Maneiras eficientes de acabar com o mofo

Os problemas de saúde causados por exposição ao mofo estão entre os mais comuns, principalmente problemas relacionados ao sistema respiratório. O mofo pode ser bem sacana pois muitas pessoas sofrem de problemas de saúde com sintomas característicos de exposição ao mofo, mas nunca percebem que tais problemas são efetivamente causados pela presença destes fungos em sua casa. Até mesmo os médicos e outros especialistas da área de saúde muitas vezes subestimam os problemas causados pela exposição contínua ao mofo.

Viver em um ambiente com altas concentrações de mofo pode causar vários sintomas às pessoas, como corrimento nasal, dores de cabeça, irritações e coceiras na pele, fadiga, depressão e até mesmo problemas de memória nos casos mais críticos e sérios, quando os problemas causados pelo mofo começam a afetar efetivamente o sistema respiratório e o sistema neurológico. É por isso que remover ao máximo o mofo do seu lar assim que possível é uma medida efetiva de prevenção de problemas e de manutenção da sua saúde.

Existem diversos produtos disponíveis no mercado para o combate e para facilitar a remoção do mofo – você certamente encontrará uma variedade de opções disponíveis em supermercados, ferragens ou em lojas de produtos de limpeza. Entretanto, alguns produtos químicos e industrializados podem representar eles mesmos riscos à saúde – você se livrará do mofo mas poderá contrair algum outro tipo de problema. Na loja Inova Store, parceira do blog “Lar, Doce Lar”, por exemplo, é possível comprar o Desodora, aparelho que funciona sem a utilização de refil, apenas consumindo energia elétrica para gerar ozônio – que se alimenta dos micro-organismos causadores do mau cheiro do mofo, diminuindo assim a sua ação sobre nosso organismo.

Aliás, aqui cabe um parênteses para uma informação de suma importância que devemos fazer: jamais consuma alimentos mofados! Se as bordinhas de um pão estiverem mofadas, jogue o pão inteiro no lixo! O mofo se espalha pelo alimento em veios muito finos que muitas vezes são imperceptíveis aos nossos olhos – assim, ainda que somente o cantinho daquela fatia de pão pareça mofada, provavelmente o pão inteiro já esteja contaminado.

Continuando nosso texto, se você quiser evitar a utilização de produtos químicos que podem afetar sua saúde ou a saúde de sua família, apresentaremos abaixo algumas formas caseiras de remover o mofo naturalmente que se mostraram incrivelmente eficientes.

VINAGRE

Usar vinagre talvez seja a forma mais barata de se livrar do mofo. Você deve utilizar o vinagre de álcool (muitas pessoas costumam chamar de vinagre branco). Esguiche o vinagre de álcool diretamente sobre as superfícies mofadas e escove com uma escova de limpeza ou esfregue com um pano (dependendo da quantidade de mofo presente e/ou da delicadeza da superfície mofada).

ÓLEO DE PINHO

Misture 10 gotas de óleo de pinho com uma xícara de água. Coloque a mistura em uma garrafa com borrifador e borrife a mistura sobre a área mofada ou em um pano seco. Esfregue a superfície mofada e deixe descansar por algumas horas ou de um dia para o outro. Limpe a superfície novamente após esse período de tempo.

ÁGUA SANITÁRIA

Assim como o vinagre, a água sanitária é uma forma bem simples e barata de remover o mofo – mas não é tão natural, ela tem altas concentrações de cloro. De qualquer forma, é muito efetiva. Borrife, esfregue ou escove a superfície mofada com a água sanitária e deixe agir por uns poucos minutos. Limpe a superfície com água corrente ou com um pano úmido. Importante: evite o contato da água sanitária com suas mãos e, se possível, utilize uma máscara durante a aplicação. Depois procure arejar bem o ambiente, até com o auxílio de um ventilador.

FINALIZAÇÃO: BICARBONATO DE SÓDIO

Independente do método que você escolheu utilizar, nós sugerimos que você finalize o processo de limpeza do mofo com uma solução de ½ colher de sopa de bicarbonato de sócio e uma xícara de água, ele é um desinfetante natural. Borrife a mistura sobre a superfície limpa e deixe secar normalmente.

Consideramos o assunto mofo tão importante que já publicamos aqui no blog vários outros textos sobre ele, portanto se você quiser se aprofundar mais ainda nesse assunto, sugerimos também a leitura dessas outras duas postagens:
Como livrar-se do mofo de uma forma fácil e para sempre
Você sabe que o mofo causa doenças?

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
5 maneiras caseiras para se livrar dos ácaros
Porque o Desodora funciona?
Toalheiro térmico vale a pena?
As incríveis utilidades do vinagre branco
10 alimentos que podem ser usados como produtos de limpeza
Como cuidar dos seus sapatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *