Dicas de decoração para quartos de adolescentes

O início da adolescência é um momento delicado, quando seu filho já se vê como adulto, mas ainda tem momentos de criança. Se o quarto dele foi decorado com motivos infantis, a mudança da decoração é muito importante para ajudá-lo nesse período de transição.

Um dormitório de adolescente deve ter, se possível, três espaços: a área da cama; o espaço de estudo; e um local onde possa receber seus amigos.

É recomendável ter também uma cama extra para acomodar algum amigo que porventura venha a passar a noite em sua casa.

Cor é sempre bem vinda, porém, procure pontuar em itens que possam ser trocados com facilidade e que predominem os tons claros ou pastéis no ambiente. Muita cor no dormitório vai deixar o adolescente mais agitado. Escrevi um post sobre isso, que acredito ser interessante a leitura antes da escolha das cores, chamado “Decoração, acerte nas cores!“, leia aqui.

Procure escolher móveis neutros e colchas, almofadas e enfeites que possam ser trocadas conforme seu filho for ficando mais velho e atinja a idade adulta.

As premissas básicas para decoração de um dormitório são sempre válidas, como as que escrevi no post “Dicas de decoração de quarto de casal“, que pode ser lido aqui.

Abaixo, apresento algumas quartos decorados e avalio cada um de acordo com as recomendações de decoração ideal.

O dormitório abaixo está ótimo, praticamente perfeito. Cumpre todos os requisitos necessários para um quarto de adolescente. A parede escura não compromete o sono porque está na cabeceira da cama e o quarto é bem espaçoso.

****

O próximo quarto, apesar de ser pequeno, também está ótimo. Claro, colorido sem ser exagerado, com um excelente aproveitamento do pouco espaço disponível.

****

Observe com atenção esse beliche. É uma boa maneira de aumentar o aproveitamento de espaço e ainda há uma terceira cama embutida. Cada cama é um pequeno espaço pessoal e individual perfeito. As cores estão ótimas e o beliche muito criativo. No espaço de canto que sobrou nos pés do beliche ainda foi possível criar um espaço de estudo. Observe também a mistura de estilos na decoração, sofisticada e simples no mesmo ambiente. Veja ainda o excelente aproveitamento de cada espacinho disponível.

****

Uma ideia também muito interessante para o aproveitamento de espaço é colocar a área de lazer ou de estudo acima ou abaixo da cama, como nessas duas opções que selecionei. Nesses casos, muito cuidado com a utilização de ventiladores de teto, eles não podem ficar ao alcance de quem está no ambiente superior para evitar acidentes. Essa ideia não é interessante para quartos com o pé-direito muito baixo.

****

No quarto abaixo, foi observado tudo que é necessário em termos de espaço e distribuição de móveis, está perfeito?  Não, pois as cores estão muito fortes. É um ambiente propício para receber amigos, porém, para estudar e dormir é totalmente inadequado. Além da utilização da cor forte e em demasia, faltou uma cor de contraponto para diminuir o rosa.

****

Nesse, apesar da cor forte utilizada em alguns móveis e nos detalhes, o ambiente está bem mais equilibrado. As paredes em cinza e alguns móveis brancos deixam a sensação causada pela cor forte menos estressante.

****

Observe esses dois. Ambos estão ótimos, bem equilibrados e repousantes. Mas em ambos falta a iluminação de cabeceira.

****

Aqui temos um quarto bem interessante, quase perfeito. Seu ponto fraco é a abertura da gaveta sob a cama, se for uma gaveta muito utilizada, será necessário tirar constantemente a cadeira do caminho. Ele também poderia ter algum detalhe em amarelo para alegrar um pouco o ambiente.

****

Aqui temos três opções para a distribuição das camas em quartos para dois adolescente. Nesses casos, o tamanho e a disposição da peça é muito importante para decidir qual a melhor alternativa. Note que a segunda opção permite que, sob uma das camas, seja colocada uma terceira cama embutida.

****

Em quartos de meninas, pode-se considerar a possibilidade de incluir uma penteadeira, caso isso seja importante para ela. A primeira opção apresenta lugar para a maquiagem, bijuterias e espelho embutido, quando fechada, transforma-se em um espaço de estudo, faltou apenas a iluminação lateral, contemplada na segunda opção.

Com essas dicas , espero ter ajudado você em sua decisão, sobraram dúvidas? Pergunte-nos.

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari, especializada em cama, mesa, banho e decoração.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
Dicas de decoração de quarto de casal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *