34 ideias para montar um jardim em um espaço pequeno

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

ideias para jardim pequeno

Você está em busca de ideias para um jardim pequeno? Então chegou no lugar certo.

Se você tem um terreno pequeno, uma sacada, um deck, ou um terraço em sua casa pouco ou não aproveitado e sonha em transformá-lo em um jardim mas acha que isso talvez não seja possível pela limitação de espaço, saiba que há muitas opções para aproveitá-lo e fazê-lo parecer maior.

Ideias para um jardim pequeno

No texto “14 dicas de como aproveitar um espaço pequeno para fazer um jardim“, publicado aqui no blog “Lar, Doce Lar” – e que sugerimos a sua leitura se você está buscando mais subsídios para montar o seu jardim -, abordamos as melhores soluções e como escolher a vegetação e equipamentos apropriados para o pequeno espaço disponível que você tem.

Um pequeno jardim pode ser planejado apenas para contemplação, para instalar uma mesa externa, para relaxar em uma espreguiçadeira, para ser um canto de leitura, para praticar o hobby de jardinagem, enfim para tudo o que um grande jardim também pode ser utilizado, apenas respeitando as suas limitações de espaço.

Assim, qualquer pátio pequeno, sobra de terreno, quintal, deck, sacada, ou terraço pode virar um lindo jardim, você vai se surpreender com as soluções que algumas pessoas encontraram.

Portanto, a seguir vamos apresentar várias ideias. Além disso, buscamos mais algumas dicas úteis sobre o aproveitamento de pequenos espaços e propostas de destinação do espaço. Mas não abordaremos novamente todo o processo de montagem e escolhas para não nos tornarmos enfadonhos para quem já domina o assunto.

Lista de ideias para montar um jardim em um espaço pequeno

Vamos às mais algumas dicas então e depois à galeria de ideias?

1. Sobretudo se o espaço que você tem é muito pequeno, então use móveis dobráveis, como cadeiras e mesas, para que você possa guardá-los facilmente quando não estiver usando o jardim.

2. Assim como, na montagem de canteiros elevados, a própria borda dos canteiros pode ser usada como banco para sentar. Além disso, você pode colocar almofadas para deixá-los mais confortáveis.

3. Bem como, se você tiver árvores e arbustos no seu jardim, retire os galhos mais baixos para aumentar a sensação de amplidão e facilitar o deslocamento.

4. Faça uso de cores tanto nas paredes e muros como na vegetação, elas dão uma animada no espaço. Assim, use cores, mas não exagere na quantidade, isso pode criar uma sensação desordenada, o que diminui a noção de espaço.

5. Use treliças se você quiser criar um espaço reservado e pendurar vasos, elas vão proporcionar ainda mais espaço para a vegetação.

6. Use espelhos, pois eles fazem qualquer ambiente parecer maior.

7. Plantas azuis nas extremidades do jardim simulam o horizonte e ampliam o espaço. As cores quentes, como laranjas e vermelhos, farão com que o limite do jardim pareça mais próximo.

8. Além disso, combine materiais de paisagismo. Como regra geral, tente não usar mais de três tipos diferentes de superfícies ou texturas.

9. Crie níveis do jardim, degraus, escadas, platôs, canteiros elevados entre outras técnicas de elevação.

10. Plantas perenes altas fazem as pessoas olharem para cima e amplia o espaço.

Então, vamos às ideias para jardim pequeno que selecionamos?

Primeiramente, lembre sempre que pequenos espaços ao ar livre podem ser tão divertidos e aproveitáveis quanto os grandes espaços. Para isso, basta saber planejá-los.

Além disso, o grande segredo de aproveitamento de um pequeno espaço é fazê-lo parecer maior. Portanto, se você conseguir isso, provavelmente alcançará o sucesso no seu projeto.

Agora que você já tem mais subsídios para a sua decisão, vamos às ideias que selecionamos?


Leia também:
Como montar uma sala de estar no jardim + 24 ideias incríveis
8 dicas para montar um home office no jardim
Dicas para o dia a dia, coisas que você vai se surpreender por nunca ter feito dessa forma
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
A importância de adotar um animal de estimação em vez de comprar
Algumas dicas para preparar sua casa para o verão – Parte I
Saiba tudo sobre a magnólia
Dicas incríveis para montar um jardim na sacada + 32 ideias criativas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *