Decorando a parede da sala de jantar, dicas e 50 ideias sensacionais e criativas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Para muitas pessoas, um dos maiores desafios da decoração é decidir o que colocar nas paredes da sala de jantar, com o que elas devem ser decoradas e de que forma.

Isso não é tão difícil quanto essas pessoas pensam, com um pouco de imaginação é possível montar uma visão criativa e linda em uma parede da sala de jantar. Na verdade é até bem fácil fazer isso, como você poderá descobrir a seguir.


Como decorar as paredes da sala de jantar?

Conforme afirmamos acima, planejar a decoração da parede da sala de jantar não é tão difícil quanto parece e com certeza é possível fazer uma decoração linda, e, muitas vezes, com um custo muito baixo, basta usar a imaginação e explorar várias ideias, inclusive com objetos de decoração que já temos em nossa casa, como por exemplo, quadros, pratos, fotos e lembranças de viagens.

Nesse texto pretendemos ir mais além. O que você acha de sair do tradicional e transformar a parede da sua sala de jantar em uma galeria de artes?

Tudo bem se você quiser ser tradicional e não estiver interesse em ousar um pouco na decoração de sua sala de jantar, portanto inicialmente começaremos pela dicas básicas.

Como pendurar quadros na sala de jantar?

Exceto por alguma condição específica de escolha da decoração, o ideal é que os quadros da parede da sala de jantar – assim como os quadros de qualquer outro ambiente – fiquem totalmente visíveis aos olhos de quem está em pé no ambiente.

Portanto a altura e a posição dos quadros da sala de jantar, seguindo as orientações de decoração tradicionais clássicas, vão depender de algumas outras condições do ambiente, vamos à elas?

# Se os quadros ficarão em uma parede vazia, sua altura ideal é em torno de 1,60 metros do chão.

# Se o pé direito da sala de jantar for alto, eles podem ser pendurados também mais alto do que os quadros da sala de estar, por exemplo.

# Se os quadros vão ficar acima de um aparador, eles devem ficar centralizados com ele, tanto na altura como na largura. A altura que os quadros serão pendurados também deve respeitar o regra de que fiquem livres de objetos na sua frente, portanto, se o aparador tiver objetos sobre ele, os quadros deverão ficar acima deles.

# A altura também deve respeitar a altura dos encostos das cadeiras da mesa, o ideal é que os quadros fiquem pelo menos uns 10 centímetros acima deles.

# Caso o ambiente de sala de jantar seja muito pequeno, em que cadeiras afastadas e a circulação fique muito próximas das paredes, a escolha da altura e posição dos quadros também deve considerar isso, para evitar que alguém esbarre neles.



De uma forma geral, fazendo dessa forma, seus quadros estarão bem posicionados em sua sala de jantar, a mesma regra vale para pratos e outros objetos de decoração que você pretende pendurar nessa parede.

Agora, como prometemos acima, vamos provocar a sua criatividade, propondo uma decoração para as paredes de sua sala de jantar que fuja dos padrões clássicos de decoração. Nesse caso, esqueça as regras clássicas de decoração, o que vale é a criatividade.

Como transformar a parede de sua sala de jantar em uma galeria de artes

Se você é daquelas pessoas que pensa que uma sala de jantar precisa necessariamente ser tradicional, chata e simples, você pode estar enganada.

A sala de jantar é um dos locais da casa em que mais a família se reúne e onde recebemos nossos amigos e convidados para uma agradável refeição, portanto ela deve sim ser decorada de uma forma especial.

Você pode realmente fazer muito pela decoração da sua sala de jantar, fugindo do tradicional e de decorações simples associadas à comida e à refeição.

Se você já pensou em ter uma parede em estilo de galeria de artes este pode ser o momento de executar seu projeto. As paredes da sala de jantar são um ótimo espaço para exercer a criatividade, demostrar o seu estilo e deixar seus convidados à vontade enquanto saboreiam a refeição oferecida.

E a melhor notícia é que, se você acha que fazer isso dá muito trabalho ou pode ficar demasiadamente caro, se enganou. Decorar a parede da sala de jantar pode ser o momento de retirar dos seus armários pratos, fotos, lembranças de viagens, gravuras e tantos outros objetos de decoração que não estão sendo utilizados.

Observe a sala de jantar abaixo, com criatividade é possível até exagerar na decoração sem deixar o ambiente feio, não é mesmo?

Se é fato que as paredes nuas deixam a casa sem estilo e pouco aconchegante, é de se supor então que, quanto mais ocupadas as paredes estiverem, mais acolhedor um ambiente vai ficar, não é mesmo?

Em formato de galeria você pode decorar as paredes da sua sala de jantar com muito estilo utilizando apenas uma coleção de fotos, por exemplo. As fotos, mesmo em aparente exagero na quantidade, deixam as paredes simples e limpas.

Porém, se você quiser criar um ambiente mais extravagante e chamativo, pode abusar de quadros e outros objetos coloridos e muitas molduras diferentes, tudo vai depender do seu estilo.

Lembre-se também que utilizar uma obra de arte na decoração não se define pelo seu valor, mas pelo seu estilo e beleza, o ambiente deve refletir o seu gosto e não o gosto do artista ou do marchand da galeria de artes.

Você pode ainda escolher temas de seus hobbies, como filmes por exemplo ou trabalhos manuais seus ou de outro familiar que podem ficar lindos expostos em uma quantidade maior e agrupados.

Praticamente todos os lares têm uma história para contar, dos hábitos dos moradores ou de suas habilidades artísticas, encontre o tema que identifica o seu lar e aplique nas paredes de sua sala de jantar. São esses pequenos detalhes que transformam uma casa em um lar elegante e acolhedor.

Um pequeno detalhe na parede ou sobre um aparador, uma peça de decoração ou um acessório pode revelar um pouco mais sobre os moradores, mesmo que discretos.

Seu hobby é fotografar? Então porque deixar suas fotos escondidas? As fotografias tiradas por você emprestam para um ambiente um toque pessoal maior do que a maioria dos outros objetos de decoração. Além disso, você pode montar um painel em que as fotos possam ser trocadas periodicamente, transformando sua galeria em um espaço dinâmico e sempre com novidades.

Você coleciona pratos ou souvenires de viagens? Porque deixá-los escondidos?

Você também pode distribuir seus quadros formando figuras geométricas e de forma que sobrem espaços para futuros quadros ou souvenires que você planeje comprar na sua próxima viagem. Ou ainda, se for investir em obras de arte, deixar espaços para ir completando sua coleção com o passar do tempo.

Não se preocupe com regras de altura e distanciamento entre os quadros, se quiser ir do chão ao teto com quadros é a sua criação. Faça uma simulação, se achar que não ficou bom, tente de outra forma.

Gostou desta sugestão criativa e quer tentar executá-la? Selecionamos abaixo 50 ideias de paredes de sala de jantar transformadas em galerias de arte para você se inspirar.

50 sugestões para transformar as paredes da sala de jantar em uma galeria de artes


Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas para montar uma sala de jantar pequena + 50 ideias
Algumas maneiras de repaginar os móveis e os ambientes da sua casa
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Moveis “inesperados”, 14 ideias para você se inspirar
Como escolher o piso para a cozinha
Dicas de ilhas de cozinhas e seus assentos + 36 ideias para inspiração
30 ideias de salas de jantar com claraboias
Como decorar um apartamento pequeno
Dicas e ideias de como montar uma área gourmet

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *