Como montar uma cozinha ao ar livre

Compartilhe com seus amigos

Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Quando chegam as estações com temperaturas mais altas muitas pessoas querem sair do calor de dentro de casa e aproveitar melhor o seu jardim. Aumentam substancialmente os churrascos e almoços de famílias ou amigos ao ar livre.

Como muitos pratos precisam ser preparados nas chamas de fogão ou ao forno, sempre sobra para alguém a árdua tarefa de ficar confinado na cozinha da casa ou do apartamento enquanto os outros conversam e se divertem ao ar livre.

Para aumentar o prazer de convidar as pessoas para esses almoços sem que os donos da casa fiquem confinados na cozinha, longe de seus convidados, uma cozinha ao ar livre pode ser um ótimo complemento para termos na nossa casa.

Pode ser em uma varanda, na sacada, no deck, no jardim, ou num pequeno quintal, ter uma cozinha ao ar livre, por menor e mais despojada que ela seja, é uma ótima solução para quem gosta de receber amigos e familiares.

Além disso, as cozinhas extras e externas acrescentam charme e sofisticação a uma casa, valorizando-a ainda mais no momento da venda e facilitando muito o trabalho de preparação das refeições.

Montar uma cozinha no jardim também deixa o espaço mais atraente e prático para entreter todos os convidados e familiares ao mesmo tempo, pois todos querem estar juntos ao ar livre e não ficar indo e vindo para encontrar as pessoas.

Os espaços para cozinhar ao ar livre estão se tornando mais populares em países que tem estações de temperatura alta como o Brasil.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas e sugestões para você poder montar e organizar a sua própria cozinha ao ar livre.

Mas, o que é preciso para que uma cozinha ao ar livre seja suficientemente funcional para servir ao seu propósito de facilitar as tarefas de preparo dos alimentos e bebidas?

Ter um espaço necessário e apropriado

A primeira tarefa é identificar qual o local da área externa é a mais apropriada para instalar sua cozinha e qual o espaço disponível nessa área.

Não é necessário ter um espaço enorme para a montagem da cozinha externa, algumas vezes em um pequeno espaço é possível montar uma cozinha muito prática e funcional e praticamente independente da cozinha principal da casa.

Uma cozinha ao ar livre precisa ter basicamente um balcão, uma mesa ou uma bancada com tamanho suficiente para cozinhar e preparar os alimentos. Também deve haver espaço suficiente para depositar os ingredientes que serão utilizados no preparo dos pratos.

Ter uma grelha, uma churrasqueira ou um fogão

Um desses três equipamentos é indispensável para quem quer preparar os alimentos ao ar livre, você não poderá considerar que tem uma cozinha sem contar com pelo menos um deles.

Esses equipamentos podem ser montados de forma fixa junto ao balcão para que você possa ter acesso fácil aos alimentos que serão utilizados neles ou também podem ser portáteis, de forma que possam ser colocados no espaço disponível a cada uso.

Você não precisa gastar muito nesses equipamentos, tudo vai depender do nível de profissionalismo que você pretende dar a sua cozinha e aos recursos financeiros que está disposto a gastar na montagem da cozinha.

Se você tem espaço disponível e gosta de convidar os amigos para uma pizza feita em forno à lenha, pode considerar a instalação de um forno de pizza também, existem vários modelos compactos à venda, próprios para cozinhas domésticas.

É importante ter uma geladeira ou um frigobar

Para evitar o vai e vem até a casa para buscar bebidas geladas e outros alimentos resfriados você vai precisar de um espaço resfriado.

Caso você não tenha muito espaço para isso, ou não quer gastar muito em uma geladeira, considere colocar caixas térmicas ou isopores adequados para isso.

Ter uma pia

Uma pia para lavar as mãos, os alimentos, a louça, os copos e as panelas utilizadas no preparo e durante a refeição também é de uma praticidade enorme.

Ter uma torneira próxima é uma das coisas mais importantes em uma cozinha.

Outros itens e equipamentos

Dependendo do tipo de refeição que você costuma ou gosta de preparar, é interessante equipar a cozinha com outros utensílios e acessórios que facilitem seu trabalho.

Você pode ter uma adega para vinhos, copos, talheres, liquidificador, mixer ou outros itens que fiquem sempre na sua cozinha externa. Isso dependerá do espaço disponível e, mais uma vez, de quanto você pretende gastar na montagem.

Capas e proteções

Lembre-se que sua cozinha está em área aberta, portanto sujeita às intempéries, portanto, para aumentar a durabilidade dos equipamentos instalados, é interessante ter capas e outros tipos de proteções para serem utilizados quando a cozinha não estiver em uso.

Outro detalhe importante é que a sua cozinha pode receber uma cobertura de telhado ou não, dependendo das condições do local, do espaço e da sua preferência.

Portanto, se a sua cozinha for ficar a céu aberto, maiores serão os cuidados que você terá que ter com os equipamentos. Lembre-se também que se você tiver equipamentos elétricos na cozinha, eles precisarão estar protegidos da água da chuva que poderá provocar curto-circuito.

Outros itens a serem considerados

Na escolha do local mais apropriado, considere também que se você vai utilizar água e energia elétrica na sua cozinha. Portanto terá que ter acesso fácil ao encanamento de água, esgoto e fiação elétrica, portanto não inicie seu projeto para depois descobrir que o maior trabalho vai ser levar esses itens até ela.


Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas essenciais para resolver problemas comuns da cozinha
Bom gosto, você tem?
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Dicas para limpeza de itens que não entram na rotina de limpeza diária da casa
Vasos autoirrigáveis
Cozinhas americanas – ideias e dicas
24 ideias para transformar sua cerca em uma obra de arte

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *