Aprenda 18 maneiras simples para curar ressaca. Saiba também como evitá-la

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

curar ressaca

Como curar a ressaca? É muito difícil encontrar uma pessoa que, pelo menos uma vez na vida, ainda não experimentou uma ressaca. No entanto, a ressaca, apesar de ser um efeito muito comum entre as pessoas não possui tratamento médico.

No entanto, existem alguns remédios caseiros que ajudam a mandá-la embora. Além disso, entender o motivo da ressaca nos ajuda a tentar evitá-la.

O que é ressaca?

Ressaca é o conjunto dos efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Assim, os sintomas mais comuns são enxaqueca, enjoo, mal estar, sentimento de atordoamento, cansaço, confusão mental, sono e sede.

Os sintomas de uma ressaca podem surgir a qualquer momento, entretanto, normalmente aparecem na manhã seguinte à uma noite de exagero etílico.

Há pessoas que também apresentam outras manifestações causadas pela ressaca, como inquietação, tristeza, constrangimento e melancolia. A gravidade de uma ressaca está diretamente ligada à quantidade de álcool ingerido e ao cansaço provocado pela noite de exageros. Quanto menos descanso, mais horrível é a ressaca, e o álcool provoca uma noite ruim de sono.

Principais sintomas da ressaca:
  • Sede excessiva;
  • Exaustão e fraqueza;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Enxaqueca e dores musculares;
  • Cansaço;
  • Náuseas e dores estomacais;
  • Sensibilidade à luz e ao som;
  • Tremores;
  • Falta de concentração.

Se você costuma sofrer de ressaca, veja abaixo algumas sugestões de como curar.

1. Suco de limão

O limão costuma funcionar como mágica para curar ressaca. Isso porque ele ajuda a diminuir alguns sintomas como a intolerância à luz e ao som, e as dores musculares. Reequilibra o corpo, controlando o nível de glicose e alterando o nível de pH.

Como usar: Misture duas colheres de chá de suco de limão e uma colher de chá de mel em um copo com água morna. Misture bem e beba. Faça isso quando você acordar e repita 2 a 3 vezes durante o dia.

curar ressaca2. Ovos com torradas

Comer algumas fatias de torradas com um ovo é uma maneira interessante de diminuir os sintomas. O amido contido nas torradas servem como suplemento para a recuperação da glicose. Além disso, o carbono contido na parte chamuscada servem como um canal para eliminar as impurezas do corpo. Já o ovo contém cisteína que separa o álcool no corpo e diminui sua letalidade.

Como utilizar: Coma no café da manhã uma porção de torradas e ovos. Antes de tomar seu café da manhã, lembre-se de beber um a dois copos de água para hidratar-se.

3. Mel

Outro ingrediente incrível para combater os efeitos colaterais da ressaca é o mel. Além de ser rico em potássio, o néctar contém frutose, uma espécie de açúcar que ajuda a metabolizar o álcool em excesso no corpo, diminuindo assim vários dos seus efeitos colaterais.

Como utilizar: Tome três a quatro colheres de chá de mel de hora em hora até os efeitos colaterais, como a dor de cabeça, diminuam. Você também pode dissolver uma a duas colheres de mel em água e bebê-la algumas vezes durante o dia. Você também pode espalhar néctar sobre um pouco de torrada seca ou um biscoito de água-e-sal e comê-lo normalmente algumas vezes enquanto durar a dor de cabeça.

4. Bebida isotônica

Ingira uma bebida isotônica. Geralmente é uma ação extremamente bem sucedida para eliminar o álcool e recobrar as energias. Isso porque essas bebidas contêm amidos que descarregam energia gradualmente. Portanto, procure por bebidas isotônicas que contenham eletrólitos, que você precisa repor no organismo quando desidratado.

Como utilizar: Escolha uma bebida isotônica e tome 1 copo pela manhã e 2 a 3 copos durante o dia.

5. Suco de frutas

Outra coisa boa para beber é suco de frutas. Assim, as vitaminas e os minerais contidos nele dão energia. Os sucos de frutas são na maior parte ricos em frutose, que é o açúcar que influencia a nossa vitalidade e melhora as nossas funções hepáticas. Além disso, os sucos de frutas são adicionalmente ricos em vitamina C.

Como utilizar: Tome 2 copos de suco de fruta fresca na parte da manhã e mais 2 a 3 copos ao longo do dia. Os sucos de tomate, água de coco, suco de laranja são os melhores para espantar a ressaca.

6. Chá de gengibre

O chá de gengibre é muito eficiente para combater vômitos, portanto caso um dos sintomas seja esse, será de grande ajuda.

Como usar: Ferva 5 a 6 rodelas de raiz de gengibre em 2 xícaras de água e adicione o suco de uma laranja, o suco de um limão e 1 a 2 colheres de chá de mel. Então, beba 2 xícaras de chá de gengibre durante o dia. Esse procedimento dará um alívio rápido na ressaca porque reestabelece os níveis de glicose no sangue. Além disso, é mais eficiente do que o carbonato de sódio.

7. Caldo de galinha com vegetais

Você deve tomar esta sopa para restaurar as vitaminas e os sais minerais. Além disso, como é uma alimentação leve e com pouco tempero, será mais fácil de ingerir do que alimentos mais fortes.

Como usar: Tome uma tigela de sopa pela manhã e uma tigela antes de ir para a cama.

8. Alimentos ricos em potássio

Você já deve ter percebido que quando está ingerindo muita bebida alcoólica, então usa muitas vezes o sanitário. Isso ocorre por que o álcool é um diurético. Assim, quando você urina demais, vai perder mais potássio do que o normal. Isso pode contribuir para o cansaço, náuseas e outras manifestações que acabam em uma dor de cabeça. Portanto, para lidar com isso, procure comer alimentos ricos em potássio.

Como usar: Ingira alimentos ricos em potássio várias vezes vezes durante o dia. Batatas, cogumelos, folhas verdes e damascos secos são uma grande fonte de potássio, portanto ajudam a curar a ressaca.

9. Biscoitos

Comer torradas e biscoitos é bom para quem está sentindo o estômago sensível. O objetivo de comer para lidar com uma ressaca não é o de “assimilar” o álcool, mas sim aumentar a glicose e recarregar os nutrientes.

Como usar: Comece o seu café da manhã com biscoitos e então repita sua ingestão entre as refeições principais. Aveia e pão de grãos são boas opções.

curar ressaca10. Comprimido multivitamínico

Nosso corpo perde um volume considerável de nutrientes e vitaminas quando ingerimos álcool. No entanto, os comprimidos multivitamínicos ajudam a recuperar a energia e curar a ressaca.

Como usar: Tomar pílulas multivitamínicas após o café da manhã e o almoço. Além disso, você também pode tomar pílulas solúveis em água para curar a ressaca.

11. Banana

Como explicamos acima, beber álcool em demasia elimina grande parte do potássio do nosso organismo. Para ajudar a recarga de potássio e, além disso, os eletrólitos perdidos, uma opção simples é comer bananas. Elas são muito ricas em potássio. Da mesma forma, as bananas ajudam a acalmar o estômago restaurando a flora intestinal.

Como usar: Coma duas bananas no café da manhã após uma noite de consumo excessivo de álcool para, assim, atenuar as manifestações da ressaca. Bem como, você também pode consumir um milk-shake de banana adoçado com mel.

12. Hortelã

A hortelã é extremamente benéfica para tratar as manifestações de cefaleia. Isso porque ela ajuda atenuar a pressão, o inchaço e outros sintomas provocados por uma dor de cabeça intensa. Além disso, auxilia na desintoxicação do organismo.

Como usar: Mastigue algumas folhas de hortelã durante o dia, ou então faça um pouco de chá de hortelã e beba pela manhã.

13 . Carboidratos

A náusea provocada pela ressaca nos retira completamente a vontade de comer, dessa forma associamos qualquer coisa à ânsia de vômito. Uma forma de eliminar essa náusea é comer, preferencialmente algum alimento rico em carboidratos. Então isso forçará o corpo a misturar uma alimentação não agressiva com o álcool ainda existente.

14. Tomate

Tomate é rico em vitaminas, minerais e proteínas e contém frutose que ajuda a metabolizar o álcool contido no corpo. Portanto, uma forma de diminuir a tontura provocada pelo álcool é consumir suco de tomate misturado com um pouco de pimenta caiena, limão e mel.

15. Gelo

Se sua cabeça está latejando, então coloque sobre ela uma bolsa de gelo, ou molhe uma toalha em água gelada e coloque sobre a testa. Mas isso não vai curar a ressaca, só aliviar seus sintomas.

16. Descanso adequado

Basicamente, o descanso é a principal medida para curar uma ressaca. A falta de sono e a agitação podem, sem dúvida, tornar as manifestações de uma dor de cabeça ainda piores. Mas a principal cura genuína para uma ressaca não é nada além do tempo.

17. Dar um passeio

Uma caminhada sem muito esforço pode ajudar a sentir-se muito melhor. Dessa forma, na medida em que oxigenamos nosso corpo o álcool vai sendo separado e eliminado.

18. Água

Consumir muita água é o ideal e tem um efeito superior a praticamente qualquer ação que tomemos para curar a ressaca. Inclusive, o ideal é consumir muita água durante a ingestão de bebidas alcoólicas, pois isso diminuirá imensamente a desidratação causada por elas. Algumas pessoas têm o hábito de intercalar o consumo de água com o consumo de álcool e isso geralmente tem um resultado incrível no dia seguinte.

Como prevenir a ressaca

Desnecessário dizer que a melhor maneira de prevenir uma ressaca é não beber, não é mesmo? Mas o álcool faz parte da maioria das comemorações sociais e são raras as pessoas que não bebem nessas ocasiões. Então, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a enfrentar melhor essa situação:

  • Nunca beber exageradamente com o estômago vazio;
  • Não beber muito rápido;
  • Não beber ou comer qualquer coisa doce enquanto bebe;
  • Diminua o tempo em que fica bebendo;
  • Procure movimentar-se enquanto bebe, uma caminhada ao ar livre é excelente;
  • Procure não fumar, piora ainda mais as condições do estômago

Lembre-se que estar sempre passando por uma ressaca não é normal e deve ser evitado. Além disso, se você acha que passou demais do ponto em uma determinada situação, o ideal é procurar ajuda médica. A coma alcoólica pode se transformar em um problema muito sério.

Principal fonte: Natural Remedy Ideas


Leia também:
Vitamina C previne doenças cardiovasculares
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias
Chocolate melhora o funcionamento do cérebro
Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade
Como tirar colas e adesivos de vidros
Toalha para cabelo, existe coisa mais prática?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *