Dando um toque de cor na decoração

A cor é essencial em nossas vidas, está presente em tudo e em todos os momentos. Na decoração não é diferente. Imagine uma casa inteira de uma só cor, piso, paredes e móveis. Ficaria monótona e cansativa, não é mesmo? Essa mesma casa, com pequenos toques de outras cores poderá acabar ficando sensacional.

Assim como a vida, o ideal é que nossa casa não seja nem monocromática e nem super colorida, toques de cor são sempre necessários e bem-vindos. Decoração monocromática ou multicolorida pode ficar pesada e deve ser utilizada apenas em determinadas situações (leia também “Como acertar na decoração monocromática“), por isso o uso da cor deve ser sempre bem dosado. Os extremos são cansativos para os olhos e nos incomodam.

Toques de cor em alguns móveis ou objetos fazem toda a diferença na harmonia e leveza de um ambiente. Podem quebrar a monotonia em locais monocromáticos, podem deixar um ambiente mais alegre ou mais sofisticado. O que definirá a alegria ou sofisticação são os tons escolhido. Cores mais vivas são alegres e cores com toques de cinza são mais sofisticadas.

Você pode mudar totalmente a decoração e a percepção de um ambiente trocando apenas a cor dos objetos usados nele e sem alterar os itens principais. Observe o exemplo que selecionamos abaixo. A sala com os detalhes em amarelo discreto (não tão puro, misturado com cinza) ficou mais sóbria e calma do que a mesma sala com os detalhes em vermelho bem vivo (puro).

A cor pode ser usada em objetos, em uma parede ou em algum móvel. Entenda por cor também o branco e o preto. Você pode ter uma peça monocromática em azul, por exemplo, e quebrá-lo com toques de branco. Ou uma peça pode ser predominantemente em branco e quebrada com toques de azul. Veja abaixo como as duas opções são válidas e bem interessantes.

Para decorações clássicas, discretas ou neutras, um item colorido vai dar o toque de mestre no ambiente. Procure colorir o que você quer que se destaque. Uma parede, uma cadeira, uma mesa, um quadro, enfim, o item que for mais diferente do resto da decoração é o que mais vai atrair a atenção das pessoas para ele em um primeiro momento (leia também “A importância dos detalhes na decoração“). Veja os ambientes abaixo, todos eles têm um detalhe que provavelmente seja o primeiro que olharemos ao entrar nesse ambientes. Como você também poderá observar, alguns ambientes tem vários detalhes, mas, nesse caso, todos escolhidos harmoniosamente para que um não anule o outro. 

Essa mesa lateral moderna e em vermelho e diferente de toda a sala, clássica e em cores neutras, não ficou sensacional?

Compare a sala abaixo sem o quadro sobre a lareira e com o quadro, é outro ambiente, não acha?

 

Se você gostou dessas dicas, certamente também vai gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Como usar o vermelho na decoração
14 ideias geniais para “esconder” os cabos de energia aparentes
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
Como usar o amarelo na decoração
Decorações lindas e originais feitas com objetos que você tem em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *