Decoração com paletes: a nova febre do design de interiores

Provavelmente você já deva ter percebido a tendência de decoração com paletes (também conhecidos como pallets, do inglês). Saiba mais sobre este material que virou tendência de decoração nas redes sociais e descubra como utilizá-lo para ter uma casa moderna e cheia de personalidade.

Desenvolvidos para facilitar os processos de logística, como o transporte e o armazenamento de cargas, os paletes são estruturas de madeira, metal, plástico – alguns feitos por meio da reciclagem de garrafas PET – ou papelão – no caso dos paletes descartáveis – compostas por hastes sobrepostas em formato de estrado.

Os paletes são normalmente encontrados em fábricas, mercados, armazéns e galpões sendo utilizados no deslocamento de mercadorias e na organização de estoques, servindo principalmente como um facilitador logístico, porém, nos últimos anos, tem protagonizado grandes inspirações no segmento de decoração.

E, para quem acompanha perfis de design de interiores e arquitetura, principalmente em redes sociais como o Instagram e o Pinterest, já não é mais novidade que este material tem figurado como um grande destaque em vídeos e imagens de inspirações, tendências e tutoriais (os famosos “faça você mesmo” – do inglês, DIY) de decoração, materializando projetos que unem personalidade, criatividade e sustentabilidade.

Por isso, se você faz parte dos milhares de pessoas que já foram conquistados por esta tendência, aqui vão algumas dicas para você saber utilizar da melhor forma o palete na decoração da sua casa.

Cuidados fundamentais antes de aplicar o design com paletes

Antes de colocar a mão na massa e dar início à confecção de seu móvel utilizando palete, é essencial que você saiba como tornar este material resistente e seguro para a sua residência, afinal, com toda a certeza, você quer que a sua peça tenha uma boa durabilidade, certo?

Por isso, seja o seu palete reciclado ou reaproveitado de algum comércio ou fábrica, ou ainda, seja ele comprado de alguma fornecedora especializada em paletes, fique atento a estes cuidados fundamentais com o material:

  1. Na hora de adquirir o seu palete, certifique-se da procedência do mesmo. Pergunte ao fornecedor se este não era empregado no transporte e armazenamento de substâncias tóxicas e, se for o caso, opte por uma outra peça;
  2. Ainda antes de adquiri-lo, avalie também suas condições: observe se não há pontos de mofos e fungos, pregos soltos ou partes podres, quebradas ou lascadas. Esta é uma forma de garantir a segurança do uso do material, evitando alergias, ferimentos, acidentes e contaminações;
  3. Após obter um palete em boas condições, a medida seguinte é higienizá-lo muito bem. Para isso, utilize água, sabão e água sanitária;
  4. Por fim, quando limpo e seco, é hora de zelar pelo acabamento do material que virá a garantir não somente o visual que você espera para o seu ambiente, mas, principalmente, durabilidade. Primeiro, lixe-o com cuidado até que o seu relevo se torne uniforme e fique livre de fiapos sobressalentes. Depois, se desejar, aplique uma cor que combine com o seu ambiente. Por fim, aplique uma ou duas camadas de verniz, assim garantindo uma melhor proteção e conservação do material.

Agora sim, o seu palete está pronto para virar uma bela e duradoura peça de design.

Algumas ideias para você aderir a esta tendência

Dentre os principais aspectos que podem talvez justificar a repentina popularidade do uso dos paletes na decoração estão as diversas possibilidades de criação que este material super versátil oferece, proporcionando um meio artesanal e sustentável de design.

Esta tendência é a prova de que, com um toque de criatividade e personalidade, é possível ter uma casa muito bem decorada, aliando economia e sustentabilidade.

E, para aguçar a sua imaginação e entusiasmar você a “botar a mão na massa”, confira algumas ideias de uso do palete na decoração.

Sofás e Pufes

Se você deseja fugir dos móveis padronizados, pré-fabricados e “sob medida”, confeccionar o seu próprio sofá de palete é uma ótima opção!

Inclusive, vale lembrar que, juntamente com as camas feitas com o mesmo material, os sofás estão entre os mais populares designs feitos com paletes, não somente porque são peças de destaque nos seus respectivos ambientes (o que muda tudo na decoração), mas, talvez, por serem os mais práticos e simples de serem confeccionados.

Para fazer o seu, disponha os paletes no chão de acordo com as dimensões que deseja para o seu móvel: na horizontal, demarcando a largura, na vertical a altura em relação ao piso.

Se optar por um encosto no sofá, coloque um palete “em pé” e fixe-o bem na vertical – certificando-se de que este está bem preso para evitar acidentes quando alguém se recostar.

Por fim, cubra-o com um colchão de mesma largura e dê os acabamentos – capas, forros, travesseiros, almofadas e afins.

Camas

Agora, se você preferir uma cama de paletes, fique tranquilo! É tão fácil quanto fazer um sofá!

Você só precisará seguir o mesmo procedimento da confecção de um sofá, adaptando apenas a quantidade de paletes e o tamanho do colchão que virão a formar o móvel que deseja.

Com uma cama de paletes em seu quarto, você conseguirá um ambiente moderno, descontraído e com um visual rústico.

Jardim Vertical

Esta é uma opção prática e versátil para quem sempre quis ter uma área verde em sua casa, mas não dispõe de um um quintal para cultivar plantas e flores (no caso de casas pequenas ou apartamentos).

Além de ocupar pouco espaço e demandar menos cuidados, o jardim vertical ainda acrescenta uma ar de leveza e alegria ao ambiente.

Confeccionar o seu Jardim Vertical é muito simples: fixe ou apoie o palete em alguma parede de sua escolha, dependendo de onde preferir montar o seu jardim. Depois, prenda ao palete alguns vasos de plantas e flores de sua preferência usando nichos, braçadeiras ou ganchos. E pronto!

Se preferir, você ainda pode utilizar esta mesma ideia para cultivar sua própria horta vertical. Você só precisará substituir as plantas por sementes e mudas de temperos, como salsa, coentro, cebolinha, pimenta, alho, dentre outras.

Quando o assunto é decoração com palete, as possibilidades de criação são quase infinitas, visto a resistência e a versatilidade deste material. Por isso, separamos mais algumas ideias para você se inspirar e aderir à esta tendência sustentável, moderna e criativa de design!

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
30 ideias para fazer uma mesa de centro utilizando pallet
12 ideias para camas feitas utilizando pallet
Como decorar o hall de entrada de uma casa?
DIY – como recuperar uma cadeira clássica sem gastar muito
Como pendurar quadros sem fazer furos nas paredes? Selecionamos 5 dicas ótimas
Vasos autoirrigáveis
Decorações lindas e originais feitas com objetos que você tem em casa
Você mora em uma casa ou um lar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *