Conheça o ar-condicionado sem eletricidade que foi inventado para melhorar as condições de vida da população pobre de Bangladesh.

A situação precária do país torna a vida de muitos habitantes difícil, pois além de não terem energia elétrica, internet, água limpa, comida, ainda sofrem com a alta temperatura. No vilarejo de Daulatdia, alvo da equipe de voluntários, vivem aproximadamente 28 mil pessoas, amontoadas em casebres feitos com folhas de flandres (latas feitas de estanho), que se transformam em verdadeiros fornos.
A solução encontrada foi ensinar a população a fazer seus próprios ar-condicionados, fazendo vários furos em um papelão e encaixando nele as garrafas pet, de forma a proporcionar esse resfriamento. O funcionamento se dá da seguinte forma: O ar quente entra pela parte mais larga da garrafa, que foi cortada ao meio e sai pelo gargalo desta, que é muito mais estreito, resfriando, chegando a cair 12º celsius. Faça um teste você mesmo, faça como na imagem abaixo, primeiro bafeje em sua própria mão, depois assopre.
O vento é muito mais fresco que o bafo, não é verdade? Ideia simples, não acha? Os painéis prontos foram colocados nas janelas ou nas portas dos casebres dos camponeses e amenizou muito o problema. Além disso, esses sistema deu um destino à milhares de garrafas que eram descartadas pela população, gerando poluição.
Se você tiver um local quente em sua casa e quiser testar essa solução, é muito fácil de fazer.
Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Saboaria fitoterápica, o que é e qual a sua utilidade
5 plantas para cultivar dentro de casa
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?