Como montar uma cozinha ao ar livre

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

montar uma cozinha ao ar livre

Você sempre sonhou em montar uma cozinha ao ar livre? Então, aproveite essas dicas que vamos te passar a seguir.

Quando chegam as estações com temperaturas mais altas, muitas pessoas querem sair do calor de dentro de casa e aproveitar melhor o seu jardim. Assim, aumentam substancialmente os churrascos e almoços de família ou com amigos ao ar livre.

Como montar uma cozinha no jardim?

Como muitos pratos precisam ser preparados no fogo, sempre sobra para alguém a tarefa de ficar na cozinha da casa. Enquanto isso, as outras pessoas conversam e se divertem ao ar livre.

Assim, para aumentar o prazer de convidar as pessoas para esses almoços sem que os anfitriões fiquem confinados na cozinha, longe de seus convidados, uma cozinha ao ar livre pode ser um ótimo complemento para termos na nossa casa.

Pode ser em uma varanda, na sacada, no deck, no jardim, ou num pequeno quintal. Enfim, ter uma cozinha ao ar livre, por menor e mais despojada que ela seja, é uma ótima solução para quem gosta de receber convidados.

Além disso, as cozinhas extras e externas acrescentam charme e sofisticação a uma casa e facilitam muito o trabalho de preparação das refeições. Ela também valoriza ainda mais uma casa no momento da venda.

Montar uma cozinha no jardim também deixa o espaço mais atraente e prático para entreter todos os convidados e familiares ao mesmo tempo, pois todos querem estar juntos ao ar livre e não ficar indo e vindo para encontrar as pessoas.

montar uma cozinha no quintal

Os espaços para cozinhar ao ar livre estão se tornando mais populares em países que tem estações de temperatura alta como o Brasil. Pensando nisso, preparamos algumas dicas e sugestões para você poder montar e organizar a sua própria cozinha ao ar livre.

Mas, o que é preciso para que uma cozinha ao ar livre seja funcional e sirva ao seu propósito de facilitar o preparo das comidas e bebidas?

Ter um espaço necessário e apropriado

A primeira tarefa é identificar qual o local da área externa é a mais apropriada para instalar sua cozinha e qual o espaço disponível dela.

Não é necessário ter um espaço enorme para a montagem da cozinha externa. Algumas vezes em um pequeno espaço é possível montar uma cozinha muito prática e funcional e praticamente independente da cozinha principal da casa.

Uma cozinha ao ar livre precisa ter basicamente um balcão, uma mesa ou uma bancada com tamanho suficiente para cozinhar e preparar os alimentos. Também deve haver espaço suficiente para depositar os ingredientes que serão utilizados no preparo dos pratos.

Ter uma grelha, uma churrasqueira ou um fogão

Um desses três equipamentos é indispensável para quem quer preparar os alimentos ao ar livre. Você não poderá considerar que tem uma cozinha sem contar com pelo menos um deles.

Você pode montar esses equipamentos de forma fixa junto ao balcão para que você possa ter acesso fácil aos alimentos que serão utilizados neles. Ou eles também podem ser portáteis, de forma que possam ser colocados no espaço disponível a cada uso.

No entanto, você não precisa gastar muito nesses equipamentos. Sua escolha vai depender do nível de profissionalismo que você pretende dar à sua cozinha. Além disso, depende dos recursos financeiros que você está disposto a investir na montagem da cozinha.

Se você tem espaço e gosta de convidar amigos para pizzas feitas em forno à lenha, pode considerar a instalação de um forno de pizza. Existem vários modelos compactos à venda, próprios para cozinhas domésticas.

É importante ter uma geladeira ou um frigobar

Para evitar o vai e vem até a casa para buscar bebidas geladas e outros alimentos resfriados você vai precisar de um espaço resfriado.

Caso você não tenha muito espaço para isso, ou não quer gastar muito em uma geladeira, considere colocar caixas térmicas ou isopores adequados para isso.

Ter uma pia

Uma pia para lavar as mãos, os alimentos e os utensílios usados no preparo e durante a refeição também é de uma praticidade enorme. Portanto, ter uma torneira próxima é uma das coisas mais importantes em uma cozinha.

Outros itens e equipamentos

Dependendo das refeições que você costuma ou gosta de preparar, também pode equipar a cozinha com outros utensílios e acessórios que facilitem seu trabalho.

Assim, você pode ter uma adega para vinhos, copos, talheres, liquidificador, mixer ou outros itens que fiquem sempre na sua cozinha externa. Isso dependerá do espaço disponível e, mais uma vez, de quanto você pretende gastar na montagem.

Capas e proteções

Lembre-se que sua cozinha está em área aberta, portanto sujeita às intempéries. Portanto, para aumentar a durabilidade dos equipamentos, é interessante ter capas e outros tipos de proteções para usar quando a cozinha não estiver em uso.

Além disso, é importante decidir se a cozinha vai receber uma cobertura de telhado ou não. Isso vai depender das condições do local, do espaço e da necessidade.

Portanto, se a sua cozinha for ficar a céu aberto, maiores serão os cuidados que você terá que ter com os equipamentos. Lembre-se também que se você tiver equipamentos elétricos na cozinha, eles precisarão estar protegidos da água da chuva que poderá provocar curto-circuito.

montar uma cozinha no jardim

Outros itens a serem considerados

Na escolha do local mais apropriado, considere também que se você vai utilizar água e energia elétrica na sua cozinha. Portanto, ela terá que ter acesso fácil ao encanamento de água, esgoto e fiação elétrica. Assim, não inicie seu projeto para depois descobrir que o maior trabalho vai ser levar esses itens até ela.


Leia também:
Dicas essenciais para resolver problemas comuns da cozinha
Bom gosto, você tem?
Toalha de mesa antiformiga funciona?
50 ideias incríveis de cozinhas azuis e muitas dicas
Como grelhar peixe sem grudar
Como fazer uma área gourmet: dicas e benefícios
Dicas e ideias de como montar uma área gourmet
Forno de embutir a gás ou elétrico, qual escolher?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *