Como remover ferrugem de ferramentas e utensílios de metal

Você tem ferramentas ou outros utensílios de metal em casa que estão enferrujados? A ferrugem é o produto da exposição do metal à água por um período de tempo, o que promove a sua oxidação.

A ferrugem é algo muito perigoso, podendo inclusive causar doenças aos seres humanos. Entretanto, saiba que você não precisa jogar aquele seu martelo antigo fora e comprar um novo só porque ele está enferrujado.

Abaixo vamos ensinar alguns métodos de remover a ferrugem que são baratos e que você mesmo pode fazer em casa.

BICARBONATO DE SÓDIO: utilizando luvas, lave bem o objeto enferrujado e remova o excesso de água. Em seguida espalhe bicarbonato de sódio em pó sobre a superfície (ele vai aderir principalmente nas regiões que ficarem mais úmidas), certificando-se de cobrir principalmente as áreas enferrujadas.

Deixe repousar por uma hora e então, ainda utilizando luvas, escove a superfície com uma lã de metal (bombril, esponja de aço) ou com uma escova de metal, removendo a ferrugem. Lave bem e segue com uma toalha ou outro tecido que absorva bem a água.

Este método é mais eficiente se for utilizado em peças que não estejam tão enferrujadas.

BANHO DE VINAGRE: utilizando luvas, coloque o objeto enferrujado de molho em vinagre de álcool (também chamado de vinagre branco) e deixe repousar de um dia para o outro.

Se você não puder colocar o objeto de molho no vinagre – pelo seu tamanho ou formato -, encharque panos com vinagre e enrole estes panos ao redor das regiões enferrujadas do objeto. Remova o objeto do vinagre com cuidado e escove com uma lã de aço ou com uma escova de metal.

Diferentemente do bicarbonato de sódio este método comprovadamente é bem mais eficiente em objetos de metal que estejam muito enferrujados.

BATATA E DETERGENTE: este método pode parecer maluco, mas acredite, ele funciona! Corte a batata ao meio e cubra a superfície plana (a área cortada) com detergente. Use a batata da mesma forma que você usaria uma esponja para esfregar a ferramenta.

Você vai ficar surpreso como a ferrugem desaparece quando em contato com a batata e o detergente. Esse método é mais efetivo para remover manchas pontuais de ferrugem em superfícies planas.

ÁCIDO CÍTRICO: você provavelmente não terá este ácido na sua casa, mas ele pode ser facilmente encontrado em lojas de alimentos naturais e orgânicos. Encha uma vasilha com água fervente e adicione 3 colheres de sopa de ácido cítrico.

Coloque o objeto enferrujado de molho e deixe de um dia para o outro, removendo na manhã seguinte e esfregando a ferrugem com uma lã de aço ou com uma escova de metal. Lave novamente o objeto e seque bem com um pano seco.

Este método é muito eficiente até mesmo para os casos mais críticos, quando o objeto estiver completamente tomado pela ferrugem.

LIMÃO E SAL: cubra generosamente a superfície enferrujada com uma camada de sal. Corte um limão pela metade e esprema o suco do limão sobre o sal.

Deixe a mistura repousar e então escove com a lã de aço ou com uma escova de metal. Se ainda permanecer ferrugem, repita o método. Lave o utensílio e seque com um pano seco. Este método funciona melhor em manchas de ferrugem menores, principalmente em facas e outros utensílios de cozinha.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Como faço para… – Parte I 
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Como faço para… – Parte II 
(como tirar manchas em tecido)
Como faço para… – Parte III 
(retirar adesivos de objetos e vidros | eliminar bolinhas das roupas | retirar pelos de tecidos)
Como faço para… – Parte IV
(extensão não se soltar | proteger a porta do carro | criança não esmagar os dedos nas portas | fios não enrolarem)
Como faço para… – Parte V
(peixe não grudar na grelha | ovos durarem mais tempo | bananas durarem mais tempo | amolecer manteiga)
Como faço para… – Parte VI
(manter vinho branco gelado | organizar ferramentas de jardinagem | aumentar espaço para temperos)
Como faço para… – Parte VII
(deixar os talheres brilhando | tirar mais suco do limão | ovo frito não grudar na frigideira | saber se o óleo da fritura já está quente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *