Citronela funciona para espantar mosquitos?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Essa é uma dúvida recorrente sobre citronela, espanta ou não espanta mosquitos e outros insetos?


Formada por uma grama alta, a citronela é uma planta aromática de origem asiática, que, desde que começou a se difundir no Brasil, caiu no gosto popular e se transformou no inimigo número 1 contra o mosquito da espécie Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças, como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Bem adaptada ao nosso clima, a citronela popularizou-se a partir do momento em que passou a fazer parte da fórmula de repelentes anti mosquitos. Muitas pessoas passaram a plantá-la e pipocaram em todos os cantos do país receitas, fórmulas e soluções caseiras infalíveis para espantá-los facilmente.

No entanto, alguns estudos realizados atestam que não é tão simples assim afastar os insetos com citronela, ter uma plantação no quintal de casa, por exemplo, rasgar folhas e espalhá-las pela casa, entre outras fórmulas “fáceis” podem ser ineficientes, em função da quantidade que seria necessária para exalar aroma suficiente para espantá-los.

O que realmente tem poder de espantar os insetos, é o óleo essencial concentrado que é retirado das folhas da planta. Esse óleo é utilizado para a fabricação de repelentes, aromatizadores de ambientes, detergentes, perfumes, sabonetes, cremes e outros cosméticos. Esses sim, produtos eficientes.

Portanto, a resposta para a pergunta: “Citronela funciona para espantar insetos?”, é SIM, FUNCIONA! Porém em grandes concentrações que são utilizadas em preparados e formulações contendo seu óleo essencial. O mosquito da dengue é repelido pelas substâncias citronelal, geraniol e limoneno presentes no óleo. O aroma do óleo de citronela é semelhante ao do limão, é cítrico e agradável.


A citronela tem baixa toxicidade, portanto seu óleo pode ser usado na pele sem prejudicar nossa saúde. Segundo alguns pesquisadores, o óleo essencial de citronela tem efeito repelente não só contra os mosquitos, mas também repele borrachudos, moscas, traças, formigas, besouros, baratas e fungos. O aroma da citronela ativa proteínas dos poros dos insetos, que, quando ativados , enviam mensagens químicas ao cérebro do inseto, causando uma reação de aversão.

Vela de Citronela Funciona?

Testamos as velas de citronela e o resultado foi positivo, afastou totalmente os mosquitos e moscas da peça em que foram utilizadas.

Existem inúmeras receitas disponíveis na internet ensinando a fabricar velas de citronela, caso você opte por fazer as suas, preste muita atenção na qualidade dos ingredientes utilizados. Pavios ruins podem gastar rápido demais, o óleo essencial pode ser de baixa qualidade e não espantar os insetos, assim como a parafina pode derreter rapidamente, portanto, mais importante do que saber a receita é conseguir bons ingredientes, informe-se antes.

Velas de Citronela – Kamari

Outro aspecto importante a ressaltar, caso você faça suas próprias velas, ou opte por comprá-las. Enquanto elas não estiverem em uso, mantenha-as dentro de sacos plásticos ou em suas embalagens originais, para que o aroma da citronela não diminua, reduzindo assim sua eficiência.

As velas de citronela que testamos foram fornecidas pela loja Kamari, parceira do blog e, por serem artesanais, também têm a função de decorar o ambiente.


Se você gostou dessa dica, provavelmente também vá gostar destas:
Como se livrar das moscas das frutas
Como faço para… – Parte I
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Vasos autoirrigáveis
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

14 comentários em “Citronela funciona para espantar mosquitos?

  1. Selene disse:

    Eu uso velas e funciona muito bem, inclusive para moscas

  2. Jamile disse:

    Funciona mesmo. Mto bom. Viciei.

  3. André Castro disse:

    Oi Silene e Jasmine> Tudo bem?
    Gostaria de saber onde conseguiram as velas e se tentaram plantar mudas de citronela e se resolvem.
    Pelo que li a pouco, só plantar não basta.
    Ja me disseram que se plantar ao redor da casa é o suficiente para espantar insetos.
    Se souberem e puderem comentar algo a respeito agradeço.
    Quanto a onde comprar as velas, se possível no MA, também agradeço a dica.
    Abraço!!!

  4. Melba disse:

    A vela está acesa e os mosquitos continuam aqui no quarto, rodando nos meus ouvidos…

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Melba, como explicamos no texto, a citronela não mata mosquitos, ela os espanta, portanto de nada adianta colocá-la em um ambiente fechado e infestado de mosquitos se eles não tiverem para onde ir. Além disso, observe se a vela que você está utilizando é realmente de citronela, pois os mosquitos se afastam porque detestam o cheiro exalado por ela.

      • Loide Simão disse:

        Gostaria de saber pq usei o repelente de citronela , e minha neta teve casos respiratório, paramos seu uso, e minha neta teve uma melhora de 100% , acabou todos os problemas. Se tiver alguém aqui especialista , por favor me responda.

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Loide, provavelmente ela tenha alergia a algum ingrediente do spray utilizado ou, até mesmo, à própria citronela, porém para saber exatamente qual o problema, o recomendável é uma avaliação médica.

  5. Emily disse:

    Olá, o aromatizador de ambiente de citronela tem eficácia contra insetos ?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Emily. Se ele estiver constantemente exalando cheiro e esse cheiro for perceptível sim.

  6. Paula disse:

    Uso sempre velas de citronela e funciona mto bem para espantar as moscas, somem rapidinho.

  7. Erick disse:

    O que tem funcionado muito bem é o óleo de citronela para lampiões. Pena que é um produto caro. Um litro custa cerca de 40 reais e dá para apenas 4 noites. Além disso, dormir com um lampião aceso dentro do quarto (ou mesmo uma simples vela) requer uma série de cuidados para evitar acidentes. Mas é melhor do que aquela fétida e tóxica “cobrinha”.

  8. Michele Ribeiro disse:

    Desde que comecei a usar um desinfetante de citronela (caseiro), as moscas triplicaram em minha casa … Não sei mais o q fazer pra me livrar desses bichos …

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Michele, conforme explicamos no texto, a citronela precisa ser concentrada para ser eficiente. Possivelmente esse desinfetante caseiro não esteja atraindo as moscas para terem triplicado, mas sua concentração não é suficiente para afastá-las. Além disso, sua eficiência é comprovada para mosquitos.

  9. JOÃO TELLES disse:

    COMECEI A USA O OLEO DE CITRONELA E ACHO QUE ESTA DANDO CERTO OS PERNILONGOS E OS OUTROS MOSQUITOS ESTÃO SUMINDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *