Como criar o hábito de caminhar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Tornar-se uma pessoa saudável está relacionado às pequenas coisas que fazemos todos os dias, aos nossos hábitos. As pequenas coisas que não exigem muito trabalho, mas que se somam ao longo do tempo, mudando completamente nosso estilo de vida para um estilo mais saudável.


Publicamos um texto aqui no blog “Lar, Doce Lar” sobre a criação de hábitos saudáveis, que pode ser lido aqui, nesse texto discorremos sobre como facilitar a adoção desses hábitos. Caminhar é um exercício muito importante para a saúde, talvez o melhor deles, por causar menos impactos prejudiciais ao nosso corpo, como batidas, quedas, sobrecarga nas articulações, entre outros. Caminhar é um exercício, mas não precisa começar sendo tratado dessa forma para quem ainda não pratica.

A definição de caminhar é “avançar ou viajar a pé a uma velocidade moderada”. Isso não soa assustador, não é mesmo? Moderado é sempre bom. A melhor parte é que você já está fazendo isso e provavelmente todos os dias. Você caminha até o seu carro ou transporte coletivo, você anda em seu escritório, você anda em casa, caminhar já é um hábito, você só precisa aumentar a quantidade do mesmo.

Lentamente!

Antes de escrevermos sobre como criar o hábito de caminhar, vamos esclarecer melhor alguns benefícios da caminhada, há mais deles do que a maioria das pessoas poderia imaginar.

Ao andar, você está se movimentando e todo mundo sabe como isso é importante. Nós gastamos uma média de 9,3 horas de nosso dia sentados. Segundo os pesquisadores, o ato de ficar sentado é o novo fumar, porque os músculos vão atrofiando com a falta de estímulo, portanto quando você está andando você evita estar sentado, que é uma coisa muito boa para estimular a musculatura.

Recomendamos depois a leitura também dos textos “Caminhar uma hora por dia combate os efeitos causados pelo sedentarismo” e “5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado“, publicados aqui no blog.

De acordo com um estudo realizado em 2013, a caminhada pode reduzir o risco de pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes. Alguns pesquisadores até afirmam que caminhar é mais saudável do que correr. Eles compararam caminhada e a corrida e concluíram que durante a caminhada reduz o risco de hipertensão em torno de 9,3%, enquanto correndo reduz 4,5%.

Ao caminhar na rua você se expõe ao ar fresco e talvez até um pouco de sol. O ar fresco vai fazer você se sentir mais relaxado e menos estressado, enquanto o sol irá aumentar a sua produção de vitamina D, redefinir o seu ritmo circadiano – período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos – e melhorar o seu sono.

Andar a pé é ótimo para explorar sua cidade, você vai entrar em contato com o seu entorno, vai conhecer pessoas e descobrir lugares que você não teria percebido dentro de um carro ou um metrô, por exemplo.

Voltando ao nosso assunto, que é a criação do hábito de caminhar, veja abaixo algumas ideias para ajudá-lo a começar:

  • Comece devagar, não pense que cinco minutos de caminhada é apenas um desperdício de tempo, não é. Comece com 5 minutos, é melhor caminhar 5 minutos do que ficar sentado os mesmos 5 minutos, não acha?
  • Estacione seu carro mais longe de seu local de trabalho do que habitualmente ou desça do transporte coletivo algumas paradas antes da sua e ande o resto da distância. Se o seu trabalho é perto o suficiente, você pode até mesmo abandonar o carro completamente.
  • Durante a sua pausa para o almoço dê uma caminhada curta, isso vai deixar sua tarde mais relaxada e mais produtiva.
  • Dê uma longa caminhada no final de semana, convide a sua família ou um bom amigo a um parque. Aproveite pra conversar e manter-se atualizado sobre as novidades. Quando você está em férias, em vez andar de carro ou transporte coletivo o tempo todo, caminhe pela cidade e converse com os moradores locais, desta forma você vai descobrir mais lugares que você não teria conhecido sem esse contato direto.
  • Se você precisa discutir um assunto de trabalho com alguém, convide essa pessoa para fazer isso caminhando. Faça reuniões andando sempre que for possível, agindo dessa forma você não só vai aproveitar para ficar mais saudável durante o trabalho, ao caminhar você pode chegar a soluções mais criativas.
  • Ao começar com esses passeios, caminhar acaba se tornando um prazer, é sempre muito fácil encontrar uma desculpa para dar um pequeno passeio, não acha?
  • O próximo passo, é começar a dar caminhadas de cinco minutos todos os dias, por uma semana e observar como se sente depois desse período. Aumente cinco minutos a cada semana, essa é uma ótima maneira de começar a ficar saudável, quando você se der conta, estará caminhando regularmente 1 hora diária sem que isso seja um sacrifício.
  • Procure variar seu roteiro para a caminhada não ficar monótona. Estabelecer trajetos pré-definidos é melhor e mais estimulante do que ficar dando voltas em um mesmo local, mas se a segunda opção é a que você prefere ou a que tem condições de praticar, use-a.

O que você acha de começar a fazer isso hoje mesmo? Comece a caminhar!


Leia também:
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Jardinagem, o hobby que me encanta!
10 hobbies que melhoram a inteligência
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor

Compartilhe...

Um comentário em “Como criar o hábito de caminhar

  1. glaucielen disse:

    Maravilhoso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *