34 ideias para montar um jardim em um espaço pequeno

Gostou? Compartilhe...

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Se você tem um terreno pequeno, uma sacada, um deck, ou um terraço em sua casa pouco ou não aproveitado e sonha em transformá-lo em um jardim mas acha que isso talvez não seja possível pela limitação de espaço, saiba que há muitas opções para aproveitá-lo e fazê-lo parecer maior.


No texto “14 dicas de como aproveitar um espaço pequeno para fazer um jardim“, publicado aqui no blog “Lar, Doce Lar” – e que sugerimos a sua leitura se você está buscando mais subsídios para montar o seu jardim -, abordamos as melhores soluções e como escolher a vegetação e equipamentos apropriados para o pequeno espaço disponível que você tem.

Um pequeno jardim pode ser planejado apenas para contemplação, para instalar uma mesa externa, para relaxar em uma espreguiçadeira, para ser um canto de leitura, para praticar o hobby de jardinagem, enfim para tudo o que um grande jardim também pode ser utilizado, apenas respeitando as suas limitações de espaço.

Qualquer pátio pequeno, sobra de terreno, quintal, deck, sacada, ou terraço pode virar um lindo jardim, você vai se surpreender com as soluções que algumas pessoas encontraram.

No texto abaixo vamos apresentar várias ideias, mais algumas dicas úteis sobre o aproveitamento de pequenos espaços e propostas de destinação do espaço. Não abordaremos novamente todo o processo de montagem e escolhas para não nos tornarmos enfadonhos para quem já domina o assunto.

Vamos às mais algumas dicas então e depois à galeria de ideias?

# 1. Se o espaço que você tem é muito pequeno, utilize móveis dobráveis, como cadeiras e mesas, para que você possa guardá-los facilmente quando não estiver utilizando o jardim.

# 2. Na montagem de canteiros elevados, a própria borda dos canteiros pode ser utilizada como banco para sentar. Você pode utilizar almofadas para deixá-los mais confortáveis.

# 3. Se você tiver árvores e arbustos no seu jardim, retire os galhos mais baixos para aumentar a sensação de amplidão e facilitar o deslocamento.

# 4. Faça uso de cores tanto nas paredes e muros como na vegetação, elas dão uma animada no espaço. Importante, use cores mas não exagere na quantidade, isso pode criar uma sensação desordenada, o que diminui a noção de espaço.

# 5. Utilize treliças se você quiser criar um espaço reservado e pendurar vasos, ela vai proporcionar ainda mais espaço para a vegetação.

# 6. Use espelhos, eles fazem qualquer ambiente parecer maior.

# 7. Plantas azuis nas extremidades do jardim simulam o horizonte e ampliam o espaço. As cores quentes, como laranjas e vermelhos, farão com que o limite do jardim pareça mais próximo.

# 8. Combine materiais de paisagismo. Como regra geral, tente não usar mais de três tipos diferentes de superfícies ou texturas.

# 9. Crie níveis do jardim, degraus, escadas, platôs, canteiros elevados entre outras técnicas de elevação.

# 10. Plantas perenes altas fazem as pessoas olharem para cima e amplia o espaço.

Lembre sempre que pequenos espaços ao ar livre podem ser tão divertidos e aproveitáveis quanto os grandes espaços, basta saber planejá-los.

O grande segredo de aproveitamento de um pequeno espaço é fazê-lo parecer maior, se você conseguir isso, provavelmente alcançará o sucesso no seu projeto.

Agora que você já tem mais subsídios para a sua decisão, vamos às ideias que selecionamos?


Gostou dessas dicas? Então certamente você também vai gostar de ler esses outros textos que publicamos:
Como montar uma sala de estar no jardim + 24 ideias incríveis
Usando o tubo do rolo de papel higiênico no jardim
Dicas para o dia a dia, coisas que você vai se surpreender por nunca ter feito dessa forma
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
A importância de adotar um animal de estimação em vez de comprar
Algumas dicas para preparar sua casa para o verão – Parte I
Toalha de mesa antiformiga funciona?

Gostou? Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *