Aprenda 8 dicas excelentes para melhorar a sua memória

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Aprenda 8 dicas excelentes para melhorar a sua memória

Como melhorar a memória? Você, por exemplo, se pega algumas vezes tentando lembrar de alguma coisa que não consegue?

Da mesma forma, qual foi a última coisa que você fez? Se você está tendo dificuldade em lembrar, talvez você deva adotar algumas atitudes para resolver isso. Isso porque sua memória é uma das coisas mais importantes que você pode ter.

Já imaginou se você esquecer de quem você é, onde você mora e o que você costuma fazer?

Manter uma boa memória é um exercício

Existe uma associação muito grande de que a clareza da memória está vinculada à idade. É muito comum sentirmos que estamos perdendo a memória porque estamos envelhecendo.

Muito embora a idade realmente seja um fator preponderante, há pessoas que envelhecem e que ainda mantém uma boa memória. Portanto, elas conseguem lembrar de várias coisas. Então, saiba que o seu estilo de vida contribuiu em grande parte para isso.

Se você acredita que esteja passando por essa situação e está tendo problemas para lembrar das coisas, então há alguns hábitos que você pode adotar, como as que relacionamos abaixo.

Como melhorar a memória?
1. Dormir bem a noite

Você sabia que dormir pouco ou mal pode afetar sua memória? Depois de uma noite mal dormida, por mais que você tente se concentrar para fazer suas atividades corriqueiras, observará que ficará mais lento realizá-las.

A mente cansada torna-se mais lenta, o ato de dormir ajuda os neurônios a conectarem-se uns aos outros e, consequentemente, ajuda a melhorar a memória.

Tirar sonecas durante o dia pode ajudar você a sentir-se com mais disposição e animação, mas não exagere nessa prática porque ela causará a perda do sono noturno, fundamental para descansar a mente.

Se você está tendo problemas para dormir à noite, existem alguns remédios caseiros que você pode tentar:

  • Beba uma xícara de leite quente, isso ajudará a dormir melhor, se você não gosta ou não pode consumir leite, alguns chás também funcionam muito bem para uma noite de sono reconfortante;
  • Tente limpar sua mente de eventos estressantes que podem deixá-lo inquieto;
  • Evite todos os alimentos que contenham cafeína antes de ir dormir.
2. Associar itens para lembrar fatos

Muitas vezes durante o dia você precisa recuperar palavras ou recordar certas situações que vivenciou, mas você não consegue fazê-lo porque simplesmente você não se lembra.

Se você procurar associar as situações ou as palavras que pretende recordar mais tarde com itens, será mais fácil para o seu cérebro desenterrar essa memória novamente.

Ter uma imagem concreta em sua mente faz uma grande diferença na recuperação de uma informação. Você pode pensar em qualquer imagem que irá ajudá-lo a lembrar a palavra ou situação.

3. Praticar exercícios

Exercite-se regularmente. Muitas pessoas acreditam que o exercício é feito apenas por aqueles que gostariam de perder peso ou tornar-se sarado, mas, na verdade, o exercício faz muito mais que isso para o nosso corpo.

Além de ser capaz de aumentar o metabolismo, o exercício está ligado diretamente à memória. Quando você se exercita, você aumenta o fluxo de sangue para o seu cérebro e isso pode melhorar a sua memória.

Você pode nadar, correr ou praticar qualquer outra atividade física que lhe agrade, apenas 30 minutos diários de uma atividade física é suficiente para ampliar o hipocampo, local onde nossa memória fica armazenada.

4. Parar com a multitarefa

Algumas pessoas orgulham-se de ser multitarefas. Elas comemoram o fato de que podem fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas se você parar para pensar sobre isso, perceberá que a multitarefa não é tão boa quanto parece.

Quando você faz muitas coisas ao mesmo tempo, você não dá a devida atenção a cada coisa que está fazendo.

Se você fizer muitas coisas de uma só vez, como cozinhar, assar e lavar a louça, pode ter certeza que alguma dessas atividades acabará por dar errada.

Lembre-se também que multitarefa deixa todas as atividades mais lentas. Então, faça uma coisa de cada vez. Mesmo se você estiver atrasado, lembre-se que você pode realizar suas tarefas mais rapidamente se você começar e terminar cada uma delas.

Você pode dizer a si mesmo o que você está fazendo para que não esqueça de tê-la concluído.

Se você pensar que mais tarde poderá perder suas chaves, ou seus óculos, por exemplo, preste atenção onde os está colocando, assim quando precisar deles saberá onde encontrá-los facilmente.

5. Classificar itens e tarefas

Classifique as coisas, crie listas por similaridade. Por exemplo, se você fez uma lista de supermercado e a esqueceu em casa, será mais fácil lembrar dos itens se você montou a lista por categorias.

Por exemplo, sob a categoria “carne”, você pode se lembrar de todos os itens que você colocou lá.

6. Organizar o seu espaço

Não importa se você precisa organizar sua casa, sua mesa de escritório, ou ambos. O que importa é que você está tendo tempo para organizar tudo.

Quando você organiza as coisas sozinho, você terá a tendência de lembrar das coisas melhor. Dessa forma, você saberá onde colocou um item e onde colocou outro.

  • Certifique-se de que você terá um lugar onde você sempre coloca suas chaves. Criar o hábito de colocar as chaves naquele lugar quando não estiverem em uso se tornará automático;
  • Limite o número de distrações que podem fazer você esquecer, ou seja, concentre-se em cada atividade;
  • Se você está tendo problemas para lembrar onde coloca suas coisas, escreva;
  • Faça listas do que precisa ser executado e vá riscando o que já foi feito.
7. Remover o estresse de sua vida

Você já percebeu que tem a tendência de esquecer mais as coisas quando você está se sentindo estressado ou triste?

Isto é porque você está encontrando mais dificuldade de lidar com o estresse e ele o está puxando você para baixo.

  • A fim de remover o estresse de sua vida, você pode utilizar algumas técnicas de respiração para relaxar e fazê-lo perceber que você precisa dar um passo de cada vez;
  • Afaste-se de pessoas ou de situações que estão fazendo você se sentir estressado. Saia, dê uma caminhada, vá a um parque e relaxe;
  • Compartilhe o riso com seus amigos e familiares. Isso ajudará muito a esquecer seus problemas atuais;
  • Além disso, pratique alguma atividade que fará você se sentir melhor.
8. Ingerir os alimentos certos e saudáveis

A alimentação regrada e saudável é muito importante tanto para sua saúde como para para melhorar sua memória.

Os efeitos de uma alimentação prejudicial nem sempre são imediatos, mesmo que não sejam evidentes agora, eles vão começar a ocorrer em alguns anos, especialmente quando você envelhece.

  • Evite alimentos muito ricos em açúcar;
  • Procure por alimentos que são ricos em antioxidantes, pois dessa forma as toxinas que podem causar várias doenças serão removidos do seu corpo facilmente;
  • Evite alimentos ricos em gordura, porque o corpo vai armazenar boa parte dessa gordura e consequentemente tornará mais difícil a irrigação do cérebro pelo sangue, provocando a falta de memória;
  • Procure ingerir alimentos ricos em vitaminas necessárias para o corpo. A vitamina C é conhecida por melhorar a agilidade do cérebro, portanto adicione frutas cítricas a sua dieta. Vitamina B, por outro lado é conhecido por ser um reforço para o cérebro;
  • Adicione abacate a sua dieta, ele também pode reduzir o risco de desenvolver Alzheimer.


Leia também:
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Jardinagem, o hobby que me encanta!
10 hobbies que melhoram a inteligência
10 coisas para fazer nos 10 primeiros minutos do dia
O que são mudras, seus benefícios e significados
Pare de fumar enquanto há tempo… 

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *