Essa torta de pêssego sem lactose vai te surpreender

Aquele cheirinho de bolo e de torta é sempre algo que agrada todo mundo, não é mesmo? Certamente o cheiro de uma dessas delícias assando no forno de casa contribui para aumentar o aconchego do lar, trazer as pessoas para perto e até mesmo melhorar os humores. Tudo isso é potencializado ainda se essa delícia é feita em um dia frio ou chuvoso – aqueles dias que só queremos ficar em casa, bem aconchegados.

Entretanto, a maioria das receitas de bolos e de tortas tradicionais fazem uso excessivo de manteiga, leite, creme de leite ou até de leite condensado, a um ponto que se criou uma ideia de que não é possível fazer um doce delicioso sem leite. Aqui no blog vamos sempre tentar explorar receitas e alternativas de preparos que sejam livres desses ingredientes – seja porque muitas vezes são desnecessários ou porque cada vez mais pessoas possuem restrições a alimentos com leite, como os veganos ou os intolerantes à lactose.

Para preparar essa deliciosa torta de pêssego basta seguir o passo a passo abaixo.

Receita de torta de pêssego sem lactose

Ingredientes para a massa:

  • 1 ½ xícara (ou 180 gramas) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (ou 120 ml) de óleo de coco ou de canola;
  • 1/3 de xícara (ou 65 gramas) de açúcar;
  • 1 pitada de sal.

Ingredientes para o recheio:

  •  3 colheres de sopa de óleo de coco ou de canola;
  • 1/3 de xícara (ou 65 gramas) de açúcar;
  • ½ xícara (ou 50 gramas) de farinha;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • ½ colher de sopa de canela em pó;
  • ¼ de xícara (ou 60 ml) de leite vegetal ou de leite de coco;
  • 5 pêssegos maduros cortados em fatias.

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes da massa – se possível, peneire a farinha. Você pode misturar todos os ingredientes em uma vasilha e misturar com uma colher ou em uma batedeira, caso prefira. Misture até que se forme uma massa uniforme. Transfira a massa para uma superfície e abra com o auxílio de um rolo de massa – em seguida, coloque a massa em uma forma redonda (preferencialmente com fundo removível) e aperte bem, principalmente às laterais da forma, cortando os excessos de massa que por acaso ficarem acima das bordas. Leve a massa para o freezer e deixe por cerca de 20 minutos enquanto você prepara o recheio.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em uma vasilha (ou na batedeira) combine a gordura de coco ou o óleo de canola, o açúcar, a farinha, o amido de milho e a canela. Acrescente o leite vegetal ou o leite de coco aos poucos, incorporando delicadamente, até que o recheio esteja encorpado e homogêneo.

Retire a forma do freezer após os 20 minutos e preencha-a com o recheio, de maneira que fique liso. Acrescente as fatias de pêssego sobre a mistura, de forma alinhada, concêntrica (como se os pêssegos fossem pétalas de uma flor, arranjadas em sentido horário). Leve a forma para o forno por 25 minutos (se o seu forno for um pouco maior, talvez precise deixar 30 minutos), até que a massa comece a escurecer e o pêssego a ressecar. Retire do forno e deixe descansar por 1 hora antes de tirar da forma e servir.

Dicas: Para tornar a sua torta ainda mais densa e rica, dê preferência pela farinha de trigo integral. Se você não gosta de farinha de trigo integral, entretanto, pode usar a farinha branca mesmo. Para o açúcar, uma boa alternativa é o açúcar de coco, demerara ou mascavo (mas você pode usar o açúcar refinado se preferir).

Se você gostou dessa receita, certamente também vai adorar essas:
Receita de bolo de coco sem lactose
Receita muito fácil de mousse de chocolate sem lactose
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Kefir de leite e intolerância à lactose
Receita de pudim de manga
Receita de bolo de nozes da mana
Receita de biscoito de polvilho simples
Receita de bolo de aipim (ou mandioca) com coco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *