Aprenda 18 maneiras simples para se livrar de uma ressaca. Saiba também como evitá-la

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

É muito difícil encontrar uma pessoa que, pelo menos uma vez na vida, ainda não experimentou uma ressaca. A ressaca, apesar de ser um efeito muito comum entre as pessoas não possui tratamento médico. No entanto, existem alguns remédios caseiros que ajudam a mandá-la embora. Além disso, entender o motivo da ressaca nos ajuda a tentar evitá-la.

O que é ressaca?

Ressaca é o conjunto dos efeitos colaterais causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os sintomas mais comuns são enxaqueca, enjoo, mal estar, sentimento de atordoamento, cansaço, confusão mental, sono e sede. Os sintomas podem acontecer a qualquer momento, porém, normalmente aparecem na manhã seguinte à uma noite de exagero etílico.

Há pessoas que também apresentam outras manifestações causadas pela ressaca, como inquietação, tristeza, constrangimento e melancolia. A gravidade de uma ressaca está diretamente ligada à quantidade de álcool ingerido e ao cansaço provocado pela noite de exageros. Quanto menos descanso, mais horrível é a ressaca, e o álcool provoca uma noite ruim de sono.

Principais sintomas da ressaca:

  • Sede excessiva;
  • Exaustão e fraqueza;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Enxaqueca e dores musculares;
  • Cansaço;
  • Náuseas e dores estomacais;
  • Sensibilidade à luz e ao som;
  • Tremores;
  • Falta de concentração.

Se você costuma sofrer de ressacas, veja abaixo algumas sugestões de como enfrentá-las.

1. Suco de limão

O limão costuma funcionar como mágica, ele ajuda a diminuir alguns sintomas como a intolerância à luz e ao som, e as dores musculares. Reequilibra o corpo, controlando o nível de glicose e alterando o nível de pH.

Como utilizar: Misture duas colheres de chá de suco de limão e uma colher de chá de mel em um copo com água morna. Misture bem e beba. Faça isso quando você acordar e repita 2 a 3 vezes durante o dia.

2. Ovos com torradas

Comer algumas fatias de torradas com um ovo é uma maneira interessante de diminuir os sintomas. O amido contido nas torradas servem como suplemento para a recuperação da glicose. Além disso, o carbono contido na parte chamuscada servem como um canal para eliminar as impurezas do corpo. Já o ovo contém cisteína que separa o álcool no corpo e diminui sua letalidade.

Como utilizar: Coma no café da manhã uma porção de torradas e ovos. Antes de tomar seu café da manhã, lembre-se de beber um a dois copos de água para hidratar-se.

3. Mel

Outro ingrediente incrível para combater os efeitos colaterais da ressaca é o mel. Além de ser rico em potássio, o néctar contém frutose, uma espécie de açúcar que ajuda a metabolizar o álcool em excesso no corpo, diminuindo assim vários dos seus efeitos colaterais.

Como utilizar: Tome três a quatro colheres de chá de mel de hora em hora até os efeitos colaterais, como a dor de cabeça, diminuam. Você também pode dissolver uma a duas colheres de mel em água e bebê-la algumas vezes durante o dia. Você também pode espalhar néctar sobre um pouco de torrada seca ou um biscoito de água-e-sal e comê-lo normalmente algumas vezes enquanto durar a dor de cabeça.

4. Bebida isotônica

Ingira uma bebida isotônica. Geralmente é uma ação extremamente bem sucedida para eliminar o álcool e recobrar as energias. Essas bebidas contêm amidos que descarregam energia gradualmente. Procure por bebidas isotônicas que contenham eletrólitos, que você precisa repor no organismo quando desidratado.

Como utilizar: Escolha uma bebida isotônica e tome 1 copo pela manhã e 2 a 3 copos durante o dia.


5. Suco de frutas

Outra coisa boa para beber é suco de frutas. As vitaminas e os minerais contidos nele dão energia. Os sucos de frutas são na maior parte ricos em frutose, que é o açúcar que influencia a nossa vitalidade e melhora as nossas funções hepáticas. Os sucos de frutas são adicionalmente ricos em vitamina C.

Como utilizar: Tome 2 copos de suco de fruta fresca na parte da manhã e mais 2 a 3 copos ao longo do dia. Os sucos de tomate, água de coco, suco de laranja são os melhores para espantar a ressaca.

6. Chá de gengibre

O chá de gengibre é muito eficiente para combater vômitos, portanto caso um dos sintomas seja esse, será de grande ajuda.

Como utilizar: Ferva 5 a 6 rodelas de raiz de gengibre em 2 xícaras de água e adicione o suco de uma laranja, o suco de um limão e 1 a 2 colheres de chá de mel. Beba 2 xícaras de chá de gengibre durante o dia. Esse procedimento dará um alívio rápido na ressaca, restabelecendo os níveis de glicose no sangue. É mais eficiente do que o carbonato de sódio.

7. Caldo de galinha com vegetais

Você deve tomar esta sopa para restaurar as vitaminas e os sais minerais. Além disso, como e´uma alimentação leve e com pouco tempero será mais fácil de ingerir do que alimentos mais fortes.

Como utilizar: Tome uma tigela de sopa pela manhã e uma tigela antes de ir para a cama.

8. Alimentos ricos em potássio

Você já deve ter percebido que quando está ingerindo muita bebida alcoólica, vai muitas vezes ao sanitário, isso ocorre por que o álcool é um diurético. Quando você urina demais, vai perder mais potássio do que o normal. Isso pode contribuir para o cansaço, náuseas e outras manifestações que acabam em uma dor de cabeça. Para lidar com isso, procure comer alimentos ricos em potássio.

Como utilizar: Ingira alimentos ricos em potássio várias vezes vezes durante o dia. Batatas, cogumelos, folhas verdes e damascos secos são uma grande fonte de potássio.

9. Biscoitos

Comer torradas e biscoitos é bom para quem está sentindo o estômago sensível. O objetivo de comer para lidar com uma ressaca não é o de “assimilar” o álcool, mas sim aumentar a glicose e recarregar os nutrientes.

Como utilizar: Comece o seu café da manhã com biscoitos e repita sua ingestão entre as refeições principais. Aveia e pão de grãos são boas opções.

10. Comprimido multivitamínico

Nosso organismo perde uma quantidade considerável de nutrientes e vitaminas quando ingerimos álcool. Os comprimidos multivitamínicos ajudam a recuperar a energia e se livrar da ressaca.

Como utilizar: Tomar pílulas multivitamínicas após o café da manhã e o almoço. Você também pode tomar pílulas solúveis em água.


11. Banana

Como explicamos acima, beber álcool em demasia elimina grande parte do potássio do nosso organismo. Para ajudar a recarga de potássio e, além disso, os eletrólitos perdidos, uma opção simples é comer bananas. Elas são muito ricas em potássio. Da mesma forma, as bananas ajudam a acalmar o estômago restaurando a flora intestinal.

Como utilizar: Coma duas bananas no café da manhã após uma noite de consumo excessivo de álcool para atenuar as manifestações da ressaca. Você também pode consumir um milk-shake de banana adoçado com mel.

12. Hortelã

A hortelã é extremamente benéfica para tratar as manifestações de cefaleia. Ela ajuda atenuar a pressão, o inchaço e outros sintomas provocados por uma dor de cabeça intensa. Além disso, auxilia na desintoxicação do organismo.

Como utilizar: Mastigue algumas folhas de hortelã durante o dia. Ou faça um pouco de chá de hortelã e beba pela manhã.

13 . Carboidratos

A náusea provocada pela ressaca nos retira completamente a vontade de comer, associamos qualquer coisa à ânsia de vômito. Uma forma de eliminar essa náusea é justamente comer, preferencialmente algum alimento rico em carboidratos. Isso forçará o corpo a misturar uma alimentação não agressiva com o álcool ainda existente.

14. Tomate

Tomate é rico em vitaminas, minerais e proteínas e contém frutose que ajuda a metabolizar o álcool contido no corpo. Uma forma de diminuir a tontura provocada pelo álcool é consumir suco de tomate misturado com um pouco de pimenta caiena, limão e mel.

15. Gelo

Se sua cabeça está latejando, coloque sobre ela uma bolsa de gelo, ou molhe uma toalha em água gelada e coloque sobre a testa.


16. Descanso adequado

Basicamente, o descanso é a principal medida para curar uma ressaca. A falta de sono e a agitação podem, sem dúvida, tornar as manifestações de uma dor de cabeça ainda piores. A principal cura genuína para uma ressaca não é nada além do tempo.

17. Dar um passeio

Uma caminhada sem muito esforço pode ajudar a sentir-se muito melhor. Na medida em que oxigenamos nosso corpo o álcool vai sendo separado e eliminado.

18. Água

Consumir muita água é o ideal e tem um efeito superior a praticamente qualquer ação que tomemos para eliminar a ressaca. Inclusive, o ideal é consumir muita água durante a ingestão de bebidas alcoólicas, pois isso diminuirá imensamente a desidratação causada por elas. Algumas pessoas têm o hábito de intercalar o consumo de água com o consumo de álcool e isso geralmente tem um resultado incrível no dia seguinte.

Como prevenir a ressaca

Desnecessário dizer que a melhor maneira de prevenir uma ressaca é não beber, não é mesmo? Mas como o álcool faz parte da maioria das comemorações sociais e são raras as pessoas que não bebem nessas ocasiões, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a enfrentar melhor essa situação:

  • Nunca beber exageradamente com o estômago vazio;
  • Não beber muito rápido;
  • Não beber ou comer qualquer coisa doce enquanto bebe;
  • Diminua o tempo em que fica bebendo;
  • Procure movimentar-se enquanto bebe, uma caminhada ao ar livre é excelente;
  • Procure não fumar, piora ainda mais as condições do estômago

Lembre-se que estar sempre passando por uma ressaca não é normal e deve ser evitado, além disso, se você acha que passou demais do ponto em uma determinada situação, o ideal é procurar ajuda médica. A coma alcoólica pode transformar-se em um problema muito sério.

Fonte: Natural Remedy Ideas


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Vitamina C previne doenças cardiovasculares
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias
Chocolate melhora o funcionamento do cérebro
Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
Toalha para cabelo, existe coisa mais prática?

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *