Como remover ferrugem de ferramentas e utensílios de metal

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

remover ferrugem

Você tem ferramentas ou outros utensílios de metal em casa que estão enferrujados e não sabe como remover essa ferrugem? Assim, a ferrugem é o produto da exposição do metal à água por um período de tempo, o que promove a sua oxidação.

A ferrugem é algo muito perigoso, podendo inclusive causar doenças aos seres humanos. Entretanto, saiba que você não precisa jogar aquele seu martelo antigo fora e comprar um novo só porque ele está enferrujado.

Como remover ferrugem de metais?

Abaixo vamos ensinar alguns métodos de remover a ferrugem que são baratos e que você mesmo pode fazer em casa.

BICARBONATO DE SÓDIO

Usando luvas, lave bem o objeto enferrujado e remova o excesso de água. Em seguida espalhe bicarbonato de sódio em pó sobre a superfície (ele vai aderir principalmente nas regiões que ficarem mais úmidas), certificando-se de cobrir principalmente as áreas enferrujadas.

Deixe repousar por uma hora e então, ainda com luvas, escove a superfície com uma lã de metal (bombril, esponja de aço) ou com uma escova de metal, removendo a ferrugem. Por fim, lave bem e seque com uma toalha ou outro tecido que absorva bem a água.

Este método é mais eficiente se for usado em peças que não estejam tão enferrujadas.

BANHO DE VINAGRE

Também usando luvas, coloque o objeto enferrujado de molho em vinagre de álcool (vinagre branco) e deixe repousar de um dia para o outro.

Se você não puder colocar o objeto de molho no vinagre – pelo seu tamanho ou formato -, encharque panos com vinagre e enrole estes panos ao redor das regiões enferrujadas do objeto. Por fim, remova o objeto do vinagre com cuidado e escove com uma lã de aço ou com uma escova de metal.

Diferentemente do bicarbonato de sódio este método comprovadamente é bem mais eficiente em objetos de metal que estejam muito enferrujados.

BATATA E DETERGENTE

Esse método pode parecer maluco, mas acredite, ele funciona! Corte a batata ao meio e cubra a superfície plana (a área cortada) com detergente. Use a batata da mesma forma que você usaria uma esponja para esfregar a ferramenta.

Você vai ficar surpreso como a ferrugem desaparece quando em contato com a batata e o detergente. Esse método é mais efetivo para remover manchas pontuais de ferrugem em superfícies planas.

ÁCIDO CÍTRICO

Você provavelmente não terá este ácido na sua casa, mas ele pode ser facilmente encontrado em lojas de alimentos naturais e orgânicos.

Primeiramente encha uma vasilha com água fervente e adicione 3 colheres de sopa de ácido cítrico. Então, coloque o objeto enferrujado de molho e deixe de um dia para o outro. Na manhã seguinte retire e esfregue a ferrugem com uma lã de aço ou com uma escova de metal. Por fim, lave novamente o objeto e seque bem com um pano seco.

Este método é muito eficiente até mesmo para os casos mais críticos, quando o objeto estiver completamente tomado pela ferrugem.

LIMÃO E SAL

Cubra generosamente a superfície enferrujada com uma camada de sal. Corte um limão pela metade e esprema o suco do limão sobre o sal.

Deixe a mistura repousar e então escove com a lã de aço ou com uma escova de metal. Então, se ainda permanecer ferrugem, repita o método. Em seguida, lave o utensílio e seque com um pano seco. Este método funciona melhor em manchas de ferrugem menores, principalmente em facas e outros utensílios de cozinha.


Leia também:
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?
Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?
Descubra 44 atividades divertidas para relaxar e desestressar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *