Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar

Por diversas vezes já escrevemos aqui no blog “Lar, Doce Lar” que a decoração deve atender ao nosso gosto e as nossas necessidades. Morar em um uma casa onde os ambientes não nos agradam é muito frustrante. O problema é que às vezes temos a sensação que as outras pessoas têm o dom de deixar qualquer ambiente bonito, mas nós não. Se você já experimentou essa sensação, vamos procurar remover essa ideia da sua cabeça, listando 10 erros que são cometidos frequentemente na decoração da sala de estar. Dessa forma você pode usar seu gosto pessoal e atender suas necessidades chegando a um resultado que não vai dever nada em relação aos que hoje você considera que tem “bom gosto”.
1 – Escolher os móveis somente pela aparência. Ao escolher sofás, poltronas e cadeiras, por mais lindos que sejam, sempre sente neles antes de comprar. Se eles não forem confortáveis para o uso diário, não compre. Se você colocar móveis desconfortáveis em sua sala de estar você não vai usá-la, se insistir em usá-la, vai lembrar o tempo todo que fez uma má escolha.

2 – Colocar o sofá encostado na parede. Se a sala é grande não há necessidade de encostar o sofá na parede, prefira deixá-lo mais no centro da peça. Se a sala for pequena, e você puder afastar o sofá um pouco da parede, vai passar a impressão de que a sala é maior. Se isso não for possível, paciência.

3 – Pendurar quadros muito alto. A menos que você tenha uma sala com o pé direito alto e quadros grandes, prefira colocá-los na altura dos olhos.

4 – Ter pouca iluminação. Um ambiente na penumbra às vezes é bom, mas nem sempre é adequado. Procure ter várias fontes de luzes diferentes e utilizá-las de acordo com a necessidade do momento. Assistir a um filme com muita luz ou ler um livro com pouca luz se tornam atividades desagradáveis.

 
5 – Decoração em excesso. Fotos e objetos decorativos são os detalhem que personalizam nossa casa e a transformam em um lar, porém, para tudo há um limite. Muitos objetos em um mesmo local, causam a sensação de desarrumação, um esconde ou anula o outro e acabam apenas juntando pó. Tenha senso critico e se você possui muitos objetos de decoração e gostaria de utilizar todos, vá alternando entre eles.

6 – Não ter assentos suficientes para todos os convidados. Pelo menos todos os moradores devem ter assento garantido na sala, mas é importante ter lugares extras também para os convidados. Você deve ter na sala de estar, no mínimo, o mesmo número de assentos da sala de jantar. Se não for possível ter lugar em sofás e poltronas, opte por pufes que possam ser guardados sob mesas ou bancadas.


7 – Esquecer das necessidades do dia a dia. Ao decorar sua sala de estar pense no uso que você dará a ela diariamente. Decorá-la em função de algum evento que você faça raramente vai deixá-la inadequada para o uso diário. É mais fácil eventualmente alterar a decoração para festas do que alterá-la diariamente.

 
8- Escolher tecidos inadequados. Ao escolher os tecidos de seus estofados leve em consideração sua rotina, a existência de animais de estimação e a temperatura da região onde você mora. Informe-se sobre qual o melhor tipo de tecido para atender as suas necessidades. Nunca escolha um tecido somente pela aparência.


9 – Cuidado com as proporções. Se sua sala é pequena procure comprar estofados confortáveis, mas com dimensões menores para evitar a sensação de sala lotada e de ficar seguidamente esbarrando nos móveis. Se, ao contrário, sua sala for grande, opte por móveis maiores, para evitar que as coisas pareçam “perdidas” no meio da peça.

10 – Cortinas curtas. Evite cortinas que acabem no meio da parede. Procure sempre que possível colocar cortinas que cheguem até o chão. As cortinas compridas dão a sensação de mais acolhimento.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
A incrível restauração de uma casa de fazenda histórica
Vasos autoirrigáveis
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Você mora em uma casa ou um lar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *