a ser regado seja muito grande e necessite mangueira, utilize-a com um esguicho revólver, ou chuveirinho, isso economiza muita água.

Se for possível, armazene a água da chuva para as regas.

Para plantas em vasos dê preferência à utilização de vasos autoirrigáveis, que não desperdiçam a água, ela não evapora e nem escorre, além disso, a planta consome apenas a água necessária, leia também o artigo que publicamos sobre vasos autoirrigáveis.

# 12. Se você for adquirir novos vasos sanitários, prefira aqueles que têm caixas acopladas em lugar de utilizar descargas de válvulas na parede, pois elas utilizam muito menos água a cada descarga.

Existem também caixas acopladas com dois botões, um para o número 1 e outro para o número 2. O botão de número 1 libera para o vaso bem menos água que o outro.

# 13. Verifique esporadicamente se as descargas dos vasos sanitários estão vazando, o teste é bastante simples: Despeje bem pouquinho de algum pó na água do vaso, pode ser café, farinha, cinza de cigarro, por exemplo, e fique observando se há algum movimento na água, se o pó colocado ficar se movimentando é porque há vazamento.

# 14. Não jogue restos de comida, ou lixo sólido nos vasos sanitários, as vezes é preciso de muita água para eliminá-los. Lugar de lixo é na lixeira.

# 15. Procure utilizar o mesmo copo para beber água ao longo do dia sem lavá-lo, lavando-o apenas ao final do dia.

Para cada copo de água que bebemos, gastamos, em média, a água equivalente a outros dois copos para lavá-lo.

# 16. Se você costuma lavar o carro em casa, evite deixar a mangueira aberta durante todo o tempo da lavagem, utilize um balde para ensaboá-lo e utilize também esguicho revólver, ou chuveirinho na mangueira.

# 17. Não lave suas roupas na máquina todos os dias, espere acumular uma quantidade de roupas suficiente para enchê-la.

# 18. Utilize a água da máquina de lavar roupas para lavar as calçadas, se possível;

# 19. Se você tem piscina em casa, mantenha-a coberta quando não estiver em uso, isso diminui muito a evaporação da água.

Verifique quantas dessas dicas você pode aproveitar e depois compare as suas contas de água de antes e depois de adotá-las, lembre-se que a água desperdiçada é seu dinheiro literalmente jogado pelo ralo.

A água desperdiçada por você não será aproveitada por ninguém, terá que ser novamente tratada. Todos saem perdendo.

Economize água, seu bolso e a natureza agradecem! 🙂


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Como faço para… – Parte I
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Como faço para… – Parte II
(como tirar manchas em tecido)
Como faço para… – Parte III
(retirar adesivos de objetos e vidros | eliminar bolinhas das roupas | retirar pelos de tecidos)
Vasos autoirrigáveis
Como limpar o micro-ondas respingado
Adotando essas práticas você poderá economizar muito dinheiro

Gostou? Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *