Casas incríveis – Mirage House, Tinos, Grécia

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Localizada no lado norte das Cíclades, a ilha de Tinos é a terceira maior de grupo de ilhas. Muito conhecida como a “Ilha da Madonna”, Tinos é o maior centro de peregrinação na Grécia.

Dentro de sua paisagem de colinas rochosas e acidentadas havia mais de 40 aldeias. A ilha é famosa por sua arquitetura intocada, suas aldeias pitorescas e pelas belas paisagens. O cenário é caracterizado por milhares de quilômetros de paredes de pedra seca, que tornam a paisagem visualmente única.


A residência, batizada de “Mirage House” (Casa Miragem), está situada em encosta rochosa parcialmente voltada para o sul, e conta com uma vista maravilhosa para o Mar Egeu. É uma estrutura de nível único, tem uma superfície de 198 metros quadrados e aproveitou a topologia do local para causar o mínimo de alteração possível na exuberante paisagem. A casa é composta por três quartos, uma cozinha separada e uma sala de estar ao ar livre.

O projeto é do escritório grego Kois Associated Architects e nele, os clientes queriam uma casa que se confundisse com a paisagem e tivesse o máximo de privacidade. Isso foi um enorme desafio para a equipe de arquitetura. Para atender a essa exigência, eles optaram por usar materiais de construção para a área externa encontrados nas proximidades, o que fez a casa “desaparecer” no cenário.

Técnicas locais também foram usadas, como a construção de paredes de pedra, característica encontrada em abundância na ilha. Esta técnica foi implementada com pequenas modificações nas paredes laterais do aterro em cada lado do volume da piscina.

Os materiais locais têm um baixo impacto sobre o meio ambiente, sendo também muito eficientes como materiais isolantes. As paredes traseiras são feitas de terra retida, que regula a temperatura. A piscina, que também tem a função de telhado, fornece isolamento total e proteção contra a radiação solar e o calor.

mirage_house_galeria_01

A piscina sobre a casa contribuiu muito para torná-la invisível, com bordas transparentes, produz um efeito visual da água que se estende até o horizonte, desaparecendo e se fundindo com a paisagem marinha. A única vista de quem chega na casa pelo caminho de acesso, vindo de cima, é a água da piscina.

A água, durante o dia, reflete as formações rochosas circundantes e durante a noite, as estrelas.



Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destes:
Casas incríveis – Jikka, Shizuoka, Japão – você moraria?
Casas incríveis – Casa do Penedo, Fafe, Portugal
Casas incríveis – Fallen Star, San Diego, EUA – você moraria?
Casas incríveis – Syros, Grécia – você moraria?
Casas incríveis – The Water Tower, Londres, Inglaterra – você moraria?
Casas incríveis – Water Nest 100 – o ninho da água
Casas incríveis – Modern Rusca House, Genestrerio, Suíça

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *