DIY – irrigador solar, simples, prático e eficiente

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Faça você mesmo seu irrigador solar caseiro. Descubra como uma ideia tão simples pode ser muito útil para quem tem horta em casa.


Se você tem ou pretende ter uma horta no quintal de casa e tem uma rotina movimentada ou viaja muito e não tem tempo de regá-la adequadamente, esse sistema de irrigação pode ser a solução.

O sistema de irrigação solar baseia-se na utilização pelas plantas da água que evapora com o calor da radiação solar utilizando apenas garrafas plásticas descartáveis (garrafas pet). Trata-se de um sistema de gotejamento solar muito simples e eficaz que, além de facilitar a irrigação das hortas ainda economiza a água utilizada, se comparada com os sistemas de irrigação tradicionais.

Como funciona o gotejamento solar?

O gotejamento solar é um sistema que retém em uma garrafa maior, a água evaporada da própria terra ou de uma vasilha ou garrafa menor que está sob ela pelos raios solares. A umidade condensa nas paredes internas da garrafa maior e cai, por gotejamento, novamente para terra, repetindo o ciclo da água na natureza e mantendo o solo irrigado e nutrido.

Estima-se que esse sistema chega a economizar em até 10 vezes a água utilizada geralmente em irrigações, graças ao seu reaproveitamento permanente. Esse sistema inclusive permite que se utilize água salgada (do mar) na irrigação, pois no processo de evaporação o sal é separado da água provocando sua dessalinização.

Como fabricar o irrigador solar?

  • Utilize garrafas pet de vários tamanhos, podem ser de 5 litros, 1 litro, 1/2 litro;
  • As garrafas maiores serão utilizadas com a tampa;
  • Corte todas as garrafas ao meio, as menores, que serão utilizadas internamente, você utilizará a parte de baixo, as maiores, que serão as peças externas no processo, terão utilizadas sua parte de cima;
  • Coloque entre as plantas da horta as garrafas pequenas, de forma que recebam a luz solar diretamente e que fiquem estáveis (não virem);
  • Coloque sobre elas as garrafas maiores, de forma que suas bordas fiquem um pouco enterradas na terra;
  • Procure colocar forração (folhas secas ou palha) na volta das garrafas e das plantas para diminuir a evaporação da água diretamente da terra;
  • Coloque água nas garrafas menores e está pronto seu irrigador;
  • Para reabastecer as garrafas menores de água, você pode abrir a tampa das garrafas maiores ou levantá-las, ou que for mais prático;
  • Sempre que começarem a nascer ervas daninhas no interior das garrafas, levantes-as e arranque;
  • Esse sistema é mais eficiente em épocas de maior calor, que é justamente quando as plantas necessitam mais de água.

Leia também:
Horta – o que plantar em cada mês – com orientações sobre as plantas mais adequadas para plantar em cada estação do ano e dicas sobre como cultivar hortas dentro de casa.
Vasos autoirrigáveis – explicações sobre como funcionam os vasos autoirrigáveis, onde comprá-lo ou como fazê-los.


Se você gostou deste assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Topiaria, uma pitada de charme em qualquer ambiente + 46 ideias para você se inspirar
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
Toalha de mesa antiformiga funciona?
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *