Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

O óleo de soja é um dos óleos mais utilizados no planeta, já que a soja é cultivada praticamente no mundo inteiro.

A soja é uma planta nativa da Ásia, foi trazida para a América no Século XIX, e vem sendo utilizada por mais de 5.000 anos na alimentação humana das mais diversas formas, como o óleo, o leite de soja, o molho de soja, a proteína de soja e o tofu.

Suas propriedades alimentícias são valorizadas por produzir um óleo livre de colesterol, com altos índices de gordura poli-insaturada, por um baixo custo de produção e comercialização.


Uma colher de sopa de óleo de soja possui cerca de 103 calorias e 14 gramas de gordura, das quais 2 gramas são de gordura saturada. Ou seja, óleo de soja (como outros óleos), em sua forma pura, não contém carboidrato, sódio ou proteína.

Cada 100 gramas de óleo de soja é composta por 16 gramas de gordura saturada, 23 gramas de gordura mono-saturada e 58 gramas de gordura poli-insaturada.

Além disso, o óleo de soja contém vitaminas K, E e B, que são muito benéficas para o nosso corpo. Isso porque elas agem como antioxidantes e na proteção do sistema nervoso e da pele.

Óleo de soja é bom para quê?

Por possuir essa composição, é que utilizar o óleo de soja na alimentação pode trazer muito benefícios, como os que listamos abaixo:

1. Estabilização do nível de colesterol

Colesterol é uma substância necessária para que nosso corpo produza hormônios, sendo naturalmente produzido pelo próprio organismo. Entretanto, alguns alimentos que consumimos possuem colesterol, o que pode elevar seu nível, provocando assim problemas arteriais e cardíacos.

Os nutrientes presentes no óleo de soja permitem que o corpo regule o nível de colesterol, ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim.

2. Saúde dos ossos

A vitamina K possui um importante papel na saúde humana de acordo com estudos que demonstram sua importância na manutenção dos ossos. Esses estudos indicam que a vitamina K pode aumentar a densidade mineral dos ossos, auxiliando no seu desenvolvimento e diminuindo o risco de fraturas.

3. Antioxidante maravilhoso

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo nosso corpo como parte do ciclo metabólico do oxigênio a nível celular – ou seja, o corpo humano produz radicais livres no processo de conversão dos alimentos em energia.

Entretanto, alguns elementos ambientais, como a exposição solar, a poluição do ar e consumo de tabaco podem levar a um índice mais alto de radicais livres. Os radicais livres podem causar danos irreparáveis às células e suas membranas – é o chamado estresse oxidativo.

Os antioxidantes protegem as células dos efeitos negativos dos radicais livres – e a vitamina E, presente no óleo de soja, impede a produção de radicais livres quando a gordura é oxidada pelo corpo humano.

4. Saúde da pele

O óleo de soja pode estimular o surgimento e crescimento de novas células de pele, acelerando o processo de cura deste tecido e combatendo sinais prematuros de envelhecimento. Isso acontece graças à vitamina E, que mantém a elasticidade da pele e aumenta a sua hidratação.

5. Impacto cognitivo

De acordo com estudos recentes, uma grande dose de vitamina E diária pode reduzir a progressão da doença de Alzheimer – que é a forma mais comum de demência, causando problemas de comportamento, confusão de pensamentos e falta de memória, principalmente a recente.

Isto se dá porque a vitamina E protege as células dos danos causados pelo estresse oxidativo, ao qual as células do cérebro são especialmente vulneráveis durante o processo de envelhecimento.

6. Saúde da próstata

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum a afetar os homens. Segundo pesquisas, o consumo de produtos a base de soja, como o óleo de soja, o tofu e o leite de soja podem reduzir o risco dessa doença em até 70%.

Isto acontece porque os alimentos a base de soja mantém a glândula prostática saudável, em função dos altos índices de isoflavonas. Isoflavonas influenciam no balanço hormonal e reduzem os riscos alguns câncer relacionados aos hormônios, como o de próstata, o de mama e o uterino.

Como utilizar o óleo de soja na alimentação

Muitos produtos incluem o óleo de soja em seus ingredientes, como margarinas, maionese, pães, bolos e molhos para salada, já que o óleo de soja é um dos óleos com sabor menos pronunciado e não altera o sabor dos alimentos. Veja algumas dicas para a utilização do óleo de soja no dia a dia:

  • Molho para salada: você pode combinar o óleo de soja com um vinagre de sua preferência, na proporção de 2 para 1, também misturando alho e manjericão picados. Você também pode misturar o óleo de soja com suco fresco de limão ou de laranja e misturar com um pouco de pimenta do reino;
  • Pratos refogados: em vez de usar óleo de outros vegetais para refogar legumes, use o óleo de soja;
  • Pães e bolos: você pode utilizar o óleo de soja nestas preparações para que fiquem com menos índices de gorduras saturadas e menos calorias. Dessa forma você vai manter todo o sabor do seu bolo o pão.


Leia também:
Micoproteína: tudo o que você precisa saber
Proteína texturizada de soja: prós e contras
Dica para beber água fresca por muito tempo durante a prática de exercícios
Saiba porque você deve incluir o repolho na sua alimentação
O banho de contraste quente e frio realmente traz benefícios?
Bokashi, o adubo orgânico japonês que está fazendo sucesso no Brasil

Compartilhe...

2 comentários em “Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja

  1. Danilo Baitelo disse:

    Meu Deus!!! Não acredito que vi essa reportagem!
    Semana passada mesmo li uma pesquisa onde mostrava que após a introdução do óleo de soja e óleos vegetais na dieta inúmeras doenças cresceram de forma desenfreada.
    Nunca vi um médico sério indicar o uso de óleo de soja. Na melhor das hipóteses indicam usar o mínimo possível e os mais conceituados na área da saúde mandam abolir este “alimento” definitivamente.
    Precisam rever as fontes de pesquisa para matérias do blog!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Danilo, nossas postagens são baseadas em estudos feitos, portanto, se você conhece novos estudos, por favor nos informe para que possamos atualizar a postagem. Além disso, nunca estimulamos ninguém a consumir nenhum produto com base em nossos textos, eles são apenas informativos. A indicação de alimentos e remédios sempre deve ser feita por profissionais especializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *