Saborizando seu kefir de água

Este é mais um texto da nossa série sobre os benefícios e como produzir alimentos probióticos. Os probióticos mais popularas são o kefir e o kombucha, portanto são os que mais aparecem em nossa série. Nessa postagem vamos tratar sobre a saborização do kefir de água. Também neste texto você pode ter acesso à toda a série já publicada.

O kefir de água, como mencionamos anteriormente, é uma bebida probiótica obtida após a fermentação de água adoçada pelos cristais de kefir, que são pequenos cristais translúcidos formados por bactérias e leveduras em uma liga de celulose. É um dos probióticos de mais fácil manutenção e o melhor para quem quer dar seus primeiros passos no universo destes alimentos tão ricos em benefícios para a saúde humana.

Além de ser fácil de fazer o kefir de água, ele também pode ser facilmente saborizado com sucos ou pedaços de frutas, produzindo uma bebida final saborosa, levemente azeda e com um toque adocicado. Para acrescentar sabor ao kefir de água é possível replicar os mesmos passos da segunda fermentação do kombucha (que você pode aprender lendo o texto específico sobre isso publicado aqui no blog “Lar, Doce Lar” e listado abaixo) e que consistem na transferência da bebida fermentada (sem os cristais de kefir) para um novo período curto de fermentação durante o qual a bebida irá adquirir os sabores e aromas desejados.

Para preparar e envasar o seu kefir de água para essa segunda fermentação, você deve seguir os seguintes passos:

  • Analise cuidadosamente as condições das garrafas ou recipientes onde será armazenado para evitar que estejam rachadas, lascadas ou de qualquer outra forma danificadas;
  • Adicione no recipiente o ingrediente que dará sabor e aroma para o kefir;
  • Preencha o recipiente com a água fermentada pelo kefir (sem os grãos de kefir), deixando dois dedos de espaço de ar;
  • Feche o recipiente e deixe fermentar em temperatura ambiente, ao abrigo da luz, por no máximo 72 horas;
  • Em climas mais quentes, abra o recipiente e deixe o gás sair pelo menos uma vez por dia para evitar a concentração excessiva de pressão;
  • Após a fermentação, coloque o recipiente na geladeira. Tome sempre muito cuidado ao abrir os recipientes que contém kefir no momento de beber, pois a fermentação natural da bebida gerará uma grande pressão dentro do recipiente.

SUGESTÃO: Receita de Kefir de Gengibre e Limão Siciliano

Esta receita produz uma bebida muito refrescante e carregada das boas propriedade do kefir, aliadas à refrescância proporcionada pelo gengibre e pelo limão. Para preparar essa receita você vai precisar de:

  • 500 mililitros de água fermentada de kefir;
  • 30 gramas de gengibre;
  • 1 limão siciliano.

Modo de preparar: descasque o gengibre e corte em fatias finas. Coloque o gengibre cortado no recipiente e acrescente o suco do limão siciliano, sem sementes. Misture a água fermentada de kefir (sem os grãos de kefir) e feche o recipiente, levando para a fermentação e seguindo os passos descritos acima.

No próximo texto dessa série sobre probióticos vamos apresentar vários sabores deliciosos para preparar o seu kefir saborizado.

Para ter acesso à toda a série que publicamos sobre probióticos e dominar melhor esse assunto, recomendamos você começar pela leitura do primeiro texto: O que são probióticos.

Leia também as outras postagens dessa série: (cada texto sobre o assunto será listado abaixo na medida em que for publicado)
O que são probióticos
O que é kefir
Kefir, como fazer?
O que é kombucha
Kombucha, como fazer? – Parte I
Kombucha, como fazer? – Parte II
Kombucha SCOBY, onde obter? Como cultivar?
Kombucha, como cuidar do seu SCOBY
O que é jun?
Jun, como fazer?
Kombucha de café (Koffucha) – Parte I
Kombucha de café (Koffucha) – Parte II
Sugestões de sabores para kefir de água
Kefir de leite e intolerância à lactose

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Vasos autoirrigáveis
Saiba porque você deve incluir o repolho na sua alimentação
Afinal, a pipoca traz benefícios ou malefícios para a saúde?
Os cuidados para o verão
Você esquece de beber água? Como resolver
Aprenda 3 formas de perfumar a sua casa com produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *