Como usar o vermelho na decoração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como usar o vermelho na decoração

Você pretende usar vermelho na decoração, mas tem medo de estar fazendo uma escolha errada? Então veja essas dicas.

O vermelho é intenso, é a cor da paixão, porém também pode simbolizar o perigo. É a cor mais quente e por isso a que desperta mais emoções.

O vermelho pode alterar nossos batimentos cardíacos e nossa respiração. É possível então utilizá-la na decoração aproveitando essas características?


Justamente por ser uma cor intensa, o vermelho deve ser usado com muito cuidado e parcimônia. Se usado em demasia, pode gerar irritação e ansiedade, por outro lado, os ambientes que possuem toques de vermelho são mais quentes, aconchegantes e alegres.

Onde evitar e onde usar vermelho na decoração

Evite o vermelho em escritórios, salas de aula e outros ambientes que precisem de concentração e criatividade. Em dormitórios podem ser usados em pequenas doses, porque não estimulam relaxamento, porém estimulam a sexualidade.

Em salas de estar, salas de jantar, cozinhas e banheiros, os tons de vermelho ficam perfeitos, proporcionam um efeito lindo na decoração e levantam o ânimo das pessoas.

Dependendo do tom de vermelho utilizado é possível deixar um ambiente sóbrio ou alegre. Também conforme a quantidade utilizada, pode ficar pesado ou leve. Portanto, pelas suas qualidades e características, o indicado é sempre dosar a quantidade e a intensidade da cor e usar tons neutros ou contrastantes para evitar a super exposição. A cor que mais contrasta com o vermelho é o verde.

Outra informação não menos importante e que deve ser levada em conta, é que o rosa, nada mais é do que um vermelho claro, portanto utilizá-lo sujeita o ambiente às mesmas condições que valem para o vermelho. Observe a escala de cores abaixo.

tons de vermelho

Muito vermelho deixará o ambiente carregado, cansativo e irritante. Você não conseguirá ficar muito tempo nele sem precisar extravasar energia, por essa característica ele é muito indicado para casas noturnas.

casa noturna vermelha

Em contrapartida, uma parede vermelha, ou um ambiente com objetos vermelhos deixarão o local alegre, colorido e sofisticado. Se você é fã do vermelho, mas não quer exagerar na dose para não prejudicar o ambiente que vai decorar, veja abaixo algumas sugestões que selecionamos e inspire-se.

Ideias de ambientes com vermelho na decoração

Observe também que você pode usar vermelho independente do estilo do ambiente. Ou seja, ele é apropriado para ambientes rústicos, clássicos, modernos, enfim, é uma cor muito versátil e inspiradora se você usar na medida certa.

Como usar o vermelho na decoração - detalhes



Veja também como esses vasos autoirrigáveis em tons de rosa (uma das nuances do vermelho) e vermelhos valorizam a decoração e as plantas.

 


Leia também:
Como acertar na decoração monocromática
14 ideias geniais para “esconder” os cabos de energia aparentes
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
O que é Shou Sugi Ban (Yakisugi)?
Como usar o amarelo na decoração
Como usar o verde na decoração
O que é o estilo de decoração eclético e como conseguir aplicá-lo em sua casa?
O que é decoração em estilo Bauhaus e muitas ideias para inspiração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *