Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar

Por diversas vezes já escrevemos aqui no blog “Lar, Doce Lar” que a decoração deve atender ao nosso gosto e as nossas necessidades. Morar em um uma casa onde os ambientes não nos agradam é muito frustrante.

O problema é que às vezes temos a sensação que as outras pessoas têm o dom de deixar qualquer ambiente bonito, mas nós não.

Se você já experimentou essa sensação, vamos procurar remover essa ideia da sua cabeça, listando 10 erros que são cometidos frequentemente na decoração da sala de estar.

Dessa forma você pode usar seu gosto pessoal e atender suas necessidades chegando a um resultado que não vai dever nada em relação aos que hoje você considera que tem “bom gosto”.

Erros mais comuns na decoração da sala de estar

Se você evitar ou tentar minimizar esses 10 erros na decoração da sua sala, então pode ter certeza que ela ficará muito bem decorada

1 – Escolher os móveis somente pela aparência

Ao escolher sofás, poltronas e cadeiras, por mais lindos que sejam, sempre sente neles antes de comprar. Se eles não forem confortáveis para o uso diário, não compre.

Se você colocar móveis desconfortáveis em sua sala de estar você não vai usá-la, se insistir em usá-la, vai lembrar o tempo todo que fez uma má escolha.

sofás afastados da parede

2 – Colocar o sofá encostado na parede

Por exemplo, se a sala for grande não há necessidade de encostar o sofá na parede, prefira deixá-lo mais no centro da peça.

Se a sala for pequena, e você puder afastar o sofá um pouco da parede, vai passar a impressão de que a sala é maior. Mas, se isso não for possível, paciência.


3 – Pendurar quadros muito alto

A menos que você tenha uma sala com o pé direito alto e quadros grandes, prefira colocá-los na altura dos olhos.

4 – Ter pouca iluminação

Um ambiente na penumbra às vezes é bom, mas nem sempre é adequado. Procure ter várias fontes de luzes diferentes e utilizá-las de acordo com a necessidade do momento.

Assistir a um filme com muita luz ou ler um livro com pouca luz se tornam atividades desagradáveis.

sala iluminada

5 – Decoração em excesso

Fotos e objetos decorativos são os detalhem que personalizam nossa casa e a transformam em um lar, porém, para tudo há um limite. Muitos objetos em um mesmo local, causam a sensação de desarrumação, isso porque um esconde ou anula o outro e acabam apenas juntando pó.

Tenha senso critico e se você possui muitos objetos de decoração e gostaria de utilizar todos, vá alternando entre eles.

6 – Não ter assentos suficientes para todos os convidados

Pelo menos todos os moradores devem ter assento garantido na sala, mas é importante ter lugares extras também para os convidados.

Você deve ter na sala de estar, no mínimo, o mesmo número de assentos da sala de jantar. Se não for possível ter lugar em sofás e poltronas, opte por pufes que possam ser guardados sob mesas ou bancadas.


7 – Esquecer das necessidades do dia a dia

Ao decorar sua sala de estar pense no uso que você dará a ela diariamente.

Decorá-la em função de algum evento que você faça raramente vai deixá-la inadequada para o uso diário. É mais fácil eventualmente alterar a decoração para festas do que alterá-la diariamente.

8 – Escolher tecidos inadequados

Ao escolher os tecidos de seus estofados leve em consideração sua rotina, a existência de animais de estimação e a temperatura da região onde você mora.

Informe-se sobre qual o melhor tipo de tecido para atender as suas necessidades. Nunca escolha um tecido somente pela aparência.


9 – Tome cuidado com as proporções

Se sua sala é pequena procure comprar estofados confortáveis, mas com dimensões menores para evitar a sensação de sala lotada e de ficar seguidamente esbarrando nos móveis.

Se, ao contrário, sua sala for grande, então opte por móveis maiores, para evitar que as coisas pareçam “perdidas” no meio da peça.

10 – Cortinas curtas

Evite cortinas que acabem no meio da parede. Procure sempre que possível colocar cortinas que cheguem até o chão. As cortinas compridas dão a sensação de mais acolhimento.



Leia também:
Tendências de decoração para a sala: dicas e sugestões
Decoração, acerte nas cores
Ideias de decoração para sala de estar
Cozinhas americanas – ideias e dicas
A incrível restauração de uma casa de fazenda histórica
Quais as cores ideais para sua sala de estar de acordo com o Feng Shui?
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Você mora em uma casa ou um lar?
Decoração, nem sempre o belo é prático

Compartilhe...

Um comentário em “Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar

  1. manoel de jesus martins disse:

    muito lotado de moveis, não gosto de quadro na parede, sofá tem que ser impermeável, antitérmico e fácil de limpeza, gosto de teto colorido, parede de preferencia tem que ser espelhado com piso agradável, piso de porcelanato nada de tapete, nos cantos pode ter um pilão decorativo, um jarro, e uma tv de 75 polegada com amplificador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *